sábado, 19 de julho de 2025

Dia dos Avós em destaque no Empório Fribal


Todas as lojas do Empório Fribal estão em clima de celebração do Dia dos Avós, com sugestões de presentes para emocionar e criar memórias com aqueles que são a base das famílias.

Quinzena especial com opções de presentes para emocionar vovôs e vovós

O Dia dos Avós, celebrado no Brasil no dia 26 de julho, é uma data cuja origem remonta à tradição católica, que celebra nessa data, o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus. Uma data portanto, que representa um tributo ao amor, à sabedoria e à herança familiar transmitida entre gerações.

Mais do que uma oportunidade para presentear, é um momento de reconhecer o papel fundamental daqueles que, muitas vezes, são o alicerce emocional das famílias: os avós. Com o avanço da longevidade e a valorização dos laços intergeracionais, marcas têm investido em ações especiais voltadas a esse público. Uma delas é o Empório Fribal, que lançou a Quinzena dos Avós, uma campanha com sugestões de presentes para surpreender e emocionar.

Em todas as lojas do Empório Fribal, em destaque uma seleção criteriosa de produtos nacionais e importados que vão além do presente — são convites para encontros, memórias e partilhas.

Entre as opções de presentes estão produtos, cestas ou kits personalizados, montados ao gosto de cada cliente; com itens como biscoitos artesanais, bolos especiais, chás importados, chocolates finos e vinhos selecionados. Para os avós com gosto requintado, há ainda produtos gourmet como azeites, massas artesanais, geleias exclusivas e temperos diferenciados. E para transformar o dia a dia em momentos de celebração, a dica são os itens de casa e decoração: louças elegantes, conjuntos de xícaras, cafeteiras e acessórios que trazem charme e aconchego ao lar.

A Quinzena dos Avós do Empório Fribal se posiciona como mais do que uma ação comercial: é um tributo àqueles que representam amor, amizade, conselho e carinho que atravessa gerações.



HU-UFMA destaca importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral ao paciente


Os cânceres que atingem a região da cabeça e pescoço afetam funções como a comunicação, a alimentação e até a aparência. Por isso, a campanha Julho Verde alerta a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento integral dessas doenças, que geralmente comprometem estruturas visíveis da face e exigem cirurgias com marcas físicas e emocionais. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforça o papel estratégico do cuidado multiprofissional para garantir a melhor assistência aos pacientes.

De acordo com a médica-cirurgiã de cabeça e pescoço Lívia de Souza, a mobilização nacional destaca os sinais de alerta e incentiva a busca imediata por atendimento médico. “É fundamental estar atento aos principais sintomas, como dor ou desconforto na garganta, alteração na voz ou rouquidão persistente, presença de nódulo ou massa no pescoço, feridas ou manchas brancas ou avermelhadas na boca ou na garganta que não cicatrizam em até duas semanas, sangramentos nasais frequentes, alterações na pele da face ou do pescoço e feridas cutâneas de difícil cicatrização. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, afirma.

Os tipos mais comuns de cânceres de cabeça e pescoço incluem os tumores na cavidade oral, laringe e tireoide. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a exposição à radiação ionizante. O diagnóstico é inicialmente clínico, apoiado por exames de imagem e biópsias, e o tratamento pode combinar cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapias-alvo e imunoterapia, conforme o caso. Em situações mais complexas, reconstruções com próteses personalizadas são necessárias para garantir a funcionalidade e a estética.

Para prevenção, são recomendadas medidas simples e eficazes. “Orientamos uma alimentação saudável, atividade física, boa higienização bucal e o uso de protetor solar. E parar de fumar é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, laringe e faringe, além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, ressalta a médica Lívia de Souza.

A especialista reforça ainda a importância da vacinação contra o HPV, especialmente para a faixa etária de 9 a 14 anos, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). “O HPV é um fator de risco, principalmente para o câncer de orofaringe, na região das amígdalas. A vacinação também é indicada para adultos de até 40 anos, que podem realizá-la no serviço privado”, assegura.

Saúde mental e reabilitação

O impacto do câncer de cabeça e pescoço ultrapassa a dimensão física. Alterações na fala, na imagem corporal e na identidade afetam diretamente a vida social e emocional dos pacientes. Por isso, o acompanhamento psicológico desde o diagnóstico até a reabilitação é indispensável para ajudar na adaptação, no enfrentamento do processo e na reconstrução da autoestima.

Tratamento multiprofissional

O cirurgião-dentista tem papel importante na identificação precoce de lesões suspeitas na boca e na prevenção de complicações durante tratamentos como radioterapia e quimioterapia. Além disso, atua na reabilitação com próteses bucomaxilofaciais, quando necessário.

O tratamento multidisciplinar envolve ainda fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e equipe de enfermagem, unidos para promover a recuperação funcional e emocional dos pacientes.

“O HU-UFMA é um hospital de média e alta complexidade e, geralmente, atendemos pessoas encaminhadas da atenção primária. Assim, um dos objetivos da campanha é ajudar os médicos da atenção básica a detectar precocemente esses sinais e sintomas. As chances de cura aumentam em 90% quando o problema é identificado na fase inicial. Após a cirurgia, o paciente recebe acompanhamento multiprofissional para tratamento e reabilitação adequados”, conclui Lívia de Souza.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Grupo Potiguar reforça compromisso com o desenvolvimento de pessoas ao sediar evento da ABRH-MA


Empresa recebeu líderes de Recursos Humanos no Conexão RH

No último dia 27 de junho, a sede do Grupo Potiguar, localizada no bairro da Cohama, em São Luís, foi palco de um encontro que simbolizou muito mais do que networking: representou a reafirmação do compromisso da empresa com o desenvolvimento de pessoas e a construção de parcerias estratégicas.

A Potiguar recebeu o evento “Conexão RH – Conectando Líderes de RH”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Maranhão (ABRH-MA). O encontro reuniu lideranças da área de Recursos Humanos de diversas organizações, promovendo momentos ricos de trocas de experiências, reflexões sobre práticas de gestão e discussão dos desafios e oportunidades do setor de RH no cenário atual.

“Foi um momento muito importante para nossa empresa, onde pudemos apresentar nossa história, nossos cases internos e práticas de gestão de pessoas, mostrando como vivemos nossos valores no dia a dia. Mais uma oportunidade de reforçar o quanto a Potiguar acredita e investe em gente”, destacou Conceição Guimarães, Gerente de Recursos Humanos do Grupo Potiguar.

Valores na prática: gestão humanizada e desenvolvimento regional
Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas pela Potiguar em sua jornada de valorização de talentos. Os cases apresentados reforçaram o compromisso da empresa com uma gestão humanizada, baseada em valores sólidos e no respeito às pessoas.

O Diretor Comercial Adriano Pestana também participou do encontro e compartilhou a visão estratégica da empresa: “Temos como missão contribuir para o desenvolvimento do Maranhão. E isso vai muito além de gerar empregos: significa formar, capacitar e valorizar pessoas, principalmente a mão de obra local. Estar ao lado da ABRH-MA em um evento como esse é reafirmar esse compromisso com o presente e o futuro do nosso estado.”

Aberta ao diálogo e às conexões

Sediar o Conexão RH demonstra que o Grupo Potiguar mantém uma postura de portas abertas para a construção coletiva de conhecimento, troca de boas práticas e formação de redes de colaboração entre empresas, profissionais e instituições.

Mais do que uma empresa referência no setor de home center, a Potiguar se consolida como um agente de transformação social, investindo de forma contínua em pessoas — o ativo mais valioso de qualquer organização.

No dia 20 de julho é celebrado o Dia do Leiturista, data dedicada ao trabalho essencial dos agentes responsáveis pelos medidores de energia elétrica em todo o estado


No dia 20 de julho é celebrado o Dia do Leiturista, data dedicada ao trabalho essencial dos agentes responsáveis pelos medidores de energia elétrica em todo o estado. A Equatorial Maranhão comemora a dedicação destes profissionais, que garantem a precisão da leitura do consumo de energia de milhares de maranhenses.

Atuando nas ruas, bairros, comunidades e zonas rurais, os leituristas são a ponte direta entre a Distribuidora e seus mais de 2,8 milhões de clientes. Enfrentando sol, chuva, terrenos desafiadores e longas distâncias, esses profissionais exercem um papel fundamental na operação do sistema elétrico com comprometimento e responsabilidade.
Para Pablo Jean, leiturista da Ceneged, empresa que presta serviços para a Equatorial Maranhão, ser leiturista é um elo que aproxima ainda mais a Distribuidora do consumidor. “A nossa função não é só garantir a leitura do consumo e entrega da conta. Muitas vezes, ajudamos a esclarecer dúvidas do dia a dia, principalmente de pessoas idosas que não conseguem entender os componentes da conta ou até mesmo não sabem ler. Por isso, ser comunicativo e proativo faz toda a diferença em nosso trabalho diariamente”, destacou Pablo.

Atuando na capital do estado e em cidades vizinhas, Pablo conta ainda sobre os desafios e cuidados necessários que fazem parte da sua rotina. “Fico sempre atento ao ambiente. Um bom dia ou boa tarde pode abrir portas e trazer mais segurança. O cuidado com a nossa integridade precisa andar junto com o compromisso profissional”, declarou.

Além das leituras dos medidores, esse profissional executa diversas atividades essenciais para os processos da Distribuidora, como a atualização de cadastros dos clientes, visando identificar potenciais beneficiários da Tarifa Social. Tirar dúvidas, reforçar os canais de atendimento e ainda identificar problemas nas instalações, observando oportunidades de melhorias para o serviço que a Distribuidora presta aos consumidores, também fazem parte da rotina, já que eles têm contato mais próximo com os clientes.

A Equatorial reconhece e valoriza o trabalho dos leituristas, profissionais essenciais para o bom funcionamento do setor elétrico. Com dedicação e compromisso, eles garantem que milhares de clientes tenham acesso à informações precisas sobre o consumo de energia, sempre com um atendimento humanizado e atencioso. Aos leituristas, a Distribuidora agradece pelo profissionalismo e por contribuírem diariamente para levar energia e qualidade de vida à população.

HOMENAGEM SURPRESA PARA UM GRANDE LÍDER


Os colaboradores e lideranças do Hospital dos Servidores Estaduais (HSE – HSLZ) promoveram uma homenagem surpresa para o Diretor Geral Plínio Túzzolo, que nesse mês de julho completou 70 anos muito bem vividos; grande parte deles com relevantes serviços prestados à saúde no Maranhão.

Com direito a depoimentos em vídeos, entrega de placa comemorativa e discursos, o aniversariante recebeu muito carinho e reconhecimento de toda a sua equipe e lideranças do Hospital dos Servidores Estaduais; assim como de parc eiros como Danielle Vieira (interMídia Comunicação) e Belarmino Gomes (Premier Publicidade) que também prestigiaram o amigo aniversariante.

A coluna deseja muitos anos de vida e parabeniza Plínio Túzzolo por seu aniversário.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Dudu Diniz anuncia que Brandão determinou policiamento ostensivo em São José de Ribamar


O governador Carlos Brandão determinou que vai intensificar o policiamento ostensivo no município de São José de Ribamar, com a atuação de grupos especializados da Polícia Militar. As tropas de reforço darão início ao patrulhamento às 16h desta sexta-feira (18), com mobilização no Porto do Vieira, em São José de Ribamar, como parte da Operação Saturação.
O ex-presidente da Câmara e ex-candidato a prefeito da cidade, Dudu Diniz, trouxe a notícia aos ribamarenses. Na oportunidade, ele aproveitou para agradecer ao governador Carlos Brandão pela atuação.

“Agradeço ao governador Carlos Brandão por olhar pelo nosso município de São José de Ribamar e quero informar que grupos especializados da PMMA devem reforçar o policiamento ostensivo em São José de Ribamar. As tropas de reforço darão início ao patrulhamento às 16h desta sexta-feira (18), com mobilização no Porto do Vieira, como parte da Operação Saturação”, disse Diniz.

**SOBRE A OPERAÇÃO**

A intensificação do policiamento ostensivo na área leste acompanha o monitoramento constante da SSP Maranhão sobre os índices de criminalidade. O objetivo é combater ações comandadas por grupos criminosos em bairros daquela região, que têm impactado no aumento de casos de crimes violentos letais intencionais.