sábado, 17 de janeiro de 2026

Dudu Diniz recebe Orleans, Iracema Vale e Audreia Noleto e reafirma apoio ao grupo liderado por Brandão


O ex-presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Dudu Diniz, recebeu, na manhã deste sábado, em sua residência, o secretário de assuntos municipalistas, Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e a articuladora política, Audreia Noleto.

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e agradecer as ações que o governador Carlos Brandão tem realizado na cidade balneária, por intermédio do secretário Orleans Brandão.

“Hoje é um dia muito especial para nosso grupo político, pois discutimos o fortalecimento do nome do nosso amigo Orleans Brandão em toda a cidade. Este momento também foi de agradecimento pelas obras que o governador Carlos Brandão trouxe para nossa cidade, além dos benefícios que ainda estão por vir”, comentou Dudu Diniz.

*Liderança em São José de Ribamar*

É importante ressaltar que, em 2020, Dudu foi eleito o vereador mais votado da cidade. Posteriormente, assumiu a presidência da Câmara, sendo reconhecido pela sua transparência e pela valorização dos funcionários. Em 2024, concorreu ao cargo de prefeito, obtendo mais de 35 mil votos.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Janeiro Branco: Clínica Espaço Zen realiza sessão de Chikung voltada à saúde mental*


Dra. Alanna Pivatto - CEO do Espaço Zen São Luís. A Clínica Espaço Zen, reconhecida por promover ações voltadas ao bem-estar integral do ser humano, realiza no próximo dia 21.01 às 16h a atividade Chikung Branco, em apoio à campanha Janeiro Branco, que chama atenção para a importância da saúde mental e emocional.

O evento é aberto ao público e acontecerá na Rua das Mantiqueiras, no bairro Calhau, próximo a Praça Central. Para participar, os interessados devem levar água, tapete de yoga, toalha e 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à doação.

O Chikung (Qigong) é uma prática chinesa milenar que integra movimentos suaves, respiração controlada e concentração mental, com o objetivo de cultivar e harmonizar a energia vital do corpo, conhecida como Chi. A técnica é um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa e está presente em tradições taoístas, budistas e marciais, promovendo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Entre os principais benefícios físicos, destacam-se o aumento da flexibilidade, melhora da mobilidade, fortalecimento muscular e prevenção de doenças. No aspecto mental e emocional, a prática auxilia na redução do estresse, no equilíbrio emocional, na melhora da concentração e no bem-estar geral. O Chikung também é amplamente utilizado em artes marciais, como o Kung Fu e o Tai Chi, além de práticas espirituais voltadas ao desenvolvimento interior.

A terapia funciona por meio do ajuste da postura, da respiração e do alinhamento corporal, facilitando o fluxo do Chi pelos meridianos energéticos. Exercícios específicos, como os Oito Exercícios Preciosos, e técnicas de visualização são utilizados para nutrir o corpo e equilibrar as energias. A prática é acessível, não exige equipamentos sofisticados nem grandes espaços e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação reforça o compromisso da Clínica Espaço Zen com a promoção da saúde integral e com iniciativas que incentivam o autocuidado, a consciência emocional e a solidariedade.

Entenda de quem é a responsabilidade da Iluminação Pública



Como funciona o serviço de iluminação em ruas, praças e avenidas

 

Quando uma via apresenta iluminação insuficiente ou pontos que não estão funcionando adequadamente, é comum surgir a dúvida sobre a quem cabe a responsabilidade pelo serviço.

 

No Maranhão, assim como em todo o país, essa definição está amparada por legislação específica e por normas do setor elétrico que nem sempre são de conhecimento da população.

 

A iluminação pública, responsável por contribuir com a visibilidade, a mobilidade urbana e a segurança em ruas, praças e avenidas, é uma atribuição dos municípios desde a Constituição Federal de 1988. Portanto, não cabe às distribuidoras de energia elétrica a responsabilidade por esse serviço.

Esse entendimento foi reforçado em 2010, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Resolução Normativa nº 414, estabeleceu a transferência dos ativos de iluminação pública às prefeituras, incluindo luminárias, braços de luz e demais equipamentos instalados nos postes.

 

Na prática, isso significa que, no Maranhão, embora a Equatorial Maranhão seja a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica para residências, comércios e indústrias em todo o Estado, a iluminação pública é de competência das prefeituras municipais.

 

Segundo a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Vanessa Soares, o papel da distribuidora nesse tema é bem definido. “As distribuidoras de energia atuam como agentes arrecadadores da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Os valores pagos pelos consumidores na conta de energia são repassados integralmente às prefeituras, que aplicam esses recursos na manutenção e na ampliação da iluminação dos espaços públicos”, afirma.

 

Solicitação de manutenção da iluminação pública

 

Quando uma lâmpada de poste não está funcionando adequadamente, quando há necessidade de ajustes em determinado trecho da via ou quando existe demanda por ampliação da iluminação em um bairro, o atendimento deve ser buscado junto à prefeitura do município.

 

Cabe ao poder público municipal realizar a troca de lâmpadas, o reparo de equipamentos, a manutenção dos pontos de iluminação pública e a implantação de novos sistemas, conforme o planejamento local.

 

Muitos municípios disponibilizam canais próprios para esse tipo de solicitação. Em geral, os pedidos não passam pela distribuidora de energia, uma vez que os equipamentos de iluminação pública não integram mais o patrimônio das concessionárias.

 

Em São Luís, o atendimento para solicitação de serviços de manutenção da iluminação pública é feito pelo número 0800 284 8082, com ligação gratuita.

Operadora Maxx patrocina camarote no Carnaval da Av. Litorânea com ações de ativação de marca e brindes


Depois do sucesso da ação de ativação de marca realizada no Réveillon, a empresa volta à Avenida Litorânea, no Circuito Vem pro Mar; nessa temporada de pré-carnaval e carnaval, dentro do Camarote Premium Orla — espaço do qual é uma das patrocinadoras.

Instalado dentro desse super camarote, o estande da Maxx convida os foliões a participar de um desafio simples e lúdico: testar a pontaria em três arremessos de basquete. Quem consegue acertar duas das três tentativas é premiado com um copo térmico personalizado da operadora.

A dinâmica fez sucesso junto ao público no Revéillon, e tem tudo para repetir o sucesso de engajamento, na temprada de folia que começa nesse domingo (18.01).

Mais do que distribuir brindes, a ação carrega uma mensagem alinhada a pautas contemporâneas. Ao oferecer copos térmicos reutilizáveis, a Maxx reforça um discurso de apoio à sustentabilidade, incentivando a redução do uso de copos plásticos e descartáveis durante os eventos de grande concentração popular.

Em um período marcado pelo aumento expressivo da geração de resíduos como o carbaval, a iniciativa dialoga com a preocupação ambiental que começa a ganhar espaço também no universo do entretenimento e do marketing de experiência.

A presença da operadora no Camarote Orla integra ainda uma estratégia mais ampla de visibilidade de marca, que busca associar a Maxx a momentos de lazer, convivência e celebração coletiva, nos quais tem tudo a ver a missão da empresa, que é garantir tecnologia de ponta para que as pessoas se mantenham conectadas.
Para quem vai trabalhar ou se divertir na folia, e quiser compartilhar seus melhores momentos com qualidade e velocidade máximas, a dica é apostar no novo pacote premium de internet 100% Fibra “1000 Mega Maxx”.

Temporada pré-carnavalesca da Bicicleta do Samba celebra os Patrimônios Maranhenses da Humanidade


De São Luís aos Lençóis

Festa ganha as ruas da cidade evidenciando em suas camisas dois títulos mundiais, o Centro Histórico de São Luís, considerado Patrimônio Mundial, e os Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade

A cidade já vivencia o clima de folia na capital: desde os primeiros dias do ano, a festa já ganhou as ruas do Centro e de bairros, dando uma mostra do que será os próximos dias, a menos de um mês para o carnaval oficial. E no embalo das festas e produções carnavalescas da Ilha do Amor, a Bicicleta do Samba já prepara sua primeira prévia para amanhã, sábado (17), no Calçadão da Rua de Nazaré, a partir as 17hs, também conhecida como Rua Joaquim Távora, em frente ao ABC Bar Club, entre as praças João Lisboa e Pedro II.

E para quem gosta de um carnaval alegre, cheio de magia e lembranças, é só vestir sua fantasia, ou a camiseta da agremiação carnavalesca preparada exclusivamente para reverenciar as duas das maiores riquezas representativas em nível universal existentes no Estado, o Centro Histórico da capital maranhense, São Luís que, com sua herança cultural e arquitetônica, foi reconhecido pela Unesco em 1997 Patrimônio Mundial, e os Lençóis Maranhenses, destino imperdível para os amantes da natureza, reconhecido oficialmente em 2024 Patrimônio Natural da Humanidade também pela Unesco.

No embalo desse carnaval, dois tesouros do Brasil que nos honram e nos proporcionam viver essa oportunidade de celebrar essas duas conquistas, em um universo de festa que é o pré-carnaval de São Luís, possuidor de uma tradição rítmica invejável que precisa ser revigorada visto existir nessa capital uma potência cultural e folclórica adormecida.

Como diz o idealizador, compositor e instrumentista da brincadeira, Gutemberg Marques Bogéa, “O Maranhão precisa se reinventar, recuperar suas maiores riquezas, e para que isto aconteça, é preciso se trabalhar as produções locais, para que possamos atingir um patamar de excelência naquilo que sabemos fazer, que é se divertir com autenticidade e valorização das nossas raízes mais profundas”.
Continuando: “Hoje, a capital pode buscar uma diferente história de resgate de suas tradições, e assim um volume de visitantes turistas na capital, tudo isso com a credibilidade de ter um dos melhores pré-carnavais do Brasil, devido o espírito que lhe é natural de começar sua folia no primeiro dia do ano, e com inúmeras brincadeiras nas ruas, principalmente no Centro Histórico, e no bairro da Madre Deus, que naturalmente já se transformou num espaço de folia na capital, assim como nos bares e eventos que se avolumam na nossa Ilha Encantada”, comenta Gutemberg.

Bicicleta reunindo foliões

A agremiação carnavalesca que caiu nas graças da folia na cidade reúne sua galera e reafirma mais um compromisso de animação do pré-carnaval de São Luís, no mais autêntico e inspirado carnaval de rua, presenteando os foliões com um samba de qualidade em meio aos seculares, casarões, sobrados, becos, ladeiras da Ilha Encantada, Cidade dos Azulejos, berço da Cultura Popular.

Em sua primeira aparição, lutando para conquistar cada vez mais adeptos entre turistas e foliões que na capital comungam do prazer dessa folia, a Bicicleta do Samba, abre sua festa mais uma vez, reverenciando suas manifestações populares e seus tesouros turísticos e tentando recuperar um pouco daquele carnaval da Ilha que outrora foi considerado um dos quatro melhores carnavais do país, nas décadas de 60, 70 e 80, ao lado do Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Nivaldo Santos e Banda abrem a 1ª Prévia da Bicicletinha
E para incrementar ainda mais a primeira prévia da festa, Nivaldo Santos e Banda abre a folia de um dos blocos mais tradicionais do Centro de São Luís. Nivaldo Santos é intérprete, sambista, idealizador e fundador de vários projetos de samba na Ilha, sendo um mensageiro e divulgador do samba de raiz nas mais diversas rodas de sambistas maranhenses.

Ao longo de sua carreira, já se apresentou dividindo o mesmo palco em parceria com grandes nomes do samba, como: Antônio Vieira, Cesar Teixeira, Jorge Aragão, Grupo Fundo de Quintal, Patativa Silva, Rose Maranhão, Fernanda Garcia, Toninho Gerais, Adilson Bispo, Josias Filho, Serrinha do Maranhão, Vanderley Monteiro, Naninha da Vila, dentre outros.

O artista foi vencedor do Festival de Música Carnavalesca 2014, na categoria, melhor música e melhor intérprete. Nivaldo também foi homenageado com o prêmio Melhores do Samba, 2014 / 2015 / 2016, e vencedor do 1º concurso Um Samba pra Iaiá 2016, com interpretação e composição autoral, no Terreiro de Iaiá, evento realizado no Samba de Iaiá, movimento de samba tradicional que acontece

pontualmente todos os sábados. Em 2016, foi homenageado pelo conjunto da sua obra com o prêmio Cavaco de Ouro.


 

Carnaval com energia segura: Equatorial Maranhão orienta ambulantes a solicitarem ligação provisória com antecedência


Solicitação deve ser feita nas agências de atendimento, pelo menos 5 dias úteis antes da data da ligação

Com a proximidade do Carnaval, ruas e avenidas se transformam em pontos de encontro, música e, para muita gente, geração de renda. Para que a folia aconteça de forma segura, a Equatorial Maranhão reforça um alerta importante aos vendedores ambulantes e comerciantes temporários: o uso seguro da energia elétrica, que começa com a solicitação da ligação provisória.

O serviço é destinado a barracas, carrinhos e demais estruturas montadas temporariamente durante o período festivo. Além de garantir fornecimento adequado de energia, a ligação provisória evita riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, que podem ocorrer em instalações improvisadas e irregulares.

Pedido deve ser feito com antecedência mínima de cinco dias úteis

A solicitação deve ser feita presencialmente em uma das agências de atendimento da Equatorial Maranhão, com antecedência mínima de cinco dias úteis. No momento do pedido, é necessário informar as quantidades e equipamentos que serão utilizados, como freezers, geladeiras, lâmpadas, liquidificadores ou caixas de som, para que a carga elétrica seja dimensionada corretamente, além da apresentação dos documentos pessoais, do endereço completo do ponto de venda e autorização da prefeitura local com permissão de uso do espaço público. Em São Luís, por exemplo, é necessário apresentar autorização da Blitz Urbana.

Ligações clandestinas colocam vidas em perigo

De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, qualquer intervenção direta na rede elétrica sem a devida autorização da Companhia representa um risco grave. “A ligação clandestina, além de configurar crime previsto na legislação brasileira, coloca em risco não apenas quem a realiza, mas também todas as pessoas que circulam pelo entorno. A ligação provisória é a forma correta, legal e segura de levar energia a esses pontos de vendas”, informou Gabriel.

Outro cuidado essencial é com a instalação da parte interna das barracas e carrinhos. Fios desencapados, emendas improvisadas e tomadas sobrecarregadas aumentam o risco de acidentes. A orientação é utilizar materiais adequados e evitar qualquer tipo de gambiarra.

Como agir em situações de acidentes com a rede elétrica

Em situações de emergência envolvendo a rede elétrica, a recomendação é manter distância de fios e cabos, alertar as pessoas ao redor e acionar imediatamente a Equatorial Maranhão pela Central 116, para que todas as medidas de segurança sejam adotadas. Havendo vítimas, o Samu (192) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados imediatamente.

Durante o período carnavalesco, a Equatorial Maranhão atuará com um plano operacional especial para atender ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia, especialmente nas áreas de maior concentração de eventos. Os clientes também podem acionar a distribuidora 24 horas por dia pelos canais digitais, como WhatsApp (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara, aplicativo Equatorial Energia e site: www.equatorialenergia.com.br.

Movimento “Vc + Seguro” reforça compromisso com a população
Essas orientações fazem parte do movimento “Vc + Seguro”, iniciativa da Equatorial Maranhão que promove a conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica e reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar da população.