sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Operadora Maxx abre vaga para Coordenador(a) de Marketing


A oportunidade é voltada a profissionais com experiência em marketing digital, perfil estratégico e foco em resultados

A operadora Maxx está com processo seletivo aberto para o cargo de Coordenador(a) de Marketing, reforçando sua estratégia de fortalecimento de marca, ampliação de visibilidade e relacionamento com o público. A vaga é destinada a profissionais com experiência na área e capacidade de coordenar ações integradas de marketing on-line e off-line.

O(a) profissional selecionado(a) atuará em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Entre os principais objetivos da função está a coordenação e execução de estratégias de marketing voltadas à promoção dos produtos e serviços da empresa, com foco no aumento do engajamento e no fortalecimento da presença da marca nos diferentes canais.

Principais responsabilidades

O(a) Coordenador(a) de Marketing será responsável por: Acompanhar e executar campanhas de marketing digital, incluindo redes sociais, e-mail marketing, Google Ads e Meta Ads; Analisar métricas e indicadores de desempenho das campanhas, propondo melhorias contínuas; Colaborar na criação de conteúdos para os diversos canais de comunicação da empresa; Gerenciar o calendário de publicações e eventos de marketing; Fortalecer o relacionamento com parceiros e fornecedores e Coordenar a criação e confecção de materiais promocionais, como panfletos, brindes, banners e outdoors.

Requisitos

Para concorrer à vaga, é necessário ter experiência comprovada em marketing digital e gestão de campanhas; habilidades de comunicação, organização e planejamento; conhecimento em análise de métricas e ferramentas de marketing; perfil criativo, proativo e com visão estratégica.

A Operadora Maxx busca profissionais que queiram crescer junto com a empresa, contribuindo de forma ativa para o posicionamento da marca e para o desenvolvimento de ações inovadoras de comunicação e marketing.

Currículos podem ser enviados no e-mail fernando.lima@sejamaxx.com.br e no WhatsApp:19 99187-7708.

Projeto de Judô “Farol dos Campeões” projeta novas conquistas e transformação social em 2026


Criado e mantido pelo Porto São Luís o projeto está promovendo transformação social pelo esporte

O ano de 2026 chegou com a expectativa de novas conquistas, dentro e fora do tatame, para dezenas de judocas que integram o projeto social “Farol dos Campeões”, que estão animados e literalmente “embalados” pelos bons resultados que vêm sendo alcançados.

Ativo desde 2024, o Farol dos Campeões oferece aulas gratuitas de judô para 60 crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos, moradores das comunidades do Cajueiro (Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal), Mãe Chica, Vila Maranhão, São Benedito e Vila Tiradentes.
Os treinos acontecem semanalmente, sempre no contraturno escolar, reforçando a proposta de integrar esporte, educação e cidadania

À frente dos treinamentos está o Sensei Witaçuci Bezerra, que resume o impacto positivo do projeto para além da prática esportiva.
“O judô ensina disciplina, respeito e autocontrole. É uma ferramenta poderosa para tirar crianças da ociosidade e ajudá-las a se tornarem bons cidadãos e não apenas atletas medalhados”, afirma.

Saldo de grandes conquistas em 2025

O ano de 2025 ficou marcado como um divisor de águas para todos os que integram o projeto mantido pelo Porto São Luís.

Muito além das diversas medalhas conquistadas nos tatames, o projeto consolidou-se como um exemplo concreto de como o esporte, aliado à iniciativa privada, pode transformar realidades, abrir horizontes e construir futuros mais dignos em comunidades historicamente em situação de vulnerabilidade social da capital maranhense.

Uma história que simboliza a transformação real pelo judô

Entre tantas histórias inspiradoras, a da judoca Rkayara Rocha Ferreira, de apenas 14 anos, tornou-se símbolo do alcance do projeto. Moradora da Prainha, no Cajueiro, a menina ingressou no judô graças à iniciativa do Porto São Luís há menos de dois anos e, em pouco tempo, passou de iniciante a atleta de destaque no cenário estadual e nacional, estreando inclusive sua primeira viagem de avião quando foi competir em outra cidade.

Em 2024, RKayara foi vice-campeã dos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL’s), conquistou o bronze nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) e encerrou o ano como a terceira melhor judoca do Maranhão na categoria Sub-15 Infantil. O desempenho lhe garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Judô – Região I, disputado em Manaus (AM), após vencer a seletiva estadual. E, ainda em 2025, ela conquistou o primeiro lugar estadual em sua categoria no JEMS. Agora, está focada em melhorar sua participação nas próximas competições de 2026, incluindo o sonho de buscar a medalha inédita no JEBs e no Brasileiro de Judô.

“O que mais impressiona é a evolução desses atletas em tão pouco tempo, não só no esporte, mas também no comportamento, na escola e na convivência familiar que os pais nos reportam”, destaca o Sensei Witaçuci Bezerra. “Ver uma atleta do projeto que nunca havia saído de São Luís viajar e representar o Maranhão fora do estado como aconteceu com a Rkayara, só reforça que estamos no caminho certo e do futuro de oportunidades que o judô pode criar” completa ele.

Essa evolução pessoal e como atleta não é uma realidade apenas da Rkayara, mas de todo o coletivo de atletas que integram o Projeto Farol dos Campeões. A cozinheira Ely Cristina, que é mãe da judoca Kelly Vitória de 11 anos, também está feliz com os resultados. “Minha filha Kelly já evoluiu em muitos aspectos desde que começou a treinar. Melhorou em casa, está mais organizada com suas coisas, mais dedicada também aos estudos e aos treinos. E toda a família fica feliz em ver como ela está evoluindo. O esporte realmente transforma vidas, sempre acreditei nisso, mas antes não tinha condições financeiras de bancar uma escolinha. Sou muito grata ao Porto e ao Farol dos Campeões por tudo o que eles estão fazendo pelos jovens da nossa comunidade incluindo as minhas filhas” relatou a orgulhosa mãe.

Resultados coletivos que confirmam o sucesso do projeto

Se Rkayara foi o rosto mais visível das conquistas, 2025 também foi um ano de resultados expressivos coletivos para o Farol dos Campeões. Em novembro, atletas do projeto participaram da VII Copa Shiai de Judô, tradicional competição que reuniu diversas escolinhas de judô da cidade.

Dos 35 judocas inscritos pelo projeto, o desempenho foi expressivo: Foram conquistadas 14 medalhas de ouro, 12 de prata, três de bronze e seis participações no festival.

No Campeonato Maranhense de Judô, organizado pela Federação Maranhense de Judô e válido para o ranking estadual, os números reforçaram a evolução técnica dos atletas. Dos 14 judocas federados do projeto, 10 se classificaram, com um saldo de seis primeiros lugares, um segundo, dois terceiros e um quarto lugar. Rkayara, mais uma vez, confirmou o favoritismo ao conquistar o ouro e manter o título estadual na categoria Sub-15 Meio-Leve (até 44 kg).

Além dela, também subiram ao pódio atletas como Ruth Wictória Mendes Lima, Iudy Nunes Póvoas, Wesley Nayron Graça Santos, Milena Marques Nunes, Ian Samuel Nunes Póvoas, Arthur Rocha Ferreira, Larissa Valentim Ferreira, Rebeca Victória Espíndola de Almeida e Lara Gabrielly Valentim Ferreira, consolidando um grupo que sonha alto e que já colhe resultados.

Esporte como eixo de inclusão social

Para a gestão do Porto São Luís, o êxito do Farol dos Campeões está diretamente ligado à visão de que o esporte é um poderoso instrumento de desenvolvimento humano.

“O eixo esporte integra o nosso Programa Social com o objetivo de promover qualidade de vida, saúde, disciplina e incentivo à educação”, explica Lívia Cândice, coordenadora socioambiental do Porto São Luís. “As famílias estão integradas ao nosso Programa Social, participam ativamente e, desse modo, seguimos confiantes de que 2026 trará ainda mais avanços, conquistas e histórias de superação com o Farol dos Campeões”.

2026: novas metas, grandes sonhos e mesmos valores

Com o projeto mantido pelo Porto São Luís para 2026, as expectativas dos atletas e Sensei são altas. Mais competições, mais medalhas e, sobretudo, mais crianças impactadas positivamente pela força transformadora do esporte.

“O saldo do projeto não poderia ser mais positivo. E já estamos colhendo frutos concretos. Enquanto em 2024 participamos dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) com quatro atletas e dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) com apenas um; em 2025 levamos 11 judocas para o JELs, participamos bem do JEMs e classificamos judocas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e para o Campeonato Brasileiro; e conseguimos ranquear três judocas no Estadual, sendo que a Rkayara ficou em primeiro lugar na sua categoria. Tudo isso prova que o Farol de Campeões está no caminho certo, e isso é um mérito coletivo – dos judocas, mas também dos pais e familiares, e da equipe do Porto São Luís que segue apoiando incansavelmente o projeto. Temos grandes expectativas de conquistas para esse ano de 2026, com muitas vitórias dentro e fora do tatame” declarou orgulhoso o Sensei Witaçuci Bezerra.

O Farol dos Campeões segue iluminando caminhos onde antes havia poucas oportunidades, mostrando que, quando comunidade e iniciativa privada caminham juntas, o esporte se transforma em um verdadeiro agente de inclusão, prevenção às desigualdades e construção de uma sociedade mais inclusiva.

No tatame e fora dele, o futuro já começou a ser desenhado — com disciplina, respeito, sonhos e muitas histórias de transformação social concretas.

Nova unidadade do Lacmar Laboratório na Av. Magalhães de Almeida em São Luís


Expansão do Lacmar prevê a abertura de mais cinco outras novas unidades em 2026

O Lacmar Laboratório acaba de inaugurar mais uma nova unidade na Av. Magalhães de Almeida, no Centro de São Luís e visa oferecer ainda mais comodidade a quem precisa de segurança, agilidade e precisão em exames laboratoriais, entregues no mesmo dia, sem sair do Centro.

A nova estrutura foi projetada para oferecer um atendimento personalizado, com ambiente adaptado para o público que vive ou trabalha no Centro da cidade, e que agora já pode desfrutar da precisão e qualidade que são marcas registradas do Lacmar. A nova unidade conta com salas de coleta adulto e pediátrica, cantinho do café e espaço kids além de estacionamento na porta.

O Lacmar, que é referência em exames genéticos, oferece mais segurança em seus serviços com a certificação ONA e PALC, se consolidou como um dos principais nomes da medicina laboratorial no Maranhão.

Com a nova unidade da Av. Magalhães de Almeida (Centro) em funcionamento e novas inaugurações previstas para 2026, o laboratório segue crescendo e reafirma seu compromisso com a descentralização dos serviços de saúde e com o acesso qualificado à medicina diagnóstica em regiões estratégicas da capital.

“Nesse primeiro trimestre de 2026 iremos inaugurar cinco novas unidades nas regiões da Cohab, Cidade Operária, no Shopping São Luis, na Bem Família unidade Araçagy, na Divinéia e na Península. Seguimos com foco em eficiência operacional, inovação tecnológica e entrega de laudos assertivos, garantindo confiança aos médicos e melhor experiência ao paciente. O LACMAR avança com ética, responsabilidade e visão de longo prazo, contribuindo de forma concreta para o acesso ao diagnóstico de qualidade no Maranhão” declarou a Gerente Administrativa do Lacmar Susana Viana.

Experiência Plenitare promove saúde integrativa, autocuidado e bem-estar para mulheres


Mayara Castro - Naturopata e CEO do Instituto Plenitare. Neste sábado, dia 24 de janeiro, a naturopata integrativa Mayara Castro, CEO do Instituto Plenitare, realizará um evento especial voltado exclusivamente para mulheres: a Experiência Plenitare.

Mas afinal, o que é a Plenitare?
O Instituto Plenitare é um espaço de Saúde Integrativa, que atua com uma visão holística, tratando o corpo como um todo físico, emocional e energético respeitando a individualidade de cada pessoa.

Durante o evento, as participantes viverão uma experiência diferenciada de autocuidado e autoconhecimento, com destaque para o exame bioenergético, que avalia mais de 60 marcadores do organismo, auxiliando na identificação de desequilíbrios e na indicação de uma suplementação personalizada e assertiva.

Além disso, as mulheres serão presenteadas com uma programação especial,voltadas ao bem-estar, autoestima e saúde feminina


A Experiência Plenitare foi cuidadosamente elaborada com muito carinho para proporcionar acolhimento, informação, cuidado e transformação, oferecendo às mulheres um momento único de conexão com a própria saúde.

Um evento totalmente diferenciado, que une ciência, saúde integrativa e autocuidado, reafirmando o compromisso do Instituto Plenitare em promover equilíbrio, qualidade de vida e bem-estar para as mulheres.

Projeto E+ Geladeira Nova beneficia moradores de São Luís Gonzaga, Turiaçu e Açailândia Distribuidora promove ainda mutirões de atendimento em Paço do Lumiar e Pinheiro


O projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão, chega aos municípios de São Luís Gonzaga, Turiaçu e Açailândia, oferecendo aos moradores a oportunidade de substituir geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes e econômicos, de forma totalmente gratuita. A ação já beneficiou milhares de famílias maranhenses e, agora, os moradores de cada cidade poderão se cadastrar nos dias 27 e 28 de janeiro para concorrer a uma das geladeiras disponibilizadas.

Voltado para famílias de baixa renda, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e reforça o compromisso da Distribuidora com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A iniciativa sorteia refrigeradores com Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, que podem ser até 40% mais econômicas, quando comparadas a equipamentos antigos e menos eficientes.

Para participar do projeto, os moradores dos municípios devem atender aos seguintes requisitos: Ser cliente residencial de baixa renda e residir no município da ação; estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal que garante descontos na conta de energia; estar em dia com as faturas de energia; possuir geladeira antiga em funcionamento; apresentar CPF, RG ou CNH e a conta de energia mais recente.

É importante destacar que o serviço é totalmente gratuito, sem cobrança de taxas, e que a logística da troca será explicada no momento do cadastro.

Cadastros

Em São Luís Gonzaga, os cadastros serão realizados nos dias 27 e 28 de janeiro, das 8h às 17h, na Quadra de Esportes Municipal, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, no Centro.

No munícipio de Turiaçu, os moradores poderão comparecer, nos dias 27 e 28 de janeiro, ao Ginásio da Escola Municipal Castanhal, localizada na Avenida Juscelino Kubistschek, no horário das 8h às 17h, para realizar o cadastro.

Já em Açailândia, os cadastros serão feitos em três dias: 27, 28 e 29 de janeiro. Nos dias 27 e 28 de janeiro, o atendimento será das 8h às 17h, e no dia 29 de janeiro, das 8h às 12h, na Quadra Poliesportiva EMTI Jurgleide Alves Sampaio, localizada na Rua João de Deus, no bairro Getat.

Mais Serviços

Além da troca de geladeiras, a programação em cada município inclui também a troca de até lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, por lâmpadas novas de LED, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e negociação de débitos com condições facilitadas.

No bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, os moradores poderão acessar gratuitamente os serviços de cadastro na Tarifa Social e troca de lâmpadas no dia 23 de janeiro, das 8h às 12h, na Avenida 13, quadra 135, casa 2.

Já em Pinheiro, a Distribuidora promove o Mutirão Pelo Cliente Todo Dia também no dia 23 de janeiro, no IFMA – Campus Pinheiro, com serviço de troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED e palestras educativas.

E+ Profissional

Com foco na qualificação profissional gratuita para jovens e adultos de baixa renda, a Equatorial Maranhão oferece, em Turiaçu, o Curso de Empreendedorismo + Lanche Rápido – Salgados, por meio do Projeto E+ Profissional. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 e 28 de janeiro, das 8h às 12h, na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Francisco Reis, no Centro. O curso acontecerá no dia 29 de janeiro, às 14h.

Em Açailândia, a Distribuidora oferece o Curso de Automaquiagem. As inscrições podem ser feitas também entre os dias 20 a 28 de janeiro, das 8h às 12h, na Associação de Mulheres Educadoras -AME, localizada na Rua Projetada 01, quadra 02, lote 205, Conjunto Cohab. O curso acontecerá no dia 29 de janeiro, de 8h às 12h.

Serviço

Cadastro E+ Geladeira Nova – São Luís Gonzaga

Data: 27 e 28 de janeiro (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Quadra de Esportes Municipal, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, no Centro.

Cadastro E+ Geladeira Nova – Açailândia

Data: 27 e 28 de janeiro (terça e quarta-feira), das 8h às 17h | 29 de janeiro (quinta-feira), das 8h às 12h

Local: Quadra Poliesportiva EMTI Jurgleide Alves Sampaio, Rua João de Deus, Bairro Getat.

Cadastro E+ Geladeira Nova – Turiaçu

Data: 27 e 28 de janeiro (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Ginásio da Escola Municipal Castanhal, Avenida Juscelino Kubistschek, Em frente ao Estádio Municipal Arena Castanhal.

Curso de Empreendedorismo + Lanche Rápido - Salgados – Turiaçu (Inscrições)

Data: 22 a 28 de janeiro

Horário: 8h às 12h

Local: Secretaria de Assistência Social, Rua Francisco Reis, Centro.

Dia do curso: 29 de janeiro, às 14h.

Curso de Automaquiagem – Açailândia (Inscrições)

Data: 22 a 28 de janeiro

Horário: 8h às 12h

Local: Associação de Mulheres Educadoras -AME, Rua Projetada 01, quadra 02, lote 205, Conjunto Cohab.

Dia do curso: 29 de janeiro, de 8h às 12h.

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia – Paço do Lumiar

Data: 23 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Avenida 13, quadra 135, casa 2.

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia – Pinheiro

Data: 23 de janeiro (sexta-feira)

Local: IFMA Campus Pinheiro.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Governo do Estado garante inclusão digital a alunos da rede estadual em Timon


Mais de 3 mil alunos da rede estadual de ensino em Timon agora têm conectividade e acesso a plataformas de conhecimento. Em mais uma edição do Festival Conecta, realizado terça-feira (20), eles receberam tablets com internet entregues pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pela secretária estadual de Educação, Jandira Dias, e pelo prefeito Rafael Brito.

“Garantir a inclusão digital dos nossos alunos é um dos eixos do Educação de Verdade, o maior programa educacional da história do Maranhão. É fruto da parceria do Governo do Estado com o Governo Lula e com as prefeituras municipais, porque nós acreditamos no potencial dos nossos jovens e queremos que tenham todas as condições para serem profissionais de sucesso”, declarou Orleans Brandão.

O secretário destacou que o programa educacional incluiu também maior repasse de recursos aos municípios para a oferta de transporte escolar, e a melhor qualidade da alimentação oferecida aos estudantes na rede estadual de ensino. “É um investimento mensal de R$ 100 milhões, além das reformas e ampliação das escolas e da garantia de conectividade”, acrescentou Orleans Brandão.

O prefeito Rafael Brito ressaltou a importância dos tablets para a formação dos alunos: “O Governo do Estado está possibilitando conhecimento digital na palma da mão, e investir em educação é prevenir a violência e garantir aos nossos jovens um futuro melhor”.

Para a Unidade Regional de Educação (URE) de Timon - que reúne 22 escolas estaduais, de Timon, Matões, Parnarama e São Francisco do Maranhão - foram destinados 9.400 tablets. No Festival Conecta, 3 mil alunos de nove escolas de Timon receberam os equipamentos. O objetivo é promover a

inclusão digital e modernizar o ensino, ampliando o acesso dos estudantes a tecnologias, garantindo dispositivos móveis com conectividade para fortalecer práticas pedagógicas

inovadoras, reduzir desigualdades educacionais e elevar a qualidade do ensino na rede pública.

O projeto “Tô Conectado” prevê a distribuição de tablets com acesso à internet móvel para 242.404 estudantes do Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Indígena e Educação

Especial. Cada beneficiado recebe um tablet com chip de internet (20GB mensais) para uso educacional, assegurando acesso a conteúdos digitais, plataformas educacionais e recursos

pedagógicos.