segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Grupo Equatorial promoveu II Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional


Evento focou no combate a crimes e destacou uso de tecnologias para reforçar a segurança do setor elétrico e da sociedade

O auditório da sede da Equatorial Maranhão, em São Luís, foi palco, nesta quinta-feira (9), de um amplo debate e troca de experiências durante o II Simpósio de Segurança e Inteligência Institucional. O evento, promovido pelo Grupo Equatorial, reuniu representantes das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Exército; especialistas em segurança empresarial e inteligência corporativa; representantes do Poder Judiciário e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); além de empresas privadas e fornecedores de soluções tecnológicas em segurança física e eletrônica.

Em sua 2ª edição, o evento teve como foco os desafios da segurança no combate a crimes contra infraestruturas críticas, tais como furto e roubo de cabos, além do vandalismo; as quais garantem serviços essenciais à população. E visou aprimorar a integração entre os agentes públicos e privados na prevenção e combate a esses crimes que ameaçam o setor elétrico brasileiro.

O II Simpósio foi aberto pelo Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, e pelo Diretor de Serviços Compartilhados do Grupo Equatorial, Humberto Nogueira, que reforçaram a importância da ação conjunta entre diversos setores, visando coibir as práticas criminosas que ameaçam o setor elétrico.
“Além do debate conjunto e troca de melhores práticas, já iniciamos a criação de um comitê formado pelas empresas do setor elétrico para um combate mais efetivo. Já estamos aplicando o uso de IA, tecnologias e inovação para garantir a proteção ao setor elétrico e à sociedade que dele depende para vários fins”, declarou Humberto Nogueira.

No evento foram apresentadas estratégias de inovação, tecnologia e inteligência artificial para monitoramento, prevenção e repressão dessas ações que colocam em risco o setor elétrico e a segurança das pessoas em geral.

Tecnologia e integração no combate ao crime

Foram realizadas palestras, debates e painéis temáticos. O primeiro painel “Desafios da Segurança Empresarial no Setor Elétrico” reuniu os debatedores Sergio Carvalho (Equatorial Maranhão), Franklin Barbosa (Eletrobrás), Fabiano Faria (State Grid) e Tomaz Gomes (ISA Energia). Eles falaram sobre as estratégias de prevenção a furtos e vandalismo em instalações elétricas. E abordam questões como medidas de contenção física e protocolos de cooperação entre concessionárias e órgãos de segurança pública.

Fabiano Faria lembrou que “proteger o fornecimento de energia elétrica é sinônimo de proteger a vida, pois a sociedade não vive sem energia. Todos os nossos esforços são necessários para proteger o suporte à vida das pessoas.

O Delegado Marcos Amorim, representando a Secretaria de Segurança Pública do Estado, palestrou sobre “Legislação e Operações”; seguido por Rafael Sanches, da área de Segurança do Trabalho da Equatorial, que apresentou o projeto “Smart City”.

O segundo painel tratou dos “Desafios da Segurança Empresarial em Infraestruturas Críticas”, tendo como painelistas Jorge Boueres (Vale), Jorge Márcio (Petrobrás), Marcelo Angelim (Motiva Aeroportos) e Éder Cunha (Alumar). Em seguida, aconteceram apresentações de Rodrigo Camargo (ASIS), Maurício Thomé, da M3 Tecnologia; de Michel Ricardo, da Omniware LLC e de Kleber Reis, da Oguen Tecnologia.

“Todo o nosso trabalho visa desenvolver e fortalecer uma cultura de segurança corporativa e patrimonial com foco nas pessoas, afinal, o principal ativo de toda empresa é o capital humano, a vida a ser preservada”, ressaltou Maurício Thomé, diretor da M3 Tecnologia.

Durante o Simpósio, a Equatorial apresentou uma série de ferramentas que passam a integrar o sistema de segurança das distribuidoras do Grupo, como nanotecnologia, fibras sensitivas, monitoramento inteligente e sensores remotos — tecnologias que permitem rastrear e prevenir furtos, vandalismo e sabotagens a equipamentos estratégicos. Para a Equatorial, todo o investimento em tecnologia é uma forma de proteger não apenas os ativos, mas, sobretudo, a vida e o bem-estar da população que depende da energia todos os dias.

A programação incluiu também uma mostra tecnológica, com estandes de fornecedores e suas soluções e tecnologias voltadas para a segurança eletrônica, sensores inteligentes, IA, fibra óptica e vigilância remota; além de demonstrações práticas de tecnologias utilizadas no combate a crimes contra infraestruturas.

Para o Delegado Augusto Barros, Superintendente de Investigações Criminais, o evento foi proveitoso, com rica troca de experiências entre os participantes “além do networking importante, esse foi um evento que apresentou tecnologias diferenciadas e que podem ser utilizadas tanto pelo setor público, quanto pelo privado. Todos saímos maiores desse Simpósio”, declarou o delegado.

O simpósio foi mais do que um encontro técnico, e representou um chamado à ação conjunta. Segurança é um valor que se constrói com inteligência, tecnologia e colaboração e quem mais ganha com esses esforços é a sociedade em geral.

Realidade de riscos e dados com incidentes da rede elétrica

Na apresentação institucional da Equatorial Maranhão, o Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, Sergio Carvalho, revelou um quadro preocupante de incidentes nas instalações. Em 2025, foram 34 ocorrências registradas apenas no estado, incluindo furtos de cabos, invasões e vandalismo em subestações

Outro destaque foi o aumento expressivo dos casos de “pipas em redes de energia”, que provocaram 1.516 ocorrências no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 44,24% em relação ao ano anterior, afetando o fornecimento de energia e gerando prejuízos à população. São Luís lidera o ranking, com 516 episódios registrados. As ocorrências são agravadas pelo uso de linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena, proibidos pela Lei Estadual nº 11.344/2020 e pela Lei Municipal nº 7.537, que criminalizam o uso e a comercialização desses materiais.

Em paralelo às ações de monitoramento, o Grupo Equatorial vem desenvolvendo projetos comunitários de prevenção, como o “Voando com Responsabilidade – Pipa na Mão, Segurança em Ação”, que atua em bairros de São Luís com altos índices de incidentes, como Liberdade, Anil, João de Deus e Vila Kiola. A iniciativa conta com parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, PROCON, SEBRAE e líderes comunitários, unidos na promoção de campanhas educativas.

SeRHum é finalista do Prêmio Empresa do Ano (PEA) da Associação Comercial do Maranhão


A sócia - fundadora da SeRHum Aparecida Bessa no recente Fórum da Mulher Empresária, promovido pela ACM-MA.

Fundada há 30 anos em São Luís a empresa de RH e Gestão de Gente SeRHum atualmente tem atuação em diversos estados, sendo reconhecida nacionalmente como sinônimo de excelência e inovação em seu segmento.

A empresa das sócias Aparecida e Camila Bessa presta serviços como recrutamento e seleção, programas de estágio, trainee e jovem aprendiz, avaliação psicológica , avaliação psicossocial, consultoria organizacional, recolocação profissional e serviços de RPO (Recruitment Process Outsourcing) entre outros.

A SeRHum é finalista do Prêmio Empresa do Ano (PEA), promovido pela Associação Comercial do Maranhão. E concorre na categoria Pequena Empresa, como forte candidata.

Um justo reconhecimento que ressalta sua relevância em 30 anos de atividades na área de gestão de gente de recursos humanos; com uma atuação elogiada por clientes de diversas áreas, reunindo experiência, inovação e compromisso com resultados.

Futebol, cidadania e esperança entram em campo na nova temporada da Escolinha CTM


Projeto social de São José de Ribamar, apoiado pela Potiguar e pelo Governo do Estado, celebra nova fase com foco em prevenção e inclusão social

A sede da Escolinha de Futebol CTM, no bairro Pindaí, em São José de Ribamar, foi palco na última quinta-feira (9) da abertura da sexta temporada do projeto social que tem mudado a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa, mantida pela Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM), é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Potiguar e apoio do Governo do Maranhão, via Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

Na cerimônia de abertura, os alunos receberam uniformes completos e participaram de homenagens aos patrocinadores.
A Potiguar foi representada pela Diretora de Marketing do Grupo Potiguar Camila Brasil, enquanto o Governo do Estado esteve presente por meio do secretário adjunto da Sedel, Dr. Gutemberg Araújo, que representou o secretário Celso Dias.

“É uma grande satisfação estarmos apoiando esse projeto, que muda a vida de 120 crianças. A Potiguar acredita que mudar a vida das pessoas é um ato de amor ao póximo, e nós fazemos isso não só comercialmente, com a venda de produtos de material de construção com os quais as pessoas realizam o sonho da casa; mas também ajudamos a mudar vidas através do esporte, com o apoio a projetos como esse da Escolinha de Futebol CTM” declarou Camila Brasil.

O Secretário Adjunto da SEDEL Dr. Gutemberg Araújo fez questão de elogiar a seriedade do projeto social, que segundo ele, merece todo o apoio público e privado:

“A SEDEL se orgulha dos impactos positivos da nossa Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e no caso da Escolinha CTM, ficamos muito felizes em constatar o alto nível de excelência e seriedade desse projeto que ajuda a formar bons cidadãos. Só temos que aplaudir e deixar as portas abertas da SEDEL para a CTM” destacou o Dr. Gutemberg Araújo.

Com o apoio do Grupo Potiguar e do Governo do Estado, a Escolinha CTM reafirma sua vocação: usar o futebol como ferramenta de inclusão, cidadania e esperança de um futuro mais digno e promissor para todas as crianças beneficiadas.
O evento marcou a renovação de um compromisso com a transformação social. O Presidente da CTM Pastor Edvaldo Cordeiro abriu a solenidade destacando a importância das famílias, dos patrocindaores e dos voluntários que, unidos, fazem a diferença na vida de centenas de jovens. Em seguida, ele entregou placas de reconhecimento aos patrocinadores.

“Acreditamos que resguardar a infância dos malefícios das drogas é mais eficaz e de menor custo do que tratar os adultos. É assim, muito felizes com todo o apoio recebido da Potiguar e do Governo, que vamos para mais uma temporada exitosa. Além das crianças, também vamos ajudar a transformar cada uma das 120 famílias envolvidas, além dos alunos” lembrou o Pastor Edvaldo Cordeiro de Jesus, presidente da CTM e responsável pelo projeto.

O Coordenador da Escolinha de Futebol CTM Édison Lages celebra os resultados desde o início do projeto em 2017: “Deus tem nos abençoado e muitas crianças já foram beneficiadas. Alguns se tornaram atletas e estão em clubes profissionais, e o mais importante, formamos cidadãos de bem, muitos ex – alunos já estão trabalhando e vivendo uma vida digna e produtiva, com os ensinamentos que receberam aqui. Agradecemos aos nossos mantendeores que viabilizam a realização desse sonho e nos ajudam a transformar vidas” frisou Lages, que há oito anos atua como voluntário no projeto.

Um campo que gera oportunidades

Criada em 2017, a Escolinha CTM nasceu do desejo de oferecer novas perspectivas a crianças do bairro Pindaí que estavam vulneráveis e em risco pelo ambiente marcado pelas drogas que proliferam na região. O que começou com apenas 25 alunos tornou-se uma referência local: hoje, são 120 jovens atendidos, com idades entre 7 e 17 anos, divididos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Ao longo de oito anos, mais de 800 jovens já foram beneficiados diretamente, e cerca de 4.500 pessoas impactadas de forma direta e indireta. O campo, antes vazio, agora é sinônimo de convivência, disciplina e esperança.

Nessa sexta temporada, muitos atletas já sonham em se profissionalizar e prometem se dedicar aos treinos, como João Luis Nojosa, de 12 anos: “Jogo como meio de campo e fui muito bem recebido na escolinha, ganhei muitos amigos. Eu vim com meus primos que jogavam aqui e agora sonho em ser um grande jogador de futebol no futuro. Quero ser famoso, e poder ajudar minha família e dar muito orgulho aos meus pais” revela o jovem que afirma ter melhorado também as notas na escola, desde que começou a treinar futebol, pois se sente mais relaxado e agora consegue prestar mais atenção nas aulas.

Transformando vidas muito além do futebol

A proposta do projeto vai além dos fundamentos esportivos. A CTM mantém um acompanhamento psicossocial e pedagógico constante, envolvendo psicólogos, pedagogos e educadores físicos. As atividades incluem palestras, campanhas educativas, reforço escolar e aconselhamento familiar — sempre com foco na prevenção ao uso de drogas e no fortalecimento dos laços comunitários.

O trabalho em rede envolve ainda o apoio de instituições públicas e privadas. Entre as ações realizadas estão palestras do Departamento de Narcóticos (Denarc), campanhas de incentivo à leitura e à alimentação saudável, além de projetos de orientação familiar.

Os resultados já aparecem dentro e fora de campo. A dona de casa Francisca Cabral é mãe do Enzo Cabral e está muito feliz com as mudanças do filho: “O Enzo participa da escolinha já há três anos e ele mudou muito. Antes era um garoto muto tímido, e hoje ele é sociável e bem desenrolado. Só tenho esse filho e ele tem me dado muitas alegrias pelo comportamento em campo e fora dele. Só saber que está fora dos perigos da rua, é uma tranquilidade. Sou muito grata à CTM” conta a mãe.

Grupo Potiguar reforça conscientização sobre prevenção do câncer de mama em ações do Outubro Rosa


Em sintonia com a campanha Outubro Rosa, o Grupo Potiguar tem promovido, ao longo do mês, uma série de encontros em suas lojas voltados à conscientização sobre o câncer de mama.

As ações, voltadas principalmente às colaboradoras, buscam reforçar a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e da informação como aliadas na prevenção da doença.

Histórias que inspiram e fortalecem

Nas unidades da Forquilha e da Cohama, o evento contou com o depimento emocionante de Mariana Barros, representante comercial e parceira da Potiguar há uma década. Aos 29 anos, em 2018, Mariana recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Após tratamento e sete anos de acompanhamento médico, ela celebrou recentemente o diagnóstico de cura, transformando sua história de superação em um exemplo de fé e coragem.

“Não existe idade mínima para o cuidado. O toque e a atenção aos sinais do corpo salvam vidas”, destacou Mariana, que emocionou as participantes ao relatar os desafios e aprendizados vividos durante o processo de tratamento até a cura.

Os encontros contaram ainda com a presença da Lindeza Cosmeteria, que ofereceu mimos e descontos em produtos de bem-estar, reforçando o conceito de que o autocuidado também envolve momentos de carinho e autoestima.
Na loja do Centro, a programação contou com a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC). A atividade foi conduzida por Geisa, coordenadora do SESC-Saúde em São Luís, que destacou a importância de manter hábitos saudáveis e realizar exames preventivos regularmente. A ação teve ainda sorteios de brindes de bem-estar, promovendo um ambiente de integração e aprendizado entre colaboradoras e clientes.

Compromisso com a saúde e o bem-estar

Com iniciativas como essas, o Grupo Potiguar reforça seu compromisso social com a saúde das mulheres, levando informação e acolhimento para dentro do ambiente de trabalho. A campanha Outubro Rosa, mais do que um símbolo, se consolida como um movimento de conscientização contínuo, em que cada diálogo, palestra ou gesto solidário contribui para salvar vidas e fortalecer o protagonismo feminino.

Com ações que unem informação, emoção e solidariedade, o Grupo Potiguar reafirma que cuidar é também uma forma de empoderar as mulheres e colaboradoras.

Equatorial Maranhão leva o projeto E+ Geladeira Nova para São José de Ribamar


Ainda no município, Distribuidora vai ofertar oportunidades de capacitação, que serão levadas também para Coelho Neto

Nesta semana, a Equatorial Maranhão realiza uma série de ações em diferentes municípios do estado, com atividades voltadas ao consumo consciente de energia, à sustentabilidade e à geração de oportunidades. A programação inclui o cadastro para o sorteio Projeto E+ Geladeira Nova e oficinas profissionalizantes gratuitas, em São José de Ribamar. Os moradores de Coelho Neto também serão contemplados com oportunidades de capacitação durante a semana.

E+ Geladeira Nova

Os cadastros para o Projeto E+ Geladeira Nova acontecem de 13 a 15 de outubro, das 9h às 16h, no CRAS Sede, localizado na Rua João Alves Carneiro, no bairro Marapóia. O sorteio será realizado no dia 16 de outubro, às 15h, no Parque da Cidade, e a entrega das geladeiras acontecerá no dia 17 de outubro, a partir das 8h, também no local.

Durante a ação, os moradores poderão ser contemplados com uma geladeira ou um ventilador novo. Para participar, é necessário estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica, residir em São José de Ribamar e levar o RG, CPF e conta de luz mais recente, estar adimplente com a Distribuidora e ter uma geladeira velha em uso, e em caso de contemplação do ventilador novo, o cliente também precisa ter um ventilador velho em uso.

O projeto, voltado para famílias de baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL) e sorteia eletrodomésticos com Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, que podem consumir até 40% menos energia em comparação a equipamentos antigos.

Além da substituição de eletrodomésticos, a população terá acesso a outros serviços como cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos com condições facilitadas e troca de lâmpadas.

E+ Profissional

Com foco em promover capacitação e oportunidades no mercado, a Equatorial Maranhão também vai oferecer cursos gratuitos por meio do E+ Profissional.

Em São José de Ribamar, a programação inclui o Curso de Designer de Sobrancelhas, que será realizado no dia 15 de outubro, das 9h às 12h, e o Curso de Limpeza de Pele, no dia 16 de outubro, também das 9h às 12h. Ambos estão com as inscrições abertas até o dia 14 de outubro, no CRAS Sede.

No município de Coelho Neto, os moradores poderão participar da Oficina de Designer de Sobrancelhas. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro, das 8h às 12h, na Sede da Secretária de Assistência Social. A oficina acontecerá também no dia 16 de outubro, das 14h às 18h.

Para se inscrever no Projeto E+ Profissional, é necessário ser cadastrado na Tarifa social Baixa renda, levar RG, CPF e conta de luz mais recente.

Com essas ações, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso em promover eficiência energética, incentivando a sustentabilidade e oferecendo oportunidades de capacitação para a população maranhense.

Serviço
E+ Geladeira Nova – São José de Ribamar
Cadastro: 13 a 15 de outubro
Horário: 9h às 16h
Local: CRAS Sede, Rua João Alves Carneiro, Marapóia
Sorteio: 16 de outubro, às 15h, no Parque da Cidade
Entrega: 17 de outubro, a partir das 8h, no Parque da Cidade

E+ Profissional
Curso de Designer de Sobrancelhas – São José de Ribamar
Inscrições: 13 e 14 de outubro
Horário: 9h às 16h
Local: CRAS Sede, Rua João Alves Carneiro, Marapóia
Dia do curso: 15 de outubro, das 9h às 12h.

Curso de Limpeza de Pele – São José de Ribamar
Inscrições: 13 e 14 de outubro
Horário: 9h às 16h
Local: CRAS Sede, Rua João Alves Carneiro, Marapóia
Dia do curso: 16 de outubro, das 9h às 12h.

Oficina de Designer de Sobrancelhas – Coelho Neto
Inscrições: até 16 de outubro
Horário: 8h às 12h
Local: Sede da Secretária de Assistência Social, Rua Santo Antônio, s/n.
Oficina: 16 de outubro, das 14h às 18h.

SUCESSO DO STAND DA EQUATORIAL NA EXPO INDÚSTRIA MARANHÃO 2025


A edição 2025 da Expo Indústria Maranhense reuniu um grande público interessado em conhecer mais sobre “Inteligência Artificial: uma nova revolução”, tema central do evento promovido pelo Sistema FIEMA e pela CNI, com apoio do Governo do Estado e do Sebrae-MA.

A Equatorial Maranhão foi a única empresa a apoiar o evento com a cota máxima (diamante), o que reforça o compromisso social da distribuidora de energia elétrica. O patrocínio se deu via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A segurança energética, base para o crescimento industrial e o desenvolvimento do estado, foi o tema central do painel ministrado pelo presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.
Ele mostrou um panorama da transformação energética, na apresentação “Oportunidades de Investimento no Maranhão: Infraestrutura Energética e Desenvolvimento”.

Já o estande da Equatorial na Expo Indústria foi um dos mais visitados. Com um conceito moderno e tecnológico, o espaço foi projetado para gerar conexões estratégicas e proporcionar experiências interativas ligadas à inovação.

O EQT Lab, hub de Inovação do Grupo, foi um dos grandes destaques, proporcionando experiências imersivas em Realidade Virtual com o metaverso do seu Casarão, além de em parceria com a área de Eficiência Energética, um game educativo sobre consumo de energia consciente.
Já o totem 3D, com tecnologia de IA, permitia que o visitante criasse uma versão digital de si mesmo, levando como lembrança uma foto de seu “avatar virtual”.



domingo, 12 de outubro de 2025

Por votação popular, Davi Max recebe o prêmio de Melhor Assessor de Imprensa 2025*


O jornalista e blogueiro Davi Max foi homenageado pelo Prêmio Líder, na noite deste sábado. A cerimônia foi realizada no Praia Mar Eventos, no Calhau.

Em suas redes sociais, o jovem destacou a homenagem e agradeceu a todos pelo apoio. "Já fui homenageado como jornalista revelação e como blogueiro revelação. Agora, recebo o meu primeiro prêmio como Assessor de Imprensa 2025, por votação popular. Meu coração se enche de felicidade ao ver meu trabalho sendo reconhecido por todo o Maranhão e também pelo Brasil ao assinar matérias para grandes portais a nível nacional. Obrigado, meus Deus. Prêmio Líder. Obrigado, meu povo", disse.

Davi tem uma trajetória de sucesso no jornalismo maranhense e também a nível nacional. Ele assina o Blog do Davi Max, é assessor de imprensa do ex-presidente da Câmara de Ribamar, Dudu Diniz, e do vereador de São Luís, Octávio Soeiro.

Max também já foi produtor geral do programa "Algo Mais", assessor de imprensa da apresentadora Paulinha Lobão e do ex-senador Lobão Filho. Já assinou várias matérias a nível nacional para um dos maiores jornais do país, O Estadão.

Outras homenagens

O jovem de apenas 29 anos já recebeu três vezes o prêmio de blogueiro revelação do ano, foi homenageado como jornalista no segmento cultural e foi condecorado com a maior honraria da Câmara de São Luís, além da moção de aplausos por emplacar matérias no Jornal O Estado de São Paulo.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

“Nunca um governo trabalhou tanto pelo Maranhão”, afirma Orleans Brandão



A entrega de um pacote de obras e serviços estaduais marcou a comemoração dos 66 anos de Governador Archer, nesta sexta-feira (10). O secretário de assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da programação festiva e destacou a força da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para o desenvolvimento do município.



“Hoje viemos inaugurar, junto com a prefeita Professora Leide, uma série de obras realizadas em parceria com a Prefeitura de Governador Archer. São equipamentos importantes que vão mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou Orleans Brandão.






Em Governador Archer, o secretário de Assuntos Municipalistas e a prefeita inauguraram o Colégio Militar, o Viva PROCON, a Estação Tech, o sistema de abastecimento de água, entregaram a reforma da delegacia, 10 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda e kits agrícolas.



“O Governo do Estado também inicia agora três quilômetros de pavimentação asfáltica e a implantação do portal da cidade. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Estamos mudando a história do Maranhão”, enfatizou Orleans Brandão.



A prefeita fez questão de destacar a importância da Secretaria de Assuntos Municipalistas no fortalecimento da parceria com o governo estadual. “Hoje recebemos muitos presentes para a nossa cidade, porque nossas demandas são ouvidas e atendidas. Quando os governos andam juntos, o resultado é esse: muito respeito pelo povo, trabalho e desenvolvimento”, finalizou Professora Leide.



Assembleia e TJMA celebram entrega do Registro Imobiliário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses


O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, entregou oficialmente à presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), nesta sexta-feira (10), o Registro Imobiliário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A entrega do documento, realizada durante sessão solene no Plenário Deputado Nagib Haickel, contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na solenidade, a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, destacou a importância do Registro Imobiliário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, concedido pelo Poder Judiciário do Estado. A parlamentar lembrou dos embates e do histórico de lutas para assegurar a preservação do Parque Nacional dos Lençóis. “A entrega deste Registro representa um marco, não só na história do Maranhão, mas na história de todo o nosso País”, enfatizou.

A chefe do Legislativo maranhense ressaltou ainda que o Registro Imobiliário é algo que se acrescenta a outro marco histórico: a entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. “É um momento especial para o Maranhão e para o Brasil. Este Registro é uma garantia para o nosso estado, para a região dos Lençóis, é motivo de muito orgulho”, frisou.

Solenidade de entrega do Registro Imobiliário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Integridade Territorial

A secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Rita Mesquita, representando a ministra Maria Silva, recebeu o Registro Imobiliário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses das mãos da presidente da Alema, Iracema Vale. Ela destacou a importância do feito.

“Esse registro é um passo a mais para que a gente possa assegurar a integridade territorial desse Parque. Agora, essa área protegida que é tão especial e única para o mundo, tem sua integridade territorial assegurada”, acentuou.

O documento também foi entregue à chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Figueiredo, e à secretária Nacional do Patrimônio da União, Carolina Estuchi, representando a ministra da Gestão, Inovação e Serviços Públicos, Esther Dweck.

O registro reconhece o relevante interesse público envolvido, especialmente no que tange à proteção ambiental, à sustentabilidade e à segurança jurídica do território

Segurança Jurídica

No mesmo tom, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, destacou que o Registro Imobiliário – abertura de matrícula em nome da União Federal – representa um marco histórico, cultural e institucional, resultado de esforços coordenados entre diversos órgãos públicos.

Ele explicou que a demanda foi recepcionada pelo Núcleo de Governança Fundiária do TJMA, que, após análise técnica e jurídica, manifestou-se de forma favorável à pretensão da União, reconhecendo o relevante interesse público envolvido, especialmente no que tange à proteção ambiental, à sustentabilidade e à necessidade de conferir segurança jurídica ao território.

“Esta é uma iniciativa que fortalece a governança fundiária no Maranhão e o papel do registro público como instrumento essencial à efetivação de direitos, à proteção do meio ambiente e à construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para as futuras gerações”, assinalou Froz Sobrinho.
Entrega do documento contou com a presença de autoridades estaduais e federais, além de representantes de diversas instituições

O desembargador também lembrou que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Este título, além de reconhecer a singularidade e beleza dos Lençóis Maranhenses, representa uma cobertura maior de proteção ambiental para a unidade.
Iracema Vale destacou a importância do Registro Imobiliário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, concedido pelo Poder Judiciário do Maranhão

Também participaram da solenidade diversos juristas, integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), além de representantes de instituições de ensino superior e de um grande número de prefeitos e vereadores da região dos Lençóis.

Desembargador Froz Sobrinho disse que a iniciativa fortalece a governança fundiária e o papel do registro público como instrumento essencial à efetivação de direitos e à construção de um modelo de desenvolvimento sustentável