quinta-feira, 31 de julho de 2025

Mário Macieira, ex-presidente da OAB-MA, morre aos 54 anos em São Luís


Ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O advogado e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira, faleceu nesta quinta-feira (31), aos 54 anos, em São Luís. Ele estava internado em estado grave no UDI Hospital, devido a complicações hepáticas.

Desde 2024, Mário Macieira enfrentava uma grave condição de saúde. Em julho, foi diagnosticado com esteatose hepática metabólica, que evoluiu rapidamente para uma síndrome hepatorrenal, quadro crítico que levou à sua internação. Com o agravamento e episódios de hemorragia, foi transferido em UTI aérea para o Rio de Janeiro, onde passou por tratamento intensivo.

Em 2024 foi submetido a um bem sucedido transplante de fígado. No final do mês de junho de 2025, Mário Macieira passou por nova internação, para tratar de uma infecção, tendo o seu quadro se agravado nos últimos dias.
Legado na advocacia

Advogado, professor universitário e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira foi um dos grandes juristas da história recente do Maranhão, reconhecido por sua atuação firme, ética e profundamente comprometida com a justiça social.

Nascido em São Luís, no dia 18 de setembro de 1970, Mário era filho de Roberto Macieira (ex-prefeito de São Luís) e Simone Macieira (ex-vereadora da capital), ambos já falecidos. Desde jovem, demonstrou vocação para liderança e engajamento social, atuando como líder estudantil no Colégio Marista Maranhense e, posteriormente, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Graduou-se em Direito pela UFMA em maio de 1993, e já no ano seguinte iniciou sua carreira como professor universitário, lecionando disciplinas como Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito. Ao longo de décadas, formou diversas gerações de juristas, conquistando o respeito e admiração de alunos — muitos dos quais hoje ocupam cargos públicos e posições de destaque na advocacia.

Foi também mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ingressou em primeiro lugar no processo seletivo.
Atuação profissional e institucional

Em 1994, fundou o escritório Macieira, Nunes, Zagallo & Advogados Associados, com atuação especializada na assessoria jurídica a entidades sindicais de trabalhadores e servidores públicos. Destacou-se especialmente na defesa dos interesses do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos do Maranhão) e do SINTSPREV (Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social), mantendo essa atuação por mais de três décadas.

Foi eleito presidente da OAB-MA em 2009, para o triênio 2010–2012, e reeleito com mais de 70% dos votos para o mandato 2013–2015. Sua gestão foi marcada por:

Defesa firme das prerrogativas da advocacia.

Fortalecimento da prestação de serviços da OAB

Mediação de conflitos sociais, como a greve da Polícia Militar

Denúncia de violações de direitos humanos no sistema prisional perante a Corte Interamericana de Justiça

Reconhecimento pela brilhante oratória e postura republicana

Após deixar a presidência da OAB-MA, manteve-se atuante tanto no escritório quanto na comunidade acadêmica jurídica.

Mário Macieira foi pai de quatro filhos: Maria Luísa, Francisco José, Catarina e Pedro Augusto (in memoriam). Sua trajetória pessoal foi marcada por afeto, dedicação à família e profundo senso de responsabilidade social.

Pré-candidatura de Orleans Brandão recebe o apoio do PSDB


Em mais um grande ato político, o PSDB declarou apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao governo do Estado na disputa eleitoral de 2026. Articulado pelo presidente estadual da legenda, Sebastião Madeira, o jantar em São Luís contou com a participação do dirigente nacional tucano, Marconi Perillo; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de dezenas de lideranças municipais (prefeitos e vereadores) e estaduais.

Ex-deputado federal e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo disse que governo bem avaliado não perde eleição, ainda mais se contar com o apoio de tantas lideranças. “Este é um projeto de continuidade e também de renovação. Orleans será o governador mais jovem do Brasil e o Maranhão vai ganhar muito com a sua gestão. Ele é jovem, correto e equilibrado, e o Brasil está precisando de equilíbrio, voltar a ser o país do diálogo. Por isso, viemos declarar que, sob o comando estadual do Madeira, o PSDB que hoje governa 18 estados apoiará Orleans em 2026”.

Lembrando que o PSDB já teve em seus quadros o então vice-governador Carlos Brandão, Madeira abriu o encontro afirmando que o partido se reergue na política do Maranhão e se prepara para a disputa eleitoral de 2026, quando quer eleger uma bancada de deputados estaduais e federais. “Brandão é um governador humano, que cuida dos municípios, trabalha dia e noite pelos maranhenses, vai atrás das empresas para gerar emprego e renda, e acabar com a fome no estado. Apoiamos Orleans para dar continuidade a esse governo”, afirmou o presidente estadual do partido.

Ao recordar que já foi presidente da juventude do PSDB, em Colinas e no estado, Orleans disse estar muito feliz com a declaração de apoio tucano ao governador Carlos Brandão e à sua pré-candidatura. “Fazemos um governo que tem mostrado resultados. Nos últimos 15 dias, visitei mais de 30 cidades, e tenho muito orgulho de poder dizer, por onde passo, que em todos os 217 municípios o governo do Estado tem obras e serviços que estão mudando a vida das pessoas”, declarou ele.

Agradecendo a manifestação de apoio de dezenas de líderes tucanos, Orleans disse que ver de perto o governador transformando o Maranhão é a sua motivação: “Aceitamos a missão de dar continuidade a esse grandioso trabalho, e tenho certeza de que, com o apoio de todos vocês, seremos vitoriosos”

Primeira a reunir seus aliados em um forte ato de apoio a Orleans, Iracema Vale disse que as lideranças ali reunidas apoiam Orleans porque querem a continuidade de um governo que dialoga e valoriza o povo e a classe política, e a manutenção de todas as políticas públicas como o Maranhão Livre da Fome. “Brandão é um governador empreendedor, que sente as dores do povo e quer o Maranhão avançando. É esse o governo que temos que defender. Orleans é humilde, trabalhador, jovem decidido, inteligente e perseverante. É por tudo isso que ele tem o apoio desse grupo que a cada dia está mais forte”, declarou a deputada.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

"Conexão, Café e Cultura": Encontros com a liderança para reforçar propósito, motivação e excelência no atendimento

 
Grupo Potiguar fortalece cultura corporativa com investimento contínuo em pessoas e ações de engajamento

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que conseguem aliar crescimento sustentável com atendimento de excelência e fortalecimento de sua cultura organizacional se destacam, a exemplo do Grupo Potiguar.

Com 100% de capital maranhense e uma trajetória sólida no varejo de materiais para construção, reforma e itens para o lar, a companhia tem investido de forma estratégica em programas de desenvolvimento humano e capacitação técnica de seus colaboradores.

Um dos destaques desse esforço é o evento "Conexão, Café e Cultura", iniciativa interna promovida pela área de Recurso Humanos que se tornou referência dentro da empresa pela capacidade de unir, engajar e capacitar os colaboradores de maneira leve, próxima e efetiva.

A ação consite em encontros regados a muito café e diálogo entre times de colaboradores nas lojas, e conta com a presença da alta liderança, que se alterna a cada encontro. Já participaram do evento o presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil, a sócia Camila Brasil e os diretores Adriano Pestana, Sandra Vieira e Ricardo Silva; que se revezam em cada edição para conduzir discussões sobre temas essenciais à operação e à filosofia da Potiguar. O momento é rico também na escuta ativa dos colaboradores, que podem tirar dúvidas, dar sugestões em um arica troca de experiências com aqueles que estão mais próximos dos clientes diariamente.

Cultura viva e aprendizado contínuo

A última edição do evento abordou o tema "Atendimento de Excelência", com foco nas "4 Chaves do Atendimento", um conjunto de práticas e atitudes consideradas fundamentais pela empresa para a construção de um relacionamento de confiança e qualidade entre o time de vendas e os clientes. A escolha do tema, segundo a diretoria, reflete o compromisso da Potiguar em oferecer não apenas produtos de qualidade, mas também uma jornada de atendimento que encante e fidelize.

"Esses encontros não são apenas momentos de escuta ativa e troca de ideias. São também oportunidades valiosas para reforçar nossos valores e alinhar toda a equipe com os pilares que sustentam nosso crescimento", afirma a responspavel pelo RH da empresa Conceição Guimarães.

Vale lembrar que segundo especialistas, a cultura empresarial só se fortalece quando vivida de forma coletiva e autêntica — e isso exige proximidade entre liderança e colaboradores, tendo o diálogo como base.

Um time motivado e alinhado à cultura da empresa é o melhor investimento

Mais do que uma ferramenta de comunicação interna, o “Conexão, Café e Cultura” faz parte de uma política de desenvolvimento humano contínuo. Ao promover esses encontros, o Grupo Potiguar aposta em um modelo de gestão pautado no diálogo, na valorização das pessoas e na capacitação permanente.

“Investir em gente é investir no futuro da empresa”, resume Conceição Guimarães. “Quando o colaborador está engajado, bem treinado e reconhece o seu papel dentro do processo, quem mais ganha é o cliente.”

De acordo com a empresa, ações como essa têm contribuído para a manutenção de altos índices de satisfação entre os colaboradores, além de reduzir a rotatividade e estimular a cultura de pertencimento — um diferencial importante num setor em que o capital humano é determinante para o sucesso.
A voz da liderança e os reflexos no dia a dia

Um dos diferenciais do evento interno da Potiguar “Conexão, Café e Cultura” é permitir que a liderança dialogue com as equipes de forma direta, horizontal e acessível. “Falamos de metas, desafios e conquistas, mas também ouvimos as sugestões e inquietações de quem está na linha de frente. Isso gera insights valiosos e reforça o clima de confiança mútua” destaca o Diretor Comercial do Grupo Potiguar Adriano Pestana.

O evento também aborda temas como inovação, propósito, ética e qualidade de atendimento e jornada do cliente. Tudo isso contribui para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. A próxima edição vai acontecer nesse mês de agosto.

Resultado visível: cliente satisfeito e marca fortalecida

No fim das contas, o impacto desse tipo de iniciativa extrapola os muros da empresa. Colaboradores mais preparados e motivados entregam experiências mais consistentes e empáticas aos clientes.

Ao investir em ações estruturadas de desenvolvimento de pessoas, o Grupo Potiguar consolida sua posição não apenas como uma referência no varejo maranhense, mas como uma empresa cidadã, humana e estrategicamente alinhada com as melhores práticas de gestão contemporânea. E onde o capital humano segue sendo o ativo mais valioso da Potiguar, com o encantamento do cliente sendo sua missão maior.

Termo de Cooperação sela parceria entre o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão e a UEMA para implantação de ações de eficiência energética


Campus da Universidade Estadual do Maranhão terá aparelhos de climatização novos e mais sustentáveis

A assinatura de um Termo de Cooperação selou a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com a Equatorial Maranhão e seu Programa de Eficiência Energética. A solenidade ocorreu na sede da UEMA, na Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís, e contou com as presenças do reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales, e da pró-reitora de Infraestrutura da UEMA, Profa. Maria Teresinha Coelho, além de professores e colaboradores da universidade. A Equatorial Maranhão foi representada pelo Executivo de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Raphael Melo, e pela analista de Eficiência Energética, Rosângela Martins. Representantes do Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão também marcaram presença.

A parceria entre a Equatorial Maranhão e a UEMA é mais uma ação em benefício da comunidade, viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que tem como objetivo desenvolver e implementar soluções em equipamentos e tecnologia para reduzir o consumo de energia elétrica, com soluções tecnológicas que priorizam a sustentabilidade e a redução de custos operacionais.

Segundo o reitor da UEMA, a climatização do campus de São Luís vai contar com novos aparelhos de refrigeração mais sustentáveis, graças a essa parceria: “Esse Termo de Cooperação vai proporcionar a troca de equipamentos de ar-condicionado do nosso campus de São Luís por aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia elétrica. E o retorno disso se dá tanto no âmbito do meio ambiente, quanto na otimização de recursos financeiros da nossa universidade, que é mantida pelos impostos dos cidadãos. Somos muito gratos à Equatorial”, declarou o Prof. Dr. Walter Canales.

A parceria institucional entre UEMA e Equatorial Maranhão contempla a substituição de 40 aparelhos de ar-condicionado, o que equivale a uma economia anual de aproximadamente R$ 150 mil para a universidade.

“Esse projeto é oriundo de uma chamada pública que ocorreu em 2024 e que, hoje, inicia com a assinatura desse Termo de Cooperação. A eficientização energética na UEMA vai ser feita com a substituição de 40 aparelhos antigos por modelos novos e mais eficientes, com selo Procel de eficiência energética. Isso representa a retirada de uma grande carga de CO₂ do meio ambiente, já que os novos aparelhos vão gerar uma economia da ordem de 235 MWh/ano para a universidade”, informou a analista do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins.

O Executivo de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Raphael Melo, se emocionou ao destacar que é ex-aluno da UEMA e lembrou de outras parcerias já firmadas entre as duas instituições: “Poder retornar a essa universidade onde me formei há dez anos em Engenharia de Produção, agora como Executivo da Equatorial Maranhão, e trazendo mais um benefício da nossa Distribuidora para a UEMA, é algo muito especial. Além dessa importante ação de eficiência energética, a Equatorial Maranhão já contemplou a UEMA com a instalação de um Ecoponto há quase oito anos e, recentemente, foi instalada, também aqui no campus da Cidade Universitária Paulo VI, uma máquina Retorna Machine, para a destinação e reciclagem de resíduos sólidos, com retorno financeiro por meio de desconto na conta de energia para os clientes que praticam essa reciclagem”, destacou Raphael Melo.

Chamadas Públicas Anuais em Prol da Sustentabilidade

A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para o ODS 13, que trata do combate às mudanças climáticas.

A Distribuidora já soma, apenas na Chamada Pública de Projetos de 2024, mais de R$ 2,6 milhões investidos em iniciativas de eficiência energética em todo o estado.

As chamadas públicas são anuais e, a cada novo ciclo, a Distribuidora, além de divulgar a abertura do edital, também promove um workshop de orientação aos interessados para a devida inscrição.

Operação da PF contra presidente da CBF expõe relação entre futebol e política; caso lembra denúncias contra Antônio Américo A PF esteve na casa de Xaud e na sede da CBF, no Rio




O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, foi alvo de busca e apreensão nesta quarta-feira (30), em uma operação da Polícia Federal que investiga compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima. A ação também atinge a deputada federal Helena da Asatur (MDB) e o marido dela, o empresário Renildo Lima.

A PF esteve na casa de Xaud e na sede da CBF, no Rio. A Justiça bloqueou R$ 10 milhões das contas dos investigados. A operação foi batizada de “Caixa Preta” e apura uso de dinheiro em espécie para beneficiar aliados do MDB. As investigações começaram após a prisão de Renildo, em 2024, com R$ 500 mil — parte escondida na cueca.

Samir Xaud foi eleito presidente da CBF em maio deste ano, aos 41 anos. Médico de formação e filho do presidente da federação de Roraima, ele não tem histórico administrativo no futebol.

O caso lembra a situação no Maranhão, onde o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, é investigado pelo Ministério Público. A Promotoria pediu seu afastamento, e a Justiça aguarda a defesa para decidir. Américo é acusado de diversas crimes, entres eles criar o Instituto do Futebol Maranhense, para gerir a verba do futebol maranhense sem transparência, além de mudar regras do Estatuto em ano eleitoral.

Nos dois casos, o futebol é colocado sob suspeita de servir a interesses políticos, reforçando como a gestão esportiva, em muitos estados, segue entrelaçada ao poder.

terça-feira, 29 de julho de 2025

No Metrópoles Entrevista, governador Carlos Brandão destaca impactos do tarifaço e parceria com o governo federal


O governador Carlos Brandão (PSB) foi o entrevistado do programa Metrópoles Entrevista, apresentado pelo jornalista Paulo Cappelli. Na conversa, tratou de temas centrais para o país e o Maranhão, como os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, a importância da articulação com o governo federal, os avanços sociais no estado e o posicionamento político em relação às eleições de 2026.

Sobre o tarifaço anunciado pelos EUA, que eleva em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, Brandão ressaltou que no Maranhão uma pequena parcela dos produtos passam pelo Porto do Itaqui para o mercado norte-americano.

"O Porto do Itaqui exporta soja e milho do Matopiba. A soja vai basicamente para a China. Parte do milho também vai para a China e a outra para a Espanha. Agora, as fábricas de celulose da Bahia e do Maranhão, que têm mais exportação para os Estados Unidos, serão atingidas pelo tarifaço. O impacto deve ser de 16% na venda de celulose nas operações dos dois estados", explicou.

Brandão ainda esclareceu que o preço da importação de produtos americanos só sofrerá mudanças caso haja taxação recíproca do governo federal, medida que classificou como último alternativa. "Com relação à importação, 70% do combustível que chega ao Brasil entra pelo nosso porto. Desse total, 90% vai para o agro e 10% para os postos de gasolina. Se o governo reagir com tarifaço, teremos esse impacto", pontuou.

Indagado sobre sua postura na questão levantada por Trump contra o Brasil, o governador reforçou a necessidade de união e diálogo entre os estados e o governo federal, destacando que o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin estão à frente da condução do tema.

“Teremos reunião com os governadores do Nordeste e com a presença do presidente Lula, para tomar conhecimento das providências do governo quanto ao tarifaço dos EUA. O governador Tarcísio está em outro campo, talvez não queira ser liderado pelo presidente Lula nesse processo. E eu, como sou liderado pelo presidente e pelo amigo Geraldo Alckmin, não acho conveniente sair na frente sem ouvir nossos líderes, que têm os elementos para compreender melhor o Brasil inteiro”, afirmou.

Ele defendeu uma resposta coordenada entre os estados, respeitando a liderança federal, e alertou para o risco de prejudicar setores produtivos e empresas brasileiras e norte-americanas.

“Eu vejo que, se os insumos brasileiros sofrerem aumento de tarifa, vai aumentar também o preço dos produtos finais feitos pelos Estados Unidos. Se isso atingir diretamente as empresas americanas, é possível que o presidente Trump recue, para evitar a perda de empregos e de competitividade", avaliou Brandão.

Na área social, o governador destacou o impacto positivo das ações do presidente Lula no combate à extrema pobreza e reforçou os avanços do Maranhão nos últimos anos. Segundo ele, cerca de um milhão de maranhenses deixaram a extrema pobreza, contribuindo diretamente para a saída do Brasil do Mapa da Fome. Além disso, o programa Maranhão Livre da Fome vai atender mais 430 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Lançamos o programa com o cartão no valor de R$ 200, mais R$ 50 para cada filho de até 6 anos de idade. Reduzimos em 30% o ICMS da cesta básica para aumentar o poder de compra. Também oferecemos exames, óculos, cirurgias, medicamentos e qualificação profissional, em parceria com o Sistema S e outras empresas, para inserir as pessoas no mercado de trabalho”, explicou.

Ao ser questionado sobre as eleições de 2026, Brandão reafirmou que este ano será dedicado exclusivamente à gestão. Com mais de três mil obras entregues, ele reforçou que discutir sucessão agora colocaria o governo em pausa, o que não faz parte de sua conduta. “Permanecerei no cargo. O debate sobre candidatura só será feito no momento certo, em 2026”, disse, reforçando que é preciso foco na entrega de resultados.

O governador também ressaltou a força política do grupo que lidera, composto por 95% dos prefeitos e das bancadas estadual e federal, e defendeu que a condução desse processo precisa ser feita com responsabilidade e unidade.

Sobre sua relação com o ex-governador Flávio Dino, Brandão afirmou que houve um distanciamento natural, mas que mantém o respeito pelo ministro. Ele lembrou que contribuiu com o início de Dino na trajetória política, e que não houve problemas por não ter sido convidado para o casamento do ministro, em dezembro de 2024.

"Eu estou aqui, cuidando da gestão, e ele está cuidando de suas atividades no Supremo Tribunal Federal. Estamos afastados porque cada um cumpre suas funções: um na política, e o outro na Justiça", comentou o governador.

Por fim, Brandão reforçou seu perfil municipalista e o diálogo com todos os campos políticos. Disse manter boas relações com prefeitos e prefeitas de todo o estado, independentemente de partidos ou ideologias, destacando que o trabalho em favor da população deve estar acima das disputas. "Tenho aliança com a esquerda, o centro e a direita. O importante é trabalhar para melhorar a vida do povo maranhense”, finalizou.

CEST lança Pós-Graduação em Medicina Legal e Perícia Médica


Os Coordenadores do novo curso de Pós-Graduação em Medicina Legal e Perícia Médica do CEST: Prof. Dr. José Sérgio Macedo e Prof. Dr. Antônio Augusto Soares da Fonseca.

O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST está com inscrições abertas para a nova Pós-Graduação em Medicina Legal e Perícia Médica, um curso completo, técnico e atual, voltado a médicos com registro no CRM que desejam atuar como peritos judiciais, administrativos, securitários ou assistentes técnicos.

Com duração de 18 meses e carga horária de 640 horas, o curso será 100% presencial e ofertado de forma quinzenal, proporcionando uma formação sólida e integrada à rotina profissional do médico.

A proposta metodológica alia teoria e prática, com aulas expositivas, atividades supervisionadas, simulações de laudos, estudos de caso, debates e visitas técnicas a instituições forenses, oferecendo uma vivência real da atuação pericial.

A coordenação é do Prof. Dr. Antônio Augusto Soares da Fonseca, médico especialista em Medicina do Trabalho e Pneumologia e Prof. Dr José Sérgio Macedo, médico perito do INSS e neurocirurgião.

Com essa formação, o CEST responde a uma demanda crescente por profissionais preparados para elaborar laudos médicos precisos e consistentes, capazes de contribuir com a justiça de forma técnica, imparcial e ética.

ESG, REPUTAÇÃO & SUSTENTABILIDADE EM PAUTA


Do destaque na novela Vale Tudo para a vida real, o tema ESG tem se tornado prioridade em empresas de todos os portes e segmentos.

A urgência em entender e adotar essa agenda - que é uma sigla em inglês para questões de Meio Ambiente, Social e Governança (Environmental, Social & Governance) - se justifica pelos enormes ganhos em inovação, reputação, atração de talentos, acesso a financiamentos bancários diferenciados e muito mais competitividade para as empresas.

Isso foi mostrado no painel sobre ESG, Reputação & Sustentabilidade que reuniu os especialistas em ESG Adriana Vieira, sócia da InterMídia Comunicação Integrada e Paulo Renato Lemos, Coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection.

Adriana abriu o painel explicando a relação direta entre ESG, Reputação e Sustentabilidade. “Sem Comunicação Estratégica e sem Reputação forte não há negócio competitivo” alertou. E citou as mudanças de legislação em 2026 que vão exigir que pequenas e médias empresas também adotem ações de ESG, para poderem continuar fornecendo para grandes empresas com capital aberto, as quais por sua vez, serão obrigadas a divulgarem relatórios de sustentabilidade - os quais vão auditar toda a cadeia de fornecedores, incluindo as pequenas e microempresas.

“ESG é para todos e deve ser uma prioridade de todas as empresas. ESG é o novo normal da competitividade”. Adriana mostrou também como o advento das Inteligências Artificiais valorizou ainda mais a imprensa oficial, considerada fonte de pesquisa de alta credibilidade.

“Agora o que rege as buscas das plataformas de IA é o GEO – Generative Engine Optimization, que privilegia os conteúdos jornalísticos em veículos de credibilidade no processo de fortalecimento reputacional de empresas e profissionais. Cai o peso das redes sociais e cresce a produção de conteúdo jornalístico e a comunicação corporativa. Em outras palavras, a Comunicação Estratégica e a Gestão da Reputação nunca foram investimentos tão importantes como nessa atual Era das IAs“ finalizou Adriana Vieira.

Em seguida o Coordenador de ESG da Shipping Protection, Paulo Renato Lemos, apresentou a iniciativa dessa agência marítima maranhense, voltada para a proteção do meio ambiente, com a criação de uma Reserva Ambiental do tipo RPPN em Alcântara (MA).

Já em processo de legalização, a RPPN Shipping Protection, nas terras de Timbotuba, visa ser uma unidade de conservação para proteger a rica biodiversidade da área que sofre com a degradação, desmatamento e caça ilegal. São ecossistemas importantes, como manguezais, córregos, brejos, lagos e nascentes, além de animais que estão sendo ameaçados com os crimes ambientais em curso no local. E como declarou o líder comunitário Osmar Mendes “essa reserva da Shipping Protection é mais que necessária e urgente para combater os crimes ambientais aqui da região. E o maior crime ambiental seria não autorizar essa implantação imediata” disse ele no vídeo exibido no painel, com imagens capturadas pelo fotógrafo Meireles Jr. e sua equipe, em plena floresta onde está a área dessa RPPN.

Equatorial leva mutirão de serviços gratuitos para municípios do Maranhão


As ações ocorrem em São Luís, Matinha e São João Batista

A Equatorial Maranhão realiza, nesta semana, mais um mutirão de serviços gratuitos voltado para a população de três municípios: São Luís, Matinha e São João Batista. A ação tem como objetivo aproximar a Distribuidora da comunidade, oferecendo facilidades que vão desde a negociação de débitos até o acesso à programas sociais.

Os atendimentos terão a oferta dos seguintes serviços: troca de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por LED - modelos mais econômicos e eficientes - negociação de débitos com condições facilitadas e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal, que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda.
Em Matinha, o mutirão será realizado nesta terça-feira (29), das 9h às 16h, na Escola Astolfo Serra, localizada na Avenida Major Heráclito, nº 700, no Centro da cidade. Em São Luís, a ação será na quarta-feira (30), das 8h às 12h, na Associação Beneficente do Residencial Morada do Sol, situada na Rua 07, Quadra 07, nº 46, no Residencial Morada do Sol II, bairro Maracanã. Já em São João Batista, o mutirão também será realizado na quarta-feira (30), das 9h às 16h, no Centro Administrativo Chiquinho Figueiredo, localizado na Rua Vespasiano Ramos, no Centro do município.

A Equatorial Maranhão reforça a importância de que os interessados levem um documento de identificação com foto, CPF e a conta de luz mais recente. A ação visa não apenas facilitar o acesso a serviços essenciais, mas também incentivar o consumo consciente de energia.

Serviço Mutirão “Pelo Cliente Todo Dia”

Matinha
Data: 29 de julho (Terça-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Astolfo Serra, Av. Major Heráclito, nº 700, Centro.

São Luís
Data: 30 de julho (Quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Associação Beneficente do Residencial Morada do Sol. Rua 07, QD 07 Nº 46, Residencial Morada do Sol II, Maracanã.

São João Batista
Data: 30 de julho (Quarta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Centro Administrativo Chiquinho Figueiredo, Rua Vespasiano Ramos, Centro.

Equatorial Maranhão alerta sobre o perigo e as consequências das queimadas


Com foco na prevenção, Distribuidora e Governo do Estado firmam parceria no combate à incêndios florestais

O número de queimadas segue crescendo no Brasil e o período com maior número de ocorrências de incêndios florestais está se aproximando, a expectativa de pico é nos meses de setembro e outubro, por causa do período seco e dos ventos fortes, que propagam o fogo com mais facilidade e velocidade.

A Equatorial Maranhão investe sempre em campanhas de segurança, que levam à população informações sobre diversos temas importantes, entre eles, os perigos de incêndios em áreas próximas à rede elétrica.

A Distribuidora apoia o Programa Maranhão Sem Queimadas, uma ação estratégica do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que tem caráter preventivo e de combate a incêndios florestais, atuando de forma integrada com órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil.

Iniciado em 2020, o programa segue as diretrizes do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão (PPCD-MA), instituído pelo Decreto Estadual N°40.148, de 11 de julho de 2025, que proíbe a realização de queimadas para fins de limpeza e manejo de áreas rurais, no período de 1º de julho a 15 de novembro, como parte das ações do programa Maranhão Sem Queimadas.

A Distribuidora fomenta diversas ações de sustentabilidade, como campanhas de conscientização sobre queimadas, reciclagem, entre outras. “Quando assumimos o compromisso com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nos alinhamos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre esses objetivos assumidos, destaca-se o ODS 13 “Ação contra a mudança global do clima”, que foca, entre outros fatores, na redução das emissões de Gases do Efeito Estufa na atmosfera, sendo o ponto central das ações do projeto apoiado”, explica Renato Rodrigues, Executivo de Meio Ambiente da Equatorial Maranhão.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Maranhão, este ano, já foram registrados 2.554 focos de incêndio, com municípios como Mirador e Balsas liderando as ocorrências de queimadas. O Estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas do Mato Grosso, que conta com um total de 4.036 focos e do Tocantins, que contabiliza 3.043 queimadas até o momento.

A combinação entre altas temperaturas, baixa umidade do ar e o uso ainda recorrente do fogo para manejo agrícola compõem o ambiente propício para a propagação das chamas.

Período crítico e proibição de queimadas

Para se antecipar a essas ocorrências, alguns Estados já estão tomando providências. No Maranhão, por exemplo, as ações de combate aos incêndios foram reforçadas com o lançamento do programa "Maranhão Sem Queimadas", onde prefeituras do estado firmaram parcerias com o programa para fortalecer as políticas de proteção ambiental. O Fundo Amazônico, por exemplo, vai fornecer R$ 45 milhões — recurso vindo da Alemanha — para a compra de equipamentos destinados a 49 unidades do Corpo de Bombeiros. Outras sete unidades vão ser construídas para ampliar o trabalho da corporação.

A recomendação para os produtores é que substituam o fogo por técnicas alternativas, como roçadas manuais ou mecanizadas, e criação de aceiros — faixas de terra sem vegetação que funcionam como barreira para o avanço das chamas.

Impactos ao meio ambiente e à rede elétrica

Além da degradação ambiental e da ameaça à biodiversidade, as queimadas têm afetado a infraestrutura elétrica do estado. A Equatorial Maranhão registra anualmente diversas ocorrências de grande proporção causadas por fogo em áreas próximas à rede de energia. “Queimadas próximas à rede elétrica podem causar danos a rede elétrica e longas interrupções no fornecimento. Isso compromete o atendimento e exige ação coordenada entre bombeiros e equipes de manutenção da Distribuidora. A conscientização da população pode ajudar a minimizar esses transtornos e riscos”, afirma Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.

Orientações à população

Em caso de incêndios nas proximidades da rede elétrica, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 e a Equatorial Maranhão pela Central 116.

A Distribuidora reforça o alerta sobre os riscos das queimadas e lista uma série de recomendações que podem evitar consequências mais graves:

• Não queime lixo, principalmente perto de postes e fiações;
• Nunca descarte cigarros ou fósforos acesos em áreas com vegetação;
• Não faça fogueiras perto de vegetação e plantações;
• Não utilize o fogo como ferramenta para limpeza de pastagens;
• Utilize aceiros como barreiras preventivas;
• Priorize alternativas como roçada com ferramentas ou máquinas.

O desafio da mudança de cultura

Apesar dos alertas e das ações preventivas, especialistas apontam que o combate às queimadas depende de uma mudança estrutural na forma como o manejo de solo é realizado, especialmente nas áreas rurais. O fogo ainda é visto por muitos como técnica acessível e eficiente, mas seus efeitos colaterais têm se intensificado ano após ano, comprometendo o meio ambiente, a saúde pública e a segurança energética.

O cenário preocupa ambientalistas, gestores públicos e instituições de pesquisa, que defendem ações coordenadas, educação ambiental nas comunidades e investimento em tecnologia para prevenção e monitoramento.

A temporada de queimadas está longe de acabar — e os próximos meses exigem vigilância redobrada e ajuda coletiva de todos os maranhenses e brasileiros para preservar o que há de mais importante para a vida no planeta: o meio ambiente.

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Paciente do 1º transplante cardíaco do MA agradece nova chance com passeio terapêutico




Acompanhado pela equipe do HU-UFMA, momento marca a recuperação do paciente após 18 dias da cirurgia pioneira (MA) – Após 18 dias da realização do primeiro transplante de coração no Maranhão, ocorrido no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o paciente R.S.F.P. pôde agradecer pessoalmente pela nova chance de viver. Nesta terça-feira (22), ele realizou um de seus primeiros desejos pós-transplante: visitar a Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Acompanhado pela equipe da UTI Cardio do HU-UFMA, o paciente também passou pela Praça Gonçalves Dias, onde contemplou o pôr do sol em um momento marcado por gratidão e renovação. A ação terapêutica foi cuidadosamente planejada para garantir um passeio seguro e acolhedor, respeitando o desejo do paciente, sem renunciar à segurança e ao cuidado com sua saúde.

Segundo a chefe da Unidade Coronariana, Lea Barroso Coutinho Pereira, a recuperação do paciente é considerada excelente. “Ele está clinicamente estável, com todos os exames laboratoriais e de imagem dentro da normalidade, demonstrando uma recuperação exemplar. Já reúne condições para alta hospitalar, estando apenas no aguardo de um último procedimento de rotina”, informou.

Lea acrescentou que, diante desse quadro favorável, foi autorizado o passeio terapêutico à Igreja dos Remédios, a pedido do próprio paciente. “A visita representou um gesto de fé e renovação espiritual, fortalecendo ainda mais o seu processo de recuperação”, destacou.

O procedimento, realizado em 4 de julho, representou um avanço significativo na capacidade do hospital em cirurgias de alta complexidade e ampliou as possibilidades de tratamento para pacientes cardíacos no estado, marcando um feito histórico para a medicina maranhense.

O sucesso do transplante foi resultado de uma articulação eficiente entre diversas áreas assistenciais e administrativas do HU-UFMA, que atuaram de forma integrada desde a captação do órgão até o acompanhamento no pós-operatório. A ação também contou com o apoio fundamental da Central Estadual de Transplantes.

“Esse importante marco para o HU-UFMA é motivo de orgulho e gratidão para toda a equipe multidisciplinar envolvida. Seguimos com o compromisso de oferecer um cuidado de excelência, humanizado e centrado no paciente”, afirmou Lea Coutinho.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância simbólica e institucional do momento, reforçando o papel do hospital como referência em alta complexidade no estado. “Proporcionar momentos como esse — em que o paciente pode expressar sua fé e gratidão — reforça nosso compromisso com uma saúde pública mais humana e resolutiva. Este transplante representa não apenas um avanço técnico, mas também um símbolo de esperança para todos que aguardam por uma nova chance de viver.”

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

domingo, 27 de julho de 2025

Lideranças políticas do Sertão Maranhense declaram apoio a Orleans


Reunidos em um encontro articulado pelo prefeito de São Domingos do Maranhão, Kléber Tratorzão, dezenas de lideranças políticas dos municípios de São Domingos, São João dos Patos, Mirador, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Jatobá, Graça Aranha, Buriti Bravo, Lago dos Rodrigues, Santa Filomena, São José dos Basílios, Fortuna, Paraibano, Joselândia, Presidente Dutra e Colinas declararam apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao governo do Estado em 2026. Foi mais um grande ato político que mostra o crescimento do nome do secretário para a disputa eleitoral de 2026.

“Com a experiência de quem está no quarto mandato de prefeito, tenho a convicção de que somente com unidade e trabalho podemos transformar o nosso município e o nosso estado. Por isso, hoje reunimos nosso grupo político e todas as lideranças do Sertão para apresentar Orleans como nosso pré-candidato a governador, porque o grandioso trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão e sua equipe tem que ter continuidade”, afirmou Kléber Tratorzão, sob aplausos de vereadores, prefeitos e outros líderes políticos presentes no almoço em São Domingos, que também contou com a participação do deputado federal André Fufuca.

Orleans Brandão declarou sua alegria em ver tantos amigos do Sertão Maranhense ali reunidos, convidados pelo prefeito Kleber Tratorzão e a primeira-dama Núbia Patrol. Ao agradecer pela declaração de apoio, afirmou que aceita com muita responsabilidade e trabalho a missão que a ele está sendo confiada, com o compromisso de dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.

“Desde o primeiro dia em que assumi o cargo de secretário, tenho andado por todo o Maranhão, ouvindo os gestores municipais, estabelecendo parcerias e levando as políticas públicas a quem mais precisa. São mais três mil obras já entregues, como os Viva Procon, os restaurantes populares, as areninhas esportivas, a pavimentação asfáltica, e outras grandes obras sonhadas pela população, como a estrada que liga São Domingos a Graça Aranha. Também estamos combatendo a pobreza com o programa Maranhão Livre da Fome, e gerando emprego e renda para as pessoas. Vamos continuar levando desenvolvimento aos 217 municípios”, enfatizou Orleans Brandão.

sábado, 26 de julho de 2025

LOJAS POTIGUAR COM HORÁRIO ESPECIAL NO FERIADO DA ADESÃO DO MARANHÃO À INDEPENDÊNCIA (28.07)


Os vendedores Roney de Jesus e Hilda Rodrigues lembram que todas as lojas da Potiguar estão com muitos produtos de lazer para as férias, e vão estar abertas no feriado de segunda (28.07), em horários especiais.
E muitas opções em produtos de lazer para as férias

As Lojas Potiguar vão funcionar em horário especial nessa próxima segunda-feira, 28 de julho, feriado estadual que celebra a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

Segundo a rede, o atendimento ao público será mantido em todas as unidades do estado, mas com horários diferenciados de acordo com a localidade.

As lojas Potiguar nos bairros Cohama e Forquilha, ambas em São Luís, abrirão as portas em horário ampliado, das 8h às 18h. Já as unidades do Centro, Cohafuma, Maiobão, Olho d’Água e Africanos, todas em São Luís, funcionarão das 8h às 14h, assim como as lojas das cidades de Imperatriz e Santa Inês. E a Potiguar de Bacabal seguirá aberta das 8h às 12h. E o Centro de Distribuição (CD) estará fechado durante o feriado. As operações logísticas, incluindo entregas e movimentação de cargas, serão retomadas na terça-feira (29).

Ofertas para Férias e compromisso com o cliente

A Potiguar mantém a tradição de adaptar seu funcionamento nos feriados locais para atender às necessidades dos consumidores.

A medida visa garantir atendimento à clientela que busca aproveitar o feriado para realizar compras, reformas ou adquirir materiais de construção e decoração com muita tranquilidade. E também aproveitar as ofertas em produtos voltados para o lazer nas férias. São cadeiras de praia, caixas térmicas e coolers, copos térmicos, bóias e piscinas para curtir ainda mais esse mês de julho entre amigos e família.

Dia dos Avós em destaque no Empório Fribal


Todas as lojas do Empório Fribal estão em clima de celebração do Dia dos Avós, com sugestões de presentes para emocionar e criar memórias com aqueles que são a base das famílias.

Quinzena especial com opções de presentes para emocionar vovôs e vovós

O Dia dos Avós, celebrado no Brasil no dia 26 de julho, é uma data cuja origem remonta à tradição católica, que celebra nessa data, o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus. Uma data portanto, que representa um tributo ao amor, à sabedoria e à herança familiar transmitida entre gerações.

Mais do que uma oportunidade para presentear, é um momento de reconhecer o papel fundamental daqueles que, muitas vezes, são o alicerce emocional das famílias: os avós. Com o avanço da longevidade e a valorização dos laços intergeracionais, marcas têm investido em ações especiais voltadas a esse público. Uma delas é o Empório Fribal, que lançou a Quinzena dos Avós, uma campanha com sugestões de presentes para surpreender e emocionar.

Em todas as lojas do Empório Fribal, em destaque uma seleção criteriosa de produtos nacionais e importados que vão além do presente — são convites para encontros, memórias e partilhas.

Entre as opções de presentes estão produtos, cestas ou kits personalizados, montados ao gosto de cada cliente; com itens como biscoitos artesanais, bolos especiais, chás importados, chocolates finos e vinhos selecionados. Para os avós com gosto requintado, há ainda produtos gourmet como azeites, massas artesanais, geleias exclusivas e temperos diferenciados. E para transformar o dia a dia em momentos de celebração, a dica são os itens de casa e decoração: louças elegantes, conjuntos de xícaras, cafeteiras e acessórios que trazem charme e aconchego ao lar.

A Quinzena dos Avós do Empório Fribal se posiciona como mais do que uma ação comercial: é um tributo àqueles que representam amor, amizade, conselho e carinho que atravessa gerações.


Foto – Divulgação: Todas as lojas do Empório Fribal estão em clima de celebração do Dia dos Avós, com sugestões de presentes para emocionar e criar memórias com aqueles que são a base das famílias.

Quinzena especial com opções de presentes para emocionar vovôs e vovós

O Dia dos Avós, celebrado no Brasil no dia 26 de julho, é uma data cuja origem remonta à tradição católica, que celebra nessa data, o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus. Uma data portanto, que representa um tributo ao amor, à sabedoria e à herança familiar transmitida entre gerações.

Mais do que uma oportunidade para presentear, é um momento de reconhecer o papel fundamental daqueles que, muitas vezes, são o alicerce emocional das famílias: os avós. Com o avanço da longevidade e a valorização dos laços intergeracionais, marcas têm investido em ações especiais voltadas a esse público. Uma delas é o Empório Fribal, que lançou a Quinzena dos Avós, uma campanha com sugestões de presentes para surpreender e emocionar.

Em todas as lojas do Empório Fribal, em destaque uma seleção criteriosa de produtos nacionais e importados que vão além do presente — são convites para encontros, memórias e partilhas.

Entre as opções de presentes estão produtos, cestas ou kits personalizados, montados ao gosto de cada cliente; com itens como biscoitos artesanais, bolos especiais, chás importados, chocolates finos e vinhos selecionados. Para os avós com gosto requintado, há ainda produtos gourmet como azeites, massas artesanais, geleias exclusivas e temperos diferenciados. E para transformar o dia a dia em momentos de celebração, a dica são os itens de casa e decoração: louças elegantes, conjuntos de xícaras, cafeteiras e acessórios que trazem charme e aconchego ao lar.

A Quinzena dos Avós do Empório Fribal se posiciona como mais do que uma ação comercial: é um tributo àqueles que representam amor, amizade, conselho e carinho que atravessa gerações.

HU-UFMA oferece tratamento gratuito para hepatites virais crônicas


Referência nesse tipo de atendimento, hospital reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. No HU-UFMA, o atendimento é feito no Núcleo do Fígado, que atua no diagnóstico, controle e tratamento das hepatites B e C.

São Luís (MA) – No mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), destaca que oferece tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para essas infecções, que muitas vezes não apresentam sintomas nas fases iniciais, mas podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer de fígado.

A campanha nacional Julho Amarelo, instituída em 2019, visa alertar a população sobre os riscos e reforçar medidas de prevenção, como vacinação e testagem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta global é eliminar as hepatites B e C como problema de saúde pública até 2030. No Brasil, mais de 28 mil novos casos foram notificados em 2023, sendo 56,7% de hepatite C e 35,4% de hepatite B.

Os hospitais universitários da Rede Ebserh estão engajados na campanha e oferecem assistência especializada a pacientes com hepatites virais. No HU-UFMA, o atendimento é feito pelo Núcleo do Fígado, que atua no diagnóstico, controle e tratamento das hepatites B e C.

Doenças silenciosas

Muitos pacientes são assintomáticos, principalmente no início. Outros podem apresentar sintomas como fadiga, cansaço extremo, febre baixa, dor abdominal (principalmente do lado direito), náuseas, perda de apetite, dor muscular e nas articulações, urina escura, fezes esbranquiçadas e icterícia (pele e olhos amarelados).

De acordo com o médico hepatologista e endoscopista Rogério Soares Castro, da Unidade de Clínica Médica do HU-UFMA, as hepatites podem ser agudas ou crônicas. “As agudas se manifestam por meio de alguns sintomas: desconforto abdominal, náuseas, vômitos, icterícia [coloração amarelada da pele] e também colúria [coloração escura da urina], quando se deve procurar imediatamente os postos de saúde. Já as crônicas, que não manifestam sintomas, podem ser reveladas meio de exames de sangue e de imagem, como alterações do fígado, e que podem levar a quadros mais graves, como cirrose hepática”, explica.

Transmissão e tipos mais comuns

No Brasil, os tipos mais comuns são as hepatites A, B e C. A hepatite A é transmitida por água ou alimentos contaminados e é mais frequente em áreas com pouco saneamento básico. A hepatite B é considerada a mais perigosa, sendo transmitida por sangue, relações sexuais desprotegidas e da mãe para o filho durante a gestação.

Já a hepatite C também é transmitida pelo sangue e pode ser contraída por meio do compartilhamento de objetos cortantes, como agulhas e alicates de unha sem esterilização adequada. As hepatites D e E, embora existam, são menos comuns no país.

Vacinação e prevenção

O SUS oferece gratuitamente vacinas contra hepatites A e B. Medidas simples como uso de preservativos, não compartilhar objetos cortantes ou perfurantes e cuidados com higiene alimentar ajudam a prevenir as infecções.

“A vacina contra a hepatite B é importante para a prevenção da doença. Todos devem ser vacinados, até os que não vacinaram ainda criança, evitando o contágio individual e também a transmissão para outras pessoas. A hepatite A também possui vacina específica e que está disponível”, orienta Castro.

O médico recomenda que a população solicite os testes de hepatites virais durante os exames de rotina. “Os pacientes devem solicitar ao médico nos exames de rotina as sorologias para as hepatites virais e que os exames, caso tenham resultado positivo, sejam encaminhados para os profissionais, pois as hepatites virais têm tratamento, controle e cura”.

A instituição também promove ações educativas para informar a população. “No HU-UFMA é realizado um trabalho de conscientização sobre as hepatites virais, por meio de palestras e demais materiais informativos que são disseminados no hospital para a população. Os profissionais de saúde estão capacitados para informar sobre as hepatites virais, métodos de transmissão, possíveis sintomas, diagnóstico precoce e tratamento eficaz”, garante.

Grupos vulneráveis

“Os usuários de droga são grupo de risco, especialmente os de drogas injetáveis, mas não só esses. Os usuários de cocaína, por meio de microfissuras, também podem transmitir, de pessoa a pessoa, os vírus das hepatites B e C. Fatores de risco que aumentam a chance de contágio são o uso de navalhas, alicates e tesouras de unha e comportamento sexual com múltiplos parceiros e sem uso de preservativos. Tudo o que pode ser transmitido pelo sangue ou por secreções sexuais pode transmitir a doença”, alerta o hepatologista.

Testagem e tratamento

O teste para hepatite é rápido, gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A hepatite A geralmente se resolve com repouso e alimentação adequada. A hepatite B pode se tornar crônica, mas há medicamentos que controlam a infecção. Já a hepatite C tem cura em mais de 95% dos casos, com medicações modernas disponíveis no SUS.

Sem o tratamento adequado, as hepatites podem gerar complicações graves. Cerca de 70% a 80% dos casos de hepatite C e 5% de hepatite B evoluem para formas crônicas. Destas, 20% a 30% podem levar à cirrose, e de 1% a 4% dos casos de cirrose evoluem anualmente para câncer de fígado.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.Att.:

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Megaliquidação Potiguar neste sábado (26.07)


Tem MegaLiquidação nesse sábado (26.07), das 7h às 19h, em todas as lojas Potiguar.
Ação terá 12 horas de ofertas imperdíveis

Sempre promovendo ações e campanhas para democratizar o acesso das pessoas aos materiais de construção e outros itens para o lar, o Grupo Potiguar promove um sábado de descontos imbatíveis.

A ação é neste dia 26 de julho, e promete ser uma verdadeira maratona de ofertas. Todas as unidades da Potiguar em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês estarão abertas em horário especial, das 7h às 19h, oferecendo 12 horas ininterruptas de preços arrasadores em todos os setores.

São superofertas para todos os gostos e bolsos. Entre as ofertas que os consumidores poderão aproveitar estão piso a partir de R$ 20,90 o metro quadrado; massa corrida de 20kg a partir de R$ 39,90 e cadeira de praia a partir de R$ 59,90, só para dar alguns exemplos.

A campanha promete ainda muitas outras promoções exclusivas, com condições facilitadas de pagamento e variedade de produtos que vão de materiais de construção e acabamento a itens de lazer e utilidades para o lar.

Essa megaliquidação deste sábado é também uma forma de oferecer ao consumidor oportunidades reais de economia em um período de readequação orçamentária de muitas famílias; ajudando os maranhenses a realizarem o seu sonho maior de ter um lar confortável e seguro.

Mas a dica é aproveitar para ir cedo às lojas Potiguar e garantir os produtos com desconto antes que acabe os estoques. Com variedade, preço baixo e atendimento de qualidade, esse será um sábado de oportunidades únicas. E como dizem os clientes fiéis da marca: “Na Potiguar, quem chega cedo sai ganhando.”

Serviço:

O Quê: Megaliquidação Grupo Potiguar

Quando: Sábado, 26 de julho de 2025

Horário: Das 7h às 19h

Onde: Todas as lojas Potiguar

EQT Lab promoveu Aula Inaugural da 2ª Edição do Capacitech em São Luís


Alunos beneficiados irão contar com capacitação em linguagem de programação e IA

Foi em clima de muita expectativa, curiosidade e alegria pela oportunidade, que os 150 alunos selecionados participaram da aula inaugural do Capacitech, realizada no auditório do Ed. João Goulart, no Centro histórico de São Luís, nesta quarta-feira (23).

Idealizado pelo EQT Lab, hub de inovação e tecnologia do Grupo Equatorial, o Capacitech é um programa de inovação e impacto social de sucesso, que está em sua segunda edição, e vai proporcionar a qualificação gratuita em linguagem de programação e IA.

Além do foco técnico, o programa também desenvolve competências comportamentais essenciais para o mercado de tecnologia. O Capacitech é um investimento do Grupo Equatorial no futuro e reforça seu compromisso como agente de transformação social por meio da inovação.

O programa está beneficiando jovens e adultos, incluindo estudantes do ensino médio técnico / superior e membros de comunidades de baixa renda; em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Andressa Gaspar, curadora do EQT Lab, destaca a relevância desse projeto que reúne inclusão social e o incentivo à cultura de inovação entre os alunos; aumentando seu potencial de empregabilidade e protagonismo social. “Por meio dessa capacitação, visamos incluir esses alunos nos processos de tecnologia e inovação, para que possam ter um futuro profissional nesse setor de grande empregabilidade, com boas oportunidades dentro do mercado de trabalho com esse programa de inclusão digital, que foi um grande sucesso em sua primeira edição” explicou.

Para Adryand Coelho, Coordenador de Laboratórios Educacionais do IEMA, instituição parceira do programa, “o Capacitech para nossos alunos do IEMA, tanto para os alunos ativos, quanto para os egressos, é um projeto de grande impacto social e muito importante. A Equatorial, com esse programa, nos dá uma oportunidade para elevar ainda mais a empregabilidade dos alunos. Após essa capacitação, eles terão a possibilidade de entrar no mundo do trabalho muito mais capacitados e habilitados, para terem a chance de conquistar um bom emprego. E já temos alunos que participaram da primeira edição do Capacitech e que foram contratados pela Equatorial, pelo IEMA e outras empresas do mercado de trabalho local” revelou.

O sucesso do programa se revela em cada aluno da primeira edição que já foi aproveitado pelo mercado de trabalho. Jovens como os ex-alunos Breno Leonardo Martins de Sousa, de 19 anos, que atualmente é estagiário no EQT Lab; e Rafael Silveira, ex- aluno do IFMA, e hoje também é estagiário do EQT Lab.

“Me lembro do dia em que soube dessa oportunidade no IEMA e resolvi participar. Foi uma experiência incrível e transformadora, e me vejo nesses alunos que agora ingressam na segunda edição do programa. Desejo a eles o mesmo sucesso que eu tive. Hoje, sou estagiário do EQT Lab, que é um laboratório de inovação onde aprendo muito. Assim vou seguindo minha carreira, e já tão jovem inserido no mercado de trabalho. Vou continuar trabalhando e aprendendo para realizar meu sonho de ser um desenvolvedor sênior de sucesso”, destacou Breno.

“Foi muito proveitosa a formação do Capacitech, que é abrangente e a gente consegue ter um conhecimento bem avançado e prático. Logo que conclui o programa já fui inserido no mercado, como estagiário do EQT Lab, e muito do conhecimento que aprendi no Capacitech, hoje aplico no meu trabalho com sucesso”, revelou Rafael.

Além das vagas para as escolas, o programa também oferta oportunidades para a comunidade e está transformando a vida de pessoas, como fez com Joana Dayse da Silva. Ela soube do programa, se inscreveu na vaga da comunidade e concluiu com sucesso a capacitação. “Hoje, já trabalho como desenvolvedora júnior no EQT Lab e estou realizada. Essa capacitação foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida, pois de estudante, me tornei uma profissional e agradeço demais à Equatorial por essa oportunidade, que só veio somar na minha vida. Também faço faculdade de Engenharia de Software e pretendo seguir aprendendo sempre mais. O Capacitech me deu a oportunidade de acelerar a minha carreira e me abriu as portas para o mercado de trabalho”, declarou emocionada.

Marcos Felipe Leal Câmara, Líder de Governança do EQT Lab, destaca que, após os nove meses de capacitação, os alunos dessa segunda turma do Capacitech também estarão aptos a desfrutar de grandes oportunidades de inserção no mercado de trabalho: “Há uma necessidade no Brasil muito grande de profissionais desenvolvedores e de tecnologia; e através do Capacitech encontramos uma forma de levar para a comunidade um treinamento que engloba as habilidades necessárias e mais demandadas pelo mercado, para que esses alunos possam aprender, para suprir as necessidades, tanto do EQT Lab quanto do mercado em geral. Muitos alunos da primeira edição já estão trabalhando ou estagiando, e todos com excelente aproveitamento e construindo uma carreira sólida”, avalia o Líder de Governança do EQT Lab.