Mais de 300 jovens e adultos alcantarenses, moradores da sede e dos povoados, receberam neste final de semana, certificados de capacitação profissional dos cursos de pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, eletricista instalador predial de baixa tensão, operador de computador e pintor de parede. A entrega foi feita pelo Prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT), em solenidade realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, na Praça da Matriz.
Centenas de moradores e convidados prestigiaram a solenidade. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, por meio da Caixa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e a Prefeitura de Alcântara. A solenidade foi prestigiada ainda pelo deputado Hélio Soares; o vice-prefeito, Pastor Pedro Morais; a presidente da Câmara Municipal de Alcântara, Marleni Moraes.
Participaram ainda a Primeira-Dama de Alcântara, Willciléia da Costa Lima; os secretários municipais Frei Silvino (Turismo), Hilda Rodrigues (Assistência Social), Zezinho (Educação), a coordenadora dos cursos, Sildilene Costa Ferreira, e a chefa de gabinete da Prefeitura, Soraia Gleide. Da direção estadual do Senai, prestigiaram e também realizaram a entrega dos certificados o Gerente de São Luís, Taici Gameiros, a supervisora técnica, Josemídia Andrade, e os instrutores Railson Lisboa Martins e Thiago Carvalho Diniz.
“Hoje é um dia especial e marcante na vida de centenas de famílias alcantarenses. A maioria dos jovens e adultos que aqui estão recebem o seu primeiro certificado de uma profissão. É uma conquista importante para a sua trajetória pessoal e profissional. Parabenizo a todos e agradeço aos nossos parceiros institucionais Senai, Caixa, Governo Federal, presidente de associação de moradores, lideranças comunitárias e a toda a equipe da prefeitura”, disse Araken.
Para Iracy de Jesus Monteiro Mendes, 38, que fez o Curso de Bombeiro Hidráulico, “ter o certificado de uma profissão é uma oportunidade que a gente pode considerar única, pois nem todo mundo tem condição financeira de fazer um curso desses, do Senai”. Domingas Moraes Ribeiro, 43, moradora de Oitíua, agora pedreira de alvenaria, destacou que a Prefeitura “tá abrindo as portas pra muita gente que queria entrar no mercado de trabalho”. Já Martinha Magna Costa Pereira, 29, enfatizou que “o curso foi muito bom, porque nunca pensei que ia levantar uma casa de tijolo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário