sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CAMINHADA PELA PAZ PERCORRE AS RUAS DE SÃO LUÍS

CAMINHADA PELA PAZ PERCORRE AS RUAS DE SÃO LUÍS
Aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) no Centro de São Luís a Caminhada pela Paz que reuniu diversas pessoas vestidas de branco e com flores nas mãos. Com o trajeto da Praça Deodoro, a caminhada desceu a Rua Rio Branco e foi até a Praça Gonçalves Dias, onde cantores maranhenses realizaram uma cantata em busca da paz. 
Participaram da Caminhada da Paz, pessoas de diversas faixas etárias, incluindo, a presença de familiares de duas vítimas da violência em São Luís, dentre eles: o pai da menina Ana Clara, Wenderson de Sousa e Joseilde Rodrigues Costa, mãe do menino Mateus Rodrigues Costa, morto enquanto estava em seu colégio em Paço do Lumiar.
O evento contou ainda com a presença de artistas maranhenses, dentre eles: Uimar Júnior, Ademar Danilo, Trabulsi e Tutuca. Além do Movimento União pela Moradia que também se juntou a caminhada.
Na Praça Gonçalves Dias, o Pastor Márcio Oliveira, da Comunidade Viva do Parque Jair fez uma linda oração, proclamando a Paz. Logo após, foi realizada uma cantata com a presença dos cantores: Marcone Rezende, Nosly Jr., Marquinhos Duallibe e Rogério do Maranhão.
Um dos organizadores do movimento, o servidor público, Silvino Gonçalves, garantiu que o movimento deve continuar. “Não vamos parar por aqui. Vamos nos reunir nos próximos dias para decidir sobre os próximos passos do nosso grupo. A sociedade civil precisa se organizar para cobrar respostas objetivas do governo para combater tanta violência. E é isso que estamos fazendo”.
Caminhada pela Paz - O ato simbólico marcou o início da agenda do Movimento Paz Maranhão, que cobra dos órgãos do poder público, soluções para o problema da violência em todo o estado. Para Ana Lourdes, médica pediatra e uma das organizadoras do evento: “É preciso que a sociedade acorde para a luta pelos direitos de paz. “Queremos que as pessoas participem e saiam de sua rotina para pedir por
mais paz nas ruas e menos violência”. Não temos nenhum vínculo político. Somos apenas pessoas que estão verdadeiramente incomodadas com a violência que aflige nossa cidade", disse.
Paz Maranhão – é um movimento criado pela reunião de um grupo mulheres, que logo ampliou a participação a várias outras pessoas, estendendo as famílias da nossa sociedade que se encontram fragilizadas pelos últimos acontecimentos. É um movimento pacífico que conclama pela a PAZ e justiça no estado do Maranhão. E surgiu diante da onda de violência que vem assustando a população da região metropolitana da capital desde o fim do ano passado e culminou nos incêndios aos ônibus no último dia 06, vitimando a menor Ana Clara, sua irmã Lorane Beatriz, de apenas 01 ano, sua mãe Juliane Carvalho e Márcio Ronny da Cruz.
Pauta de Reivindicações- No último dia 13, o Movimento Paz Maranhão entregou a OAB- MA (Ordem dos Advogados do Brasil), uma pauta de reivindicações, que são, a saber:
1) Retirada da Polícia Militar de dentro dos presídios e colocá-la nas ruas, por ser considerado desvio de função; 
2) Substituir todos os terceirizados por agentes penitenciários concursados, concluindo o concurso em andamento também da PM/BM e abrindo novo concurso, se necessário; 3) Convocar concurso público para defensores públicos; 
4) Aumentar o orçamento da Segurança Pública, estruturando as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros aumentando e qualificando os efetivos policiais; 
5) Abrir vagas no sistema penitenciário, priorizando construção de presídios regionais, reduzindo a superlotação e permitindo o cumprimento de mandados de prisão pendentes; e 
6) Garantir o cumprimento individualizado da pena, separando apenados conforme o regime prisional e não os misturando aos presos provisórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário