domingo, 16 de novembro de 2014

Divulgadas as empresas que concorrem ao Prêmio Empresário do Ano 2014 da Associação Comercial do Maranhão

No próximo dia 19 de novembro, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) realiza a eleição para a escolha dos vencedores do Prêmio Empresário do Ano de 2014 – PEA 2014. Diferente dos anos anteriores, no certame 2014 serão escolhidos vencedores nas categorias de micro, pequena e média/grande empresa. 
Na lista tríplice, na categoria Micro Empresa concorrem as empresas Casa Prática, Arabian Grill e Panificadora Sabor e Qualidade. Na categoria Média/Grande estão as empresas Safemed, Elétrica Visão e Galeteria Pingão. Na categoria Pequena Empresa apenas uma das empresas concorrentes passou pelos critérios da primeira e segunda etapa da premiação, já sendo a contemplada desta categoria, cujo nome será divulgado apenas no dia 19, juntamente com as demais vencedores das outras categorias citadas.
A eleição, mediante votação secreta, terá participação exclusiva dos associados da entidade, constituindo-se como a terceira fase do PEA, cujo processo de escolha sofreu alterações e passou a contemplar várias categorias de empresas. A quarta e última fase será a festa de premiação dos vencedores, prevista para acontecer no dia 18 de março de 2015.
No dia 4 de novembro a ACM concluiu a segunda fase de avaliação dos concorrentes ao PEA 214. Nesta etapa, as 14 empresas classificadas foram avaliadas   por presidentes e executivos de entidades de classe, num processo de avaliação subjetiva que atribuiu pontuação de 5 a 10 em critérios propostos pela Comissão Organizadora do prêmio.
Participaram desta etapa de avaliação subjetiva do PEA 2014, o Sebrae, a Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (AMDA), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), o Conselho Superior da ACM, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a Associação Maranhense de Supermercados (AMASP) e a empresa Quadrante Design. 
Para chegar na segunda etapa, as empresas se inscreveram e foram selecionadas mediante uma parceria entre a ACM e o Sebrae, com base nos mesmos critérios de avaliação da gestão do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade à Micro e Pequenas Empresa). A primeira fase constitui-se em um diagnóstico de avaliação da gestão sob diversos aspectos.
De acordo com o coordenador do PEA 2014, o diretor da ACM Fabrizio Duailibe, o resultado da segunda etapa será agora somado à pontuação obtida na primeira fase de diagnóstico do MPE Brasil. “De acordo com o regulamento do Prêmio Empresário do Ano, que pode ser consultado no site da ACM [www.acm-ma.com.br], faremos uma média para definir as listas tríplices que serão votadas à votação secreta, com participação apenas dos associados da ACM no dia 19 de novembro, quando serão escolhidos um vencedor por categoria.”, explicou o diretor.
A votação acontecerá na sede da ACM, de 8 às 18h. No mesmo dia serão divulgados os nomes dos vencedores, que receberão o troféu no dia 18 de março de 2015, em uma concorrida cerimônia de premiação. 
SOBRE O PEA 2014
O título de “Empresário do Ano” foi instituído originalmente pela Portaria ACM nº 01/134 de julho de 1987. A honraria foi criada como forma de reconhecimento aos empresários em atividade há mais de cinco anos, residentes no Maranhão, que se destacaram em suas áreas, a ponto de contribuir para o fortalecimento do setor em que atuam e para o crescimento socioeconômico do estado.
Neste ano de 2014, a premiação ganhou um novo formato de avaliação e uma nova metodologia de escolha. Antes, a premiação distinguia um só vencedor e a indicação dos participantes era feita pelas entidades de classe. Com as indicações, formava-se uma lista sêxtupla, que era submetida à bvotação direta dos associados. Atualmente para participar, a empresa interessada deve se inscrever pelo site da Associação Comercial do Maranhão e passar pelas etapas de avaliação já descritas acima, o que reforça ainda mais o mérito da honraria. 
Desde a criação do prêmio, há 27 anos, já receberam o título os empresários Manoel Alves Ferreira (1987), William Nagem (1988), Luiz Noronha (1989) - falecidos, Zildene Falcão (1990), Carlos Gaspar (1991), Roberto Albuquerque (1992), Raimundo Gaspar (1993), Walter Picanço Abreu (1994 – falecido), Daniel Aragão (1995), Afonso Manoel Ferreira (1996), Nelson Frota (1997), Marcos Regadas (1998), José de Jesus Ataíde (1999), Júlio Noronha (2000), Maria Izabel Rodrigues (2001), Edílson Baldez (2002), Manoel Vieira Brasil (2003), José Gonçalves dos Santos Filho (2004), Emanoel Caracas dos Santos (2005), Ilson Mateus (2006), Francisco Carlos de Oliveira (2007), Antônio José Nicolau (2008), Raimundo Nonato Maciel (2009), Arione Diniz (2010), Ubaldo Silva (2011) e João Rolim (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário