quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Estado e Prefeitura de São Luís testam integração do Samu ao Ciops

Desde o início do período carnavalesco, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está instalada na sede do Centro de Operações Integradas de Segurança (Ciops). Na noite de sábado (14), membros da cúpula do sistema de segurança, incluindo o secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, e a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, acompanharam o funcionamento do sistema integrado.
O Estado e o Município estão desenvolvendo o projeto piloto com o objetivo de agilizar o atendimento das ocorrências à população através do trabalho em conjunto entre as equipes do Samu, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Médico Legal (IML), sendo que os três últimos já atuam no Ciops. O projeto disponibilizará mais ferramentas aos atendentes do Samu, como o serviço de videomonitoramento para verificar, de forma mais precisa, que ambulância deverá ser encaminhada a cada ocorrência.
Durante a apresentação aos gestores, o diretor do Ciops, tenente-coronel Jorge Luongo, frisou a importância desse momento de integração entre a gestão municipal e estadual, diálogo que está sendo estabelecido na gestão do governador Flávio Dino. “Vemos aqui hoje o resultado de uma luta que vem sendo travada há mais de dez anos. Com certeza colheremos resultados positivos dessa parceria através da diminuição do tempo de atendimento e com a satisfação da população”, destacou.
Para a secretária municipal de Saúde, Helena Duaillibe, a parceria também possibilitará segurança aos atendentes do Samu em determinadas regiões. “As equipes poderão, quando em locais mais perigosos e de difícil acesso, ter de imediato o acompanhamento das unidades de segurança”, pontuou. Ela frisou que o projeto é a realização de um sonho, que reflete a integração efetiva entre todas as forças de assistência à população.
O secretário Jefferson Portela reiterou a importância da parceria. “Essa ação é mais uma prova de que o trabalho em conjunto faz toda diferença. O governo do Estado quer fazer uma gestão integrada e principalmente de mudanças positivas à população”, enfatizou.
O balanço dos resultados obtidos com o trabalho integrado durante o carnaval será apresentado ao Ministério da Saúde, solicitando autorização definitiva para que os serviços sejam realizados em conjunto.
A visita ao Ciops para acompanhamento do teste de integração com o Samu, foi acompanhado pelo secretário de Governo da Prefeitura de São Luís, Lula Fylho; pelo diretor-geral do Samu, José Sales; pelo comandante-geral da Polícia Militar, cel Marco Antônio Alves; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, cel Célio Roberto Araújo; pelo delegado-geral de Polícia Civil, Augusto Barros; pelos subcomandantes da PM e Bombeiros, respectivamente, coronéis Raimundo Nonato Sá e  Pessoa; dentre outros gestores do sistema de segurança.

Um comentário:

  1. todas as secretarias e órgãos estadual e municipal que prestam serviços essenciais à população devem estar com suas equipes integradas ao ciops para que se tenha uma padronização no atendimento, dando uma resposta rápida e eficiente as demandas da população e fazendo com que estes serviços tenham uma efetividade na fiscalização por parte dos gestores que os coordenam e da própria sociedade que é a beneficiária final dessa prestação de serviços.

    ResponderExcluir