O prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT), o vice-prefeito, Pastor Pedro, e o vereador Nilson participaram na última segunda-feira (24), na sede da Fiema, em São Luís (MA), de uma reunião do Governo do Maranhão com prefeitos e prefeitas de várias regiões. Na ocasião foi apresentada a proposta da nova pactuação na saúde para formar conglomerados intermunicipais e avançar as ações municipais de saúde.
A proposta do Governo propõe que as cidades que integram as 19 regionais da saúde se pactuem, via conglomerados intermunicipais, para gerir e executar ações no setor. Estes consórcios terão a participação da administração estadual e do Governo Federal, que prestarão apoio financeiro e institucional aos municípios. A gestão compartilhada institui medidas para distribuir recursos de forma mais justa e igualitária.
Permitirá ainda melhor utilização das unidades de saúde já existentes e as que serão entregues; a implantação de novos serviços de pronto atendimento; hospitais para cirurgia eletivas e ortopédicas; Centros de Atendimento Psicossociais e residências terapêuticas; Centro de Especialidades Odontológicas; Centros de Reabilitação; Ouvidorias; Centros de Especialidades Médicas com oferecimento de cardiologia, oftalmologia, pediatria e controle de diabetes; exames e serviços especializados; Centros de Parto Normal; dentre outras.
A proposta apresentada pelo governo estadual será discutida agora entre as equipes das secretarias municipais de saúde em todas as 19 regionais da saúde. “O objetivo do atual Governo é implementar uma pactuação justa na área da saúde, com ações que envolvam todos e não apenas inaugurar hospitais”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco.
Presidente da Famem e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, informou que até novembro será possível, com base nas medidas que também serão sugeridas pelos municípios, estabelecer um acordo de gestão concreto, com base nos anseios e necessidades das cidades. O Prefeito Araken destacou que a “pactuação e gestão compartilhada é um avanço à saúde municipal e garantirá mais benefícios no atendimento médico para a população de Alcântara e de toda a nossa região”.
Para Neide Garrido, do Ministério da Saúde, unindo forças será possível estabelecer um pacto justo e que beneficie todos no setor da saúde do Maranhão. Segundo o Secretário de Saúde, Marcos Pacheco, os municípios tem que se organizar pra priorizar a saúde das gestantes, diabéticos, hipertensos e traumas de acidentes de motos, que são as principais clientelas da rede pública no Estado.
Com a implantação dos conglomerados, cada município assume uma área da saúde para oferecer ao conglomerado. Alcântara oferecerá, por exemplo, urgência e emergência, enquanto, Bequimão, pediatria e São Bento, ortopedia. Os municípios terão a parceria dos governos estadual e federal na organização e funcionamento dos conglomerados, que já foram implantados nos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. (com informações da Famem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário