O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Santos, que, acompanhado de diretores da entidade, apresentou pauta de sugestões da magistratura maranhense para a nova gestão.
Temas relacionados a uma possível reorganização judiciária foram discutidos na reunião, assim como a nomeação de novos juízes, investimento na segurança dos fóruns, valorização dos juízes de 1º Grau, regularização de fornecimento de material, efetivação da paridade entre ativos e inativos, entre outros assuntos.
Na ocasião, o desembargador Cleones Cunha ressaltou a importância de ouvir a magistratura para encontrar saídas para as dificuldades enfrentadas pelo Poder Judiciário, principalmente no momento econômico delicado que o país vive.
“Precisamos analisar o que é necessário fazer, para juntos, encontrarmos soluções diante dos desafios, que são muitos”, afirmou o presidente, acrescentando que a nomeação de novos juízes é uma das ações prioritárias da atual gestão, que será estudada assim que a negociação com os servidores do Judiciário começar a ser solucionada e posta em prática.
O presidente da AMMA, juiz Gervásio Santos, por sua vez, revelou que o momento vivido pelos magistrados nesse início de gestão é diferenciado e aponta boas expectativas, tendo em vista que o atual presidente da Corte Estadual de Justiça tem legitimidade e conquistou credibilidade junto à classe por estar sempre disponível a ouvir os juízes. “Sua postura cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de um trabalho conjunto e coeso”, assinalou.
REESTRUTURAÇÃO – A necessidade de uma reestruturação no âmbito do Judiciário estadual foi apresentada na reunião como uma possível solução para a falta de acesso à Justiça em determinadas regiões do Maranhão. Os dirigentes da AMMA sugeriram que seja feita uma análise criteriosa das unidades judiciais criadas e não instaladas, da realidade de distribuição de determinadas comarcas, reorganizando a estrutura já existente.
“Não queremos vir apenas solicitar a instalação de varas e nomeação de juízes porque sabemos que estamos em um momento difícil e também que, em vários casos, esta não será a solução. Mas pensarmos uma reestruturação, que não impacte em criação de estruturas e mais gastos, é uma opção viável”, completou Gervásio Santos.
O desembargador Cleones Cunha frisou que novas reuniões serão realizadas com a participação dos juízes e da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, para fazer levantamentos sobre a situação das comarcas no Estado, com vistas a uma adequação das necessidades jurisdicionais.
“Nossa gestão será compartilhada. Quero e preciso da participação de vocês para que possamos colocar nossos projetos em prática, com engajamento dos magistrados e servidores”, ressaltou o presidente do TJMA.
Além do presidente da AMMA, participaram da reunião a diretora-geral do TJMA, juíza Isabella Martins, e os juízes Marcelo Silva Moreira, 1º vice-presidente AMMA, Ângelo Antônio Alencar dos Santos, 2º vice-presidente, Lavínia Macedo Coelho, 3ª vice-presidente, Holídice Barros, secretário-geral, e Carlos Henrique Rodrigues Veloso, tesoureiro-geral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário