quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Escolas estaduais mobilizam população contra Aedes aegypti em Belágua, Vargem Grande e Imperatriz

Escolas das 19 unidades regionais de Educação do Maranhão já iniciaram as atividades de mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti. Em Belágua, na região de Itapecuru, por exemplo, estudantes do CE Emésio Araújo começaram a programação no último sábado e concluíram nesta quarta-feira (17). Eles organizaram palestras e uma grande passeata, passando de casa em casa com orientações para envolver a comunidade e conscientizar a população a como evitar focos do mosquito.
 
Segundo a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, a iniciativa é estratégica porque permite difundir informações de utilidade pública no ambiente escolar, potencial formador de entusiasmados multiplicadores. “Com esta ação compartilhada da Seduc com outros órgãos envolvidos na ação que ocorrerá dentro do ambiente escolar, o trabalho vai ser replicado de forma mais rápida e eficaz para as famílias dos estudantes e comunidade, aumentando consideravelmente o contingente de pessoas no combate ao mosquito”, destacou Áurea.
Também nesta quarta, alunos de escolas estaduais de Vargem Grande, como o CE Santos Dumont, promoveram atividades teatrais para chamar a atenção para a força tarefa contra o mosquito, que transmite dengue, chikungunya e zika.
Em Imperatriz, durante o último final de semana, uma grande mobilização reuniu diversos centros de ensino e escolas, com panfletagem, exposição de cartazes e coleta de resíduos sólidos. Os mobilizadores aproveitaram para dar dicas à população quanto às formas adequadas de prevenção e de acondicionamento de objetos em áreas externas, por exemplo.
“Buscamos sensibilizar e informar os transeuntes, comerciários e comerciantes sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes aegypti. Foi muito bom e importante este momento. Mas a luta continua. Façamos a nossa parte”, disse a gestora do CE Governador Archer, professora Diana Barreto.
A mobilização é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde e conta com a parceria dos estados. Nesta sexta-feira (19), dia D da ação, participa das atividades no Maranhão a ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, acompanhada dos secretários estaduais e de toda a comunidade escolar. A concentração para o evento será na Praça Sete Palmeiras, na Vila Embratel, às 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário