Uma comitiva do Governo do Estado, coordenada pelo vice-governador, Carlos Brandão, esteve reunida com o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes de Sousa, e técnicos da instituição, para discutir a gestão compartilhada do projeto de irrigação ‘Tabuleiros de São Bernardo’. Além do vice-governador, a comitiva maranhense contou com o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser; o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio César Correa; assessores do vice-governadoria e secretarias.
O projeto pretende ampliar irrigação em uma área de 11.205,17 ha localizada na região do Baixo Parnaíba, para que revitalize o polo de produção hidroagrícola local. “O Maranhão não tem problema de água, pois temos oito bacias hidrográficas perenes. A gente, hoje, olha o lado piauiense com projeto de irrigação (Tabuleiros Litorâneos) e vê resultados. Queremos que o nosso lado também produza”, ressaltou o vice-governador.
Para dar celeridade ao seu processo de implantação, um grupo de trabalho foi criado, tendo o prazo de 60 dias para a apresentação de um plano de trabalho, que deve ser elaborado dentro do prazo de vigência do Acordo. A produção do plano acontecerá a partir da data de assinatura do referido acordo entre governador Flávio Dino e direção do Dnocs.
Atualmente existem 541 ha implantados do projeto, com cerca de 300 ha cultivados. Com a instalação de duas bombas já adquiridas, o ‘Tabuleiros de São Bernardo’ poderá duplicar essa produção, pois a infraestrutura já existe. Com sua revitalização em parceria, aquele polo produtor chegará a 2.500ha, implantando os cinco primeiros setores produtivos.
No Maranhão, o projeto será conduzido de forma integrada pelas secretarias de Estado da Agricultura Familiar e de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário