Visando ampliar as práticas pedagógicas que incentivam a leitura infantil, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda-feira (25) e terça-feira (26), a formação continuada com foco para prática da leitura literária para educadores da Educação Infantil. A capacitação é desenvolvida em parceria com o Instituto Avisa Lá e a Empresa Ultragaz. Cerca de 50 professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal participam do evento, realizado no auditório da sede da Semed, no São Francisco.
A secretária adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite, representando o secretário de Educação, Moacir Feitosa, destacou o apoio dos parceiros e educadores. "Além do acesso à formação continuada, propósito que vai ao encontro da orientação do prefeito Edivaldo para a área da Educação, o evento fortalece parcerias para o setor", frisou a secretária adjunta, Maria de Jesus Gaspar Leite.
A formadora do Instituto Avisa Lá, Érica de Faria Dutra, disse que a capacitação incentiva a troca de experiências. "Temos como objetivo nesta formação aplicar a prática de leitura literária na escola. Envolver os livros no cotidiano das crianças, ouvir e entender os anseios e desejos que a leitura permite," disse.
CAPACITAÇÃO
A rede municipal está sendo representada por 30 unidades básicas na formação. Pâmela Carvalho, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Maria José Aragão (São Raimundo), revelou que está entusiasmada pelo encontro e que se sente honrada por ser porta-voz de conhecimento para os outros educadores da escola que ensina. "Acredito que esta formação será um estímulo maior e uma nova experiência para nosso aprendizado," comentou a professora.
Para Rosana Conceição Macedo de Sousa, que há 12 anos atua como professora da Educação Infantil na rede municipal, as formações são um momento de renovação. "Nós professores devemos nos atualizar sempre, as capacitações são um momento ímpar. Adquirimos novas estratégias de aprendizado, além de técnicas que nos permitem observar o avanço das nossas crianças," pontuou a professora da U.E.B Odylo Costa Filho.
A coordenadora pedagógica da U.E.B Pequeno Polegar (Aurora), Keyla Trindade, aprovou a iniciativa da formação. "A leitura é a fórmula para o conhecimento, onde as crianças têm oportunidade de aprendizagem e ampliarem sua visão do mundo. É super importante a participação dos profissionais da área da educação, trocamos nossas experiências, a vivência do dia a dia e aprendemos mais," frisou Keyla Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário