Com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde, da área de saúde mental, atendidos pelo Hospital Nina Rodrigues, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs), de detentos do Sistema Prisional do Maranhão e das Unidades de Acolhimento e Residências Terapêuticas, o Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, realiza, nesta quarta-feira (18), às 15h, a terceira edição do projeto "Ritmos da Vida", em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), integrando a sessão extra da programação do Cinema ParaTodos.
O cinema foi a linguagem artística escolhida para contemplar a programação cultural do evento. "Na semana passada, demos início à programação do projeto Cinema ParaTodos, com exibição de filmes gratuitos para a população, com sessões extras para parcerias institucionais. E resolvemos abraçar esse público específico dos usuários do sistema de saúde para realizar o Ritmos da Vida dentro da programação do Cinema ParaTodos", explicou o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão.
Na sessão extra do Cinema ParaTodos, o público vai conferir a exibição do clássico filme de "O Garoto", dirigido e estrelado por Charles Chaplin. Com 50 minutos de duração, o longa-metragem em preto e branco, de 1921, trata de maneira sensível a relação de afetividade entre Carlitos e um garotinho. Após encontrar um bebê recém-nascido, abandonado na rua, e empreender várias tentativas sem sucesso para encontrar os responsáveis, ele resolve criar a criança, numa relação quase paternal.
A comicidade está presente em todas as cenas, sobretudo naquelas em que ambos partilham cuidados um com o outro e veem na malandragem uma saída para os problemas que enfrentam no decorrer da história. Além de combinar elementos dramáticos a traços de comédia, sempre presente nos filmes de Chaplin, o filme também destaca importantes questões morais e sociais.
CINEMA PARATODOS
O projeto prevê a exibição de mais de 100 filmes de curtas e longas-metragens no Cine Teatro da Cidade, com sessões gratuitas, toda quarta-feira, no horário de meio-dia, aberta ao público em geral, em especial, aos trabalhadores e moradores da região do Centro da cidade, garantindo o acesso à grandes produções regionais e locais de cinema. Além das sessões do meio-dia, o projeto contará com exibições extras, à tarde, a partir da parceria com instituições previamente agendadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário