quinta-feira, 2 de junho de 2016

Fundação Sousândrade inaugura programa de atenção social

 
Espaço vai oferecer atividades culturais para crianças e adolescentes do Centro de São Luís
 
SÃO LUÍS - Inaugurado no Centro de São Luís mais um espaço destinado para atender crianças, jovens e adultos de comunidades carentes de São Luís. O Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS), patrocinado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU), existe há cerca de dois anos e ganhou uma sede própria, na Rua de Santaninha, que disponibilizará oficinas culturais e profissionalizantes que assegurem a qualificação do público a ser assistido.
 
A Fundação Sousândrade tem o intuito de apoiar a Universidade Federal do Maranhão no desenvolvimento de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão; atender as demandas de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico nas diversas áreas do conhecimento e de prestar serviços à sociedade que desenvolvam os aspectos científicos, técnicos e culturais do Maranhão.
 
Evangelina Noronha, presidente da Fundação Sousândrade, disse que a instituição apoia projetos na área da saúde, educação, meio ambiente e agora, implantou mais uma ação destinada a atender a comunidade da região central da capital, oferecendo atividades que vão transformar a vida dos assistidos.
 
“Hoje estamos realizando dois sonhos, o primeiro é o lançamento do Programa de Atenção Social Sousândrade, que coloca a FSADU como prestadora de serviços voltados para comunidades carentes e, em segundo lugar, estamos revitalizando esse espaço, que já foi a sede da Fundação Sousândrade, estava inutilizado e agora tem uma ótima serventia: disponibilizar conhecimento cultural e profissionalizante para todos os interessados”, enfatizou.
 
O ex-reitor da UFMA, Fernando Ramos, coordenador do PASS, explicou que o programa permitirá a inclusão social de crianças, jovens e adolescentes, moradores de localidades desassistidas pelo poder público. Os alunos poderão participar de oficinas de inglês, informática, dança, teatro, artes plásticas e, futuramente, será implantado o projeto de alfabetização de jovens e adultos, que dará oportunidade para as pessoas que não terminaram os estudos, retornar para as salas de aulas. Todas as oficinas e atividades desenvolvidas pelo programa contam a participação de instrutores formados pela Universidade Federal do Maranhão.
 
“Neste primeiro momento, estamos trabalhando com adolescentes e jovens de bairros adjacentes ao centro de São Luís, sobretudo da Camboa, e temos como intuito permitir que eles usufruam ao máximo dos nossos serviços, por isso, tivemos o cuidado de garantir que os horários das oficinas não coincidam, para que os alunos possam circular em várias atividades e descobrir qual se identificam mais”, frisou o coordenador do PASS.
 
A reitora Nair Portela destacou a relevância que a Fundação Sousândrade tem na execução e fortalecimento dos projetos que são realizados na Universidade Federal do Maranhão. “A relação da Sousândrade com a UFMA não se resume só ao apoio financeiro; a relação é de troca e de qualificação dos serviços prestados, tanto por parte da Fundação, como por parte da Universidade. Hoje, por exemplo, é inaugurado mais um espaço em que professores e alunos podem desenvolver atividades de estágio, projetos de pesquisa e de extensão”, ressaltou.
 
Como a história da Universidade Federal do Maranhão está diretamente ligada à história da Fundação Sousândrade, a solenidade de inauguração do Programa de Atenção Social Sousândrade (PASS) rendeu homenagens a professores da UFMA e ex-presidentes da FSADU. A professora Regina Celi Miranda Reis Luna, ex-superintendente da Fundação Sousândrade, ex-pró-reitora de Extensão e ex-vice reitora da UFMA, foi homenageada com uma sala do espaço educação que leva o seu nome e comentou que se sente honrada em participar da história de uma instituição que muito contribui para o desenvolvimento científico e social do Maranhão.
 
A solenidade marcou, também, o encontro de três ex-reitores da UFMA. José Maria Cabral Marques, Othon Bastos e Fernando Ramos, atual coordenador do PASS. José Maria Cabral Marques, é responsável pela criação, em 1982, da Fundação Sousândrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário