Após uma semana de oferta de cursos de qualificação, oficinas e serviços de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya, o bairro da cidade olímpica recebeu neste sábado (18) a culminância das ações do programa "Todos por São Luís". Cerca de 12 mil pessoas circularam e puderam usufruir dos serviços oferecidos pelo programa. Estiveram como parceiros na 29ª edição a Federação das Industrias do Estado do Maranhão (Fiema) e o Governo do Estado.
A facilidade de acesso a consultas médicas, emissão de documentos e atividades de esporte, lazer e culturais levou atraiu milhares de pessoas para escola UEB Ribamar Bogea, local onde se concentraram a maior parte dos serviços oferecidos pelo programa.
Presente em mais uma edição do programa, o prefeito Edivaldo foi recebido com muito carinho pela comunidade da Cidade Olímpica e acompanhou de perto o atendimento da população que buscava os serviços. "O Todos por São Luís é um momento de continuarmos o que já estamos fazendo por toda a cidade: visitando os bairros, vistoriando os serviços e conversando com a população, para apresentar as nossas principais ações e também ouvir as demandas da comunidade. Hoje estamos aqui na Cidade Olímpica trazendo também uma grande ação social com um amlo leque de serviços e durante a semana realizamos a mesa de diálogos, um momento dos moradores com a prefeitura. Estamos trabalhando em toda a cidade, em cada lugar temos uma obra, uma ação que melhora a vida do nosso povo", destacou o prefeito Edivaldo.
PROCURA
Como acontece em todas as edições do programa, as consultas médicas foram as mais procuradas. No local, a população teve acesso à vacinação, consulta oftalmológica com encaminhamento para o tratamento de glaucoma e cirurgia de pterígio e catarata e a consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista.
A dona de casa Josana Pereira Sousa trouxe os três filhos para a consulta pediátrica. "Hoje aproveitei para trazer meus três filhos para consultar. Durante a semana é corrido com a escola deles e as tarefas domésticas. Hoje eles consultaram e ainda recebi os remédios de graça. Muito bom mesmo a nossa comunidade receber esse tipo de serviço. O prefeito está de parabéns em pensar na nossa comunidade", disse a dona de casa.
Sílvia Cristina, 43 anos, participou pela primeira vez do programa e elogiou o atendimento oferecido. "Minha neta recebeu a aplicação de flúor e foi muito bem acolhida, gostei de tudo, ainda mais que foi de graça e com qualidade", declarou.
Marinalva Oliveira, 47anos, mediu a taxa de glicemia e aferiu a pressão. "A pressão estava normal e a glicemia alta. Foi bom que agora passarei a me cuidar e ter mais atenção na minha alimentação, graças a esse programa maravilhoso que a prefeitura trouxe", disse.
Ao longo da semana a população compareceu em grande número às oficinas que foram realizadas como parte da programação. Em algumas oficinas, como fabricação de sorvete caseiro, confecção de bonecas e de comidas típicas, a procura foi tão grande que foi preciso adicionar turmas extras, que devem acontecer no decorrer da próxima semana. "A 29ª edição do programa "Todos por São Luís" aqui na comunidade da Cidade Olímpica superou nossas expectativas. A população aderiu ao programa, se integrou. Todos os cursos foram sucesso de público e algumas oficinas se estenderão ao longo da próxima semana, a pedido da comunidade. Mas uma vez o programa cumpre aquilo para qual se propõe, estar próximo a comunidade e atender os anseios dela", disse o coordenador do programa, Arivaldo Martins.
As atividades no bairro foram iniciadas desde segunda-feira com a realização de cursos e oficinas e a operação "Bota Fora", que recolheu na sexta-feira (17) materiais todo tipo de material inservível. As ações de capacitação, a exemplo de cursos de bombons regionais, oficinas de panificação, de comida típica, de origami, rodas de conversas sobre temas diversos e mostra de filmes também integraram a programação ofertada à comunidade durante toda a semana.
Quem participou da ação também pôde visitar a feira de produtos locais, cortar cabelo, fazer avaliação nutricional e obter informações sob o cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento no NIS, Emissão de RG e CPF, orientações sociais, programa Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, entre outros.
A estudante Talita dos Santos Ferreira, procurou os serviços de emissão de documentos. "Aproveitei para tirar o RG do meu filho, tão pertinho de casa e o atendimento tá ótimo. Evita que a gentetenha que ir para mais longe, saia cedo de casa com uma criança e ainda pague para emitir esse documento. Hoje vou aproveitar também para consulta-lo com o pediatra", destacou a estudante.
Outro ponto forte do programa foram as ações de embelezamento, com corte de cabelo, escova, hidratação, limpeza de pele e maquiagem atraíram muitas mulheres. Já as crianças puderam se divertir com os brinquedos instalados no local, com desenho e pintura livre, contagem de história e pintura facial.
"O dinheiro está tão curto que muitas vezes não sobra para cuidarmos da gente. Então apareceu a oportunidade de termos isso de graça ficamos felizes", disse a administradora Kelly Ferreira, que fez limpeza de pele. Durante o dia ela fez a emissão da segunda via do RG e consulta com clinico geral e dermatologista.
O presidente da Associação de Moradores da Cidade Olímpica, Milton César, elogiou a mesa de diálogo do prefeito com a população e as lideranças comunitárias. "Foi uma atitude louvável do prefeito sentar conosco e ouvir tudo o que tínhamos pra falar, com sua postura humilde veio pra dentro da comunidade saber das nossas necessidades e problemáticas. Ouviu a todos com muita atenção e gentilmente acatou as demandas, garantindo que iria solucioná-las dentro das condições financeiras da Prefeitura", relatou.
Na ocasião, Milton lembrou ainda do serviço de pavimentação que a comunidade está recebendo. "Os trabalhos de asfaltamento no Bloco C estão acontecendo. Estamos muito felizes por ter um prefeito que olha por nós", comemorou.
No início do mês, o prefeito Edivaldo anunciou a urbanização de todas as ruas do bloco C da Cidade Olímpica, ação que beneficiará cerca de 800 famílias. As maquinas já estão executando os serviços de terraplanagem em preparação para a aplicação do asfalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário