Um grande cortejo pela Feirinha São Luís marcou o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, comemorado neste domingo, 8 de maio. A manifestação reuniu 16 blocos, teve início em frente ao Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal, e foi organizada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e pelas secretarias municipais de Cultura (Secult) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais foi instituído pela Lei 4.698/2006, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSC). A data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais, 8 de maio, é o dia de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco tradicional Os Foliões e considerado uma grande personalidade do carnaval maranhense. Walmir morreu em 27 de junho de 2010.

A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, disse que os Blocos Tradicionais são um patrimônio de São Luís e agradeceu ao vereador Gutemberg Araújo pela instituição da lei que torna 8 de maio o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais. “Quero agradecer ao nosso querido doutor Gutemberg, nosso vereador que, com muito sentimento, em sua primeira legislatura, trabalhou para que o dia de hoje fosse instituído lei”, disse. “Viva o Bloco Tradicional e que as novas gerações possam conhecer de perto e fortalecer o sentimento de pertencimento por essa manifestação”, completou o secretário de Cultura de São Luís, Marco Duailibe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário