terça-feira, 21 de março de 2023

Monkeypox: Lançamento da vacinação acontece no HU-UFMA


Vacina é especial e destinada às pessoas que tiveram contato ou exposição ao Orthopoxvírus

A manhã de hoje, 21, foi marcada pelo lançamento da vacinação contra a Monkeypox, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) que funciona na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC). A estratégia visa a imunização de pessoas que tiveram contatos de médio e alto risco de transmissão com casos suspeitos e/ou confirmados, e que possuem maior risco de evolução para as formas graves da doença.

Na abertura, que contou com a presença de autoridades da Secretaria de Estado da Saúde, do HU-UFMA e do famoso Zé Gotinha, a população foi alertada para a importância de manter o calendário vacinal em dia e principalmente, no caso em questão, àqueles portadores de doenças imunopreveníveis, evitando episódios de surtos, hospitalizações e óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, nesta primeira fase, receberão o imunizante as pessoas que vivem com HIV/aids e os profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.

O Maranhão recebeu 478 doses da vacina e além da capital, também iniciaram a ação de imunização os municípios de Imperatriz e Bacabal. A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, destacou a importância da ação de combate a Monkeypox no estado. “Estamos hoje lançando a vacina e é um momento decisivo na nossa saúde porque aqui no Maranhão já tivemos 129 casos e nós precisamos realmente proteger a população alvo neste início de vacinação.”.

Já a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, falou da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. “Já possuímos uma parceria longeva e exitosa, pois desde a década de 90 que o CRIE funciona nas dependências do HU-UFMA. E as pessoas que aqui se imunizam também são acompanhadas e monitoradas pela equipe de especialistas do hospital.” destacou.

A técnica de laboratório, Flaviane Cruz, que atua no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) e foi uma das primeiras a ser imunizada no estado, disse estar grata em receber a vacina. “Hoje, está podendo receber essa vacina como prevenção, nos deixa mais seguro para exercer nosso papel que é tão importante. É muito gratificante saber que toda a população vai tomar. Isso é super bom e tranquiliza nosso coração.”.

Estiveram presentes no lançamento da campanha: a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito; a subsecretaria de Estado da Saúde, Liliane Carvalho; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira; a chefe do Departamento de Imunização da SES; e a Halice Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário