sexta-feira, 1 de setembro de 2023

OGMO promove ações de sensibilização no Agosto Lilás contra a violência à mulher


 
A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, durante palestra para funcionários do OGMO


OGMO promove ações de sensibilização no Agosto Lilás contra a violência à mulher

Palestras visam conscientizar trabalhadores sobre a importância do combate à violência de gênero

No mês de agosto, reconhecido como o "Agosto Lilás", o Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária e Avulsa - OGMO Itaqui desempenhou um papel ativo na conscientização sobre a violência contra a mulher. Através de palestras realizadas junto aos trabalhadores, a organização buscou sensibilizar e engajar a comunidade portuária na luta contra esse grave problema.

As palestras promovidas pelo OGMO, por meio do seu setor de Gestão de Pessoas, tiveram como objetivo principal conscientizar os trabalhadores sobre a importância de combater a violência de gênero, seja ela física, psicológica, sexual ou patrimonial. Durante os encontros, especialistas falaram sobre os diversos tipos de violência que as mulheres podem enfrentar e destacam a necessidade de denunciar e buscar ajuda.

No Porto do Itaqui a ação contou com a participação da Patrulha Maria da Penha, que apresentou indicadores, as ferramentas de acompanhamento e controle no combate à violência contra a mulher e os avanços alcançados. Também falou sobre os canais de ajuda e destacou que o estado do Maranhão foi o segundo do país a implantar esse tipo de serviço, sendo referência para outros estados.
Membros da Patrulha Maria da Penha em ação do OGMO no Porto do Itaqui

No escritório do OGMO Itaqui, funcionários participaram da palestra conduzida pela diretora da Casa da Mulher, Susan Lucena, compartilhou recursos e informações sobre como denunciar casos de agressão ou abuso. Além disso, foram abordadas questões relacionadas à igualdade de gênero, ao empoderamento feminino e ao respeito mútuo.

De acordo com a diretora executiva do OGMO, Ana Barbosa, "o Agosto Lilás é uma oportunidade valiosa para trazer à tona a discussão sobre a violência contra a mulher e fortalecer a importância de construir uma sociedade mais justa e igualitária. “O engajamento dos trabalhadores é fundamental para divulgar essa mensagem e contribuir para a mudança de mentalidade”, destacou.

A expectativa é que essas ações de sensibilização tenham um impacto positivo tanto no ambiente portuário, ajudando a combater a violência contra a mulher, quanto em toda a comunidade. Para Ana Barbosa, ao promover esse tipo de discussão, o OGMO demonstra que a luta contra a violência de gênero é uma responsabilidade compartilhada por todos, e que cada passo em direção a um futuro mais igualitário é de suma importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário