O prefeito Edivaldo Holanda Júnior convidou a população participar das discussões sobre o processo de licitação do sistema de transporte coletivo de São Luís. “Um grande passo que daremos para a melhoria do transporte público é a licitação do sistema. Vamos discutir isso com a população, através da sociedade civil organizada”, afirmou Edivaldo Holanda Júnior, na manhã desta sexta-feira (19), durante reunião a comissão de estudantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O prefeito estava acompanhado pelo vice-prefeito, Roberto Rocha e pelo secretário Márcio Jerry (Comunicação).
Durante o encontro, os integrantes do DCE apresentaram ao prefeito uma pauta de reivindicação direcionada a melhoria do transporte público e investimentos na mobilidade urbana em São Luís.
Ao ouvir a apresentação dos pontos listados na pauta, o prefeito Edivaldo reconheceu os problemas no sistema de transporte e fez, em linhas gerais, uma explanação das providências que estão sendo tomadas para dirimir as falhas existentes e também melhorar a oferta dos serviços aos usuários.
Ele falou do compromisso de viabilizar a implantação do Conselho Municipal do Transporte Público em São Luís, convocando para tanto a população para participar através dos setores da sociedade civil organizada. “Observo que uma das reivindicações que vocês pedem é a abertura da planilha das empresas. E quero dizer que atrelado a licitação do transporte, uma das finalidades do Conselho, é justamente essa, dar transparência ao cálculo da tarifa de ônibus”, detalhou o prefeito Edivaldo.
Entre os outros pleitos entregues ao prefeito, os estudantes solicitaram que seja realizada – de maneira mais urgente – a criação de uma nova linha de ônibus saindo do terminal da Integração do São Cristóvão, passando pela Avenida dos Africanos até o Campus/UFMA. A proposta será discutida em reunião, marcada para às 10h da próxima segunda-feira (22), quando os estudantes se encontrarão com a secretária de Trânsito e Transporte, Fabíola Aguiar, na sede da SMTT, no Ipase.
Além disso, a Prefeitura deve promover reunião com a direção da UFMA no intuito de empreender melhorias no transporte do Terminal da Integração ao Campus.
O coordenador geral do DCE, Giovanny Castro, revelou que não tinha a dimensão exata da situação problemática existente no sistema de transporte público da capital. “É uma realidade bem difícil, porém entendemos que algumas ações dão para serem feitas agora. O aspecto positivo, por outro lado, é algumas medidas foram encaminhadas”, disse.
Entre outros pedidos, os membros do DCE/UFMA solicitaram a revitalização dos Terminais de Integração e a criação do corredor de ônibus. Quanto a estas demandas, Edivaldo Holanda Júnior informou que a reforma dos terminais iniciarão nas próximas semanas, uma vez que foi finalizado o processo licitatório. Já em relação à construção de um corredor de transportes em São Luís, o prefeito disse que já foi apresentado o projeto ao Governo Federal. “Depende agora da liberação de recursos”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário