terça-feira, 19 de novembro de 2013

Prefeitos vão à Brasília para pleitearem aumento da CFEM para os municípios.


Nesta quinta feira, dia 19, quinze prefeitos estarão com o Ministro das Minas e Energia, Edson lobão para pleitearem um aumento no repasse da CFEM, para os municípios. O Consórcio já tem como garantia a conquista de 10% desse percentual na distribuição da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, a ideia é propor um aumento sobre o valor que já está garantido.  A agenda faz parte de um calendário de ações do COMEFC-Consórcio dos Municípios da Estrada Carajás.
Na última quarta feira, dia 12 deste mês, o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás – COMEFC se reuniu com o presidente da VALE, Murilo Ferreira, e a Diretoria Executiva da empresa, no Rio de Janeiro. A presidente do COMEFC, Cristiane Damião e o Diretor Administrativo do Consórcio, Leoncio Lima, levaram uma pauta com assuntos de grande importância para os 21 municípios participantes do Consórcio.
O primeiro assunto em pauta na reunião foi o rateio justo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM, para os municípios do corredor ferroviário. Até o momento essa compensação é feita levando em consideração apenas o peso populacional. A proposta seria para que além da população, fossem levados em conta o impacto do percurso, o uso contínuo dos recursos e os impactos diretos causados dentro dos municípios. A diretoria do COMEFC solicitou que a Vale S.A se pronuncie a respeito do assunto, apoiando a matéria a ser discutida e regulada pelo novo órgão federal a ser criado.
Outra questão abordada foi a liberação emergencial dos projetos entregues a VALE pelo COMEFC. Foram entregues cerca de 100 projetos, que juntos somam mais R$ 100 milhões. A solicitação é para que seja acelerado o processo de liberação de cada projeto. Para isso, a VALE solicitou uma lista de prioridades por parte do COMEFC.
Também foi abordada a preparação da Estrada Vicinal que liga Alto Alegre do Pindaré a Santa Inês, passando por Tufilândia e Pindaré-Mirim, interligando estes municípios à BR 222. São aproximadamente 57 Km de estradas vicinais a serem devidamente preparadas pela Vale S.A. Após conclusão desta fase, o governo do estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura, asfaltará todo o trecho; beneficiando milhares de famílias desses quatro municípios. O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão – COMEFC entende que os benefícios são de alta magnitude, como exemplo: Eliminação do trecho de cerca de 60 Km entre Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré; trecho este que possui aproximadamente 260 curvas perigosas e uma estatística de mais de 25 acidentes por mês; redução do percurso entre Santa Inês e Alto Alegre do Pindaré em aproximadamente 60 km; aumento da produtividade na circulação de cargas, etc.
Outro assunto em pauta, foi a viabilização do corredor turístico do município de Carolina; cabendo a VLI – Vale Logística Integrada, a implantação do trem de passageiros no trecho entre Açailândia e Estreito, através da Ferrovia Norte – Sul -  FNS, fazendo uma baldeação com o trem de passageiros da EFC, desde a cidade de Açailândia. Ao chegar a Estreito, o usuário terá que percorrer apenas 93 Km de rodovia e chegar à linda cidade de Carolina.  A ligação da capital  a este município será rápida, segura e viabilizará o polo turístico. Este assunto será mais aprofundado, com a Diretoria da VLI.
E por fim, com a melhoria prevista para a classe econômica do trem de passageiros em 2014; com a inclusão de ar condicionado nos vagões; haverá necessidade da permanência de todas as janelas fechadas. Como ficará a situação de mais de 600 pessoas ao longo da EFC que vivem da venda de alimentos pelas janelas do trem? O COMEFC, informou oficialmente à Vale S.A que já tem elaborado o projeto para melhoria definitiva da qualidade de vida dessas pessoas. A Diretoria Executiva da Vale acenou de forma positiva; e, juntos: COMEFC e VALE farão os ajustes e preparativos para que a melhoria da qualidade do serviço dentro do trem, reverta-se em grandes melhorias para quem ganha seu sustento fora do trem.


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