terça-feira, 12 de maio de 2015

Governo realiza aula inaugural de oito cursos gratuitos no CVT Estaleiro-Escola

 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a aula inaugural do Centro de Vocações Tecnológicas Estaleiro Escola (CVT Estaleiro-Escola) de oito cursos gratuitos oferecidos para jovens e adultos da área Itaqui-Bacanga, em São Luís.
 
Durante o evento foram ressaltadas as diretrizes do governo Flávio Dino no sentido de garantir oportunidade e desenvolvimento por meio da educação, priorizando investimento em qualidade na educação profissional gratuita e tecnológica para as comunidades mais pobres, oferecendo oportunidade de emprego e renda através da democratização do saber e do conhecimento.
 
Aos jovens nos cursos de Marcenaria, construção de embarcações artesanais, velejador, veleria, música, desenho livre, receptivo para o turismo e educação ambiental, o secretárioBira do Pindaré destacou que o governo do estado busca investimentos no governo federal e junto ao sistema S para fortalecer os Centros de Vocações Tecnológica para o Maranhão, e que o governador Flávio Dino, construirá mais três CVT’s em diferentes regiões do Maranhão. Segundo Bira do Pindaré, o critério adotado para escolha foi o IDH, os três municípios escolhidos estão entre os trinta com pior índice de desenvolvimento humano.
 
“O governador Flávio Dino fez essa escolha por entender que não há como desenvolver o Maranhão, primeiro, sem investir em educação gratuita e profissional de qualidade, segundo, sem resgatar os municípios que estavam em estado de abandono, e, terceiro, sem desenvolver primeiro as comunidades”, explicou o secretário.
 
Compuseram a mesa da aula inaugural o diretor do CVT Estaleiro-Escola, Phelipe Andrés, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Martins, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elizangela Cardoso, o presidente da Empresa Maranhense de Portos (Emap), Ted Lago, a secretária de Tecnologia do município de São Luís, Tati Lima, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Porfírio Candanedo, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, a secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade.
 
“Nossos jovens precisam de oportunidade, e estegoverno vem para oferecer isso”, afirmou a presidente Elizângela. Na mesma linha, Ted Lago lembrou que, dentre as missões que o governador o confiou, a prioritária foi aproximar a Emap e todas as instituições/organizações que compõem a companhia dos Portos da população maranhense. Já a secretária Delma Andrade destacou a riqueza que o local e a história do sítio Tamancão, sede do Estaleiro-Escola, tem para o Maranhão. As matrículas para os oito cursos do CVT Estaleiro-Escola continuam abertas até a próxima segunda-feira (18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário