sábado, 2 de janeiro de 2016

Vinicius Louro participa do sancionamento da lei que destinará vagas para negros em concursos

 

     Vinicius Louro participa do sancionamento da lei que destinará vagas para negros em concursos
O deputado estadual Vinicius Louro participou nesta terceira feira (29), com o governador Flávio Dino, da sanção da lei que destina 20% das vagas dos concursos públicos estaduais para negros. O projeto de lei de autoria do Executivo Estadual foi aprovado pela Assembleia Legislativa, fruto do diálogo entre a sociedade civil e os poderes Executivo e Legislativo.
“Fizemos questão de dar nosso parecer favorável na Assembleia Legislativa para que esta lei fosse aprovada por unanimidade, uma vez que a política de cotas repara uma injustiça social contra os negros do nosso país. A criação desta lei é um marco histórico, ela irá contribuir para que o nosso Estado seja mais justo, com menos desigualdades e mais oportunidades para todos”, declarou o deputado Vinicius Louro.
O secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou a importância da Lei para a população negra como uma grande conquista para todos os negros do Brasil e, particularmente, do Maranhão. “Passo a passo o nosso país e estado avançam na inclusão racial, como a criação do Estatuto da Igualdade Racial, as cotas para negros nas universidades e agora nos concursos públicos”, disse o secretário.
Os parlamentares maranhenses aprovaram o Projeto de Lei nº 285/2015, de autoria do Executivo Estadual, defendido em uma série de audiências públicas realizadas, este ano, pela Secretaria de Igualdade Racial (Seir). Após sancionada, a lei entra em vigor em 90 dias, destinando aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública estadual, das autarquias, das fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estado do Maranhão.
Na solenidade de sanção da lei estavam presentes os secretários estaduais Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Áurea Prazeres (Educação), Robson Paz (Comunicação) e Márcio Jardim (Esporte e Lazer), deputados estaduais e representantes do movimento negro do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário