segunda-feira, 22 de junho de 2026

Orleans reforça parceria com segmento evangélico em Paço do Lumiar e São Luís


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.

Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.

Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.

“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.

Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.

A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.

“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

Weverton Rocha destaca união de esforços no lançamento das obras da nova sede da Embrapa Maranhão



O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.


“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.

Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.

“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.

*Investimento*

O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.

A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

domingo, 21 de junho de 2026

Davi Brandão participa da assinatura de ordem de serviço para construção da Maternidade Regional de Bacabal


O deputado estadual Davi Brandão (MDB) participou, nesta sexta-feira (19), da assinatura da ordem de serviço para a construção da Maternidade Regional de Porte II de Bacabal. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, do prefeito de Bacabal, Roberto Costa, do deputado estadual Florêncio Neto e do ex-prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, além de outras autoridades.

A obra é resultado da parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Bacabal, e é considerada um importante investimento para o fortalecimento da rede pública de saúde no Médio Mearim.

A nova maternidade será construída na Avenida João Alberto, ao lado do campus da UFMA, e contará com estrutura de 120 leitos, além de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com foco no atendimento especializado e humanizado a mães e recém-nascidos. A unidade ampliará a capacidade de atendimento materno-infantil, beneficiando não apenas Bacabal, mas também os municípios da região.Ao lado do governador, Davi Brandão ressaltou a relevância da iniciativa para a população do Médio Mearim

Durante o evento, as autoridades destacaram a importância da obra para o atendimento da demanda regional e para a ampliação da assistência em saúde. O projeto é apontado como uma iniciativa estruturante para reduzir deslocamentos de pacientes e fortalecer a rede pública de saúde no interior do estado.

Davi Brandão acompanhou a assinatura da ordem de serviço e ressaltou a relevância da iniciativa para a população do Médio Mearim, destacando o caráter integrado da ação entre as diferentes esferas de governo.Solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da Maternidade Regional de Bacabal

Com a autorização para o início das obras, a Maternidade Regional de Bacabal passa a integrar o conjunto de investimentos voltados à ampliação da infraestrutura de saúde no Maranhão, com previsão de impacto direto na qualidade do atendimento às gestantes e recém-nascidos da região.

sábado, 20 de junho de 2026

Orleans Brandão prestigia Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus em Barreirinhas e reforça diálogo com comunidades cristãs



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.

Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.

Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.

"Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor.

São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população", afirmou.

Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.

Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.

No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.

*Compromisso*

Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.

O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.

"Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado", declarou o pastor.




A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. "Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população", afirmou.

Badalado Camarote do Governo



O governo estadual está de parabéns na promoção da programação do Bumba Meu São João, com a realização de shows, reunindo artistas nacionais numa grande festa.


Merecem destaque especial o ostensivo policiamento na área, além da grande geração de trabalho e renda para milhares de pessoas de diversos segmentos que estão lucrando esse ano. Dos ambulantes que comercializam alimentos e bebidas, a taxistas, lojas de roupas, costureiras só para citar alguns, todos lucram.


No camarote oficial do Governo do Estado, o governador Carlos Brandão e a primeira dama Larissa estão comemorando os benefícios da São João do Maranhão , ao lado de políticos, líderes empresariais e servidores estaduais.


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Empório Fribal promove experiência exclusiva para torcedores acompanharem Brasil x Escócia


Atelier Gourmet será palco de uma programação especial, com telão, churrasco preparado na hora, petiscos especiais e ambiente premium para acompanhar a partida da Seleção Brasileira.**

Quando a Seleção Brasileira entrar em campo no próximo dia 24 de junho, às 19h, para enfrentar a Escócia, os torcedores maranhenses terão um motivo a mais para vestir a camisa verde e amarela. O Empório Fribal preparou uma programação especial no Atelier Gourmet da unidade Ponta D’Areia, reunindo boa gastronomia, conforto e a emoção do futebol em uma experiência exclusiva.

Reconhecido por sediar eventos e vivências gastronômicas, o Atelier Gourmet será transformado em um espaço dedicado aos apaixonados pela Seleção Brasileira. A programação terá início às 18h, permitindo que os participantes aproveitem cada momento antes do apito inicial, acompanhando a transmissão da partida em telão de alta qualidade, em um ambiente climatizado e cuidadosamente preparado para receber amigos, famílias e grupos de torcedores.

Além do jogo, a programação inclui um churrasco Fribal preparado na hora, com cortes especiais, e uma variedade de petiscos desenvolvidos especialmente para a ocasião. A proposta é unir duas grandes paixões nacionais: o futebol e a boa gastronomia, proporcionando uma noite de confraternização e entretenimento.

Os ingressos são limitados e estão disponíveis em duas modalidades: com ou sem bebidas alcoólicas inclusas, permitindo que o público escolha a opção que melhor se adequa à sua experiência.

A iniciativa reforça a proposta do Atelier Gourmet de oferecer momentos únicos aos clientes do Empório Fribal, consolidando o espaço como um ambiente de encontros, celebrações e experiências gastronômicas diferenciadas.

**Serviço – Transmissão Brasil x Escócia**

**Data:** 24 de junho

**Horário:** das 18h às 22h

**Local:** Atelier Gourmet – Empório Fribal Ponta D’Areia

**A experiência inclui:**

• Transmissão da partida em telão;

• Churrasco Fribal preparado na hora;

• Petiscos especiais;

• Ambiente exclusivo e climatizado.

**Ingressos:**

• R$ 190 – sem bebidas alcoólicas;

• R$ 250 – com bebidas alcoólicas.

**Vagas limitadas.**