domingo, 28 de junho de 2026

Elizabeth Rodrigues Condecorada pela ALEMA


Mais que uma solenidade bem prestigiada, uma celebração da importância do legado da educadora Elizabeth Pereira Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Educacional Dom Bosco, em prol da educação maranhense.
Recentemente ela foi condecorada com a maior honraria do Legislativo Maranhense, a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman; homenagem mais que merecida e proposta pelo Dep. Wellington do Curso.

Exultante e emocionada, Elizabeth Rodrigues agradeceu à família fazendo questão de enaltecer aqueles que a fortalecem em sua jornada, aos quais dedicou a homenagem: “Meus 5 netos, a quem devo minha nova concepção de mundo. Minha irmã de alma e de trabalho ao longo da vida.
Ceres. Meus filhos Isabella e Evandro Luiz, com quem compartilho esta homenagem. Minha mãe Maria Izabel, aquela que criou o sonho. A responsável por nascer em mim a educadora. Meu Pai, Luiz Pinho Rodrigues, a inspiração dos princípios mais valiosos que um ser humano pode alcançar”.

Seu discurso de agradecimento foi leve, culto e eloquente. E como boa professora de história que é, deu pinceladas históricas, citando grandes nomes da Grécia Antiga, educadores e oradores.
De forma muito inspirada, Elizabeth Rodrigues prestou também um justo reconhecimento aos professores em sua missão de formar cidadãos: “Agrada-me o percurso da luz na escuridão, concebendo cada amanhecer: realiza-me o alcance da educação, que ilumina cada entendimento, trazendo um brilho único de esperança e renascimento, depois que se abre a janela”.
Cercada por amigos, familiares e admiradores Elizabeth Rodrigues continuou a celebração em uma recepção animada que teve o cantor Papê Jr. como atração.


Dudu Diniz participa de adesivaço em apoio a Orleans Brandão em São José de Ribamar



No último sábado (27), São José de Ribamar foi palco de um grande adesivaço em apoio ao pré- candidato ao governo, Orleans Brandão, que vem conquistando o carinho da população local. 

“Hoje foi dia de adesivaço na nossa querida cidade, em apoio ao nosso futuro governador, Orleans Brandão. Foi emocionante ver tantas pessoas parando para mostrar seu apoio. O trabalho não para. Vamos vencer! Agradeço a presença da minha amiga Audreia Noleto”, declarou Dudu Diniz.

Ele enfatizou a relevância da mobilização e a união da comunidade em prol de um objetivo comum. “Cada adesivo que colamos simboliza não apenas apoio, mas também a esperança de que o trabalho do nosso governador Carlos Brandão continue. Orleans Brandão possui um projeto forte e comprometido com o nosso povo”, disse ele, empolgado com a receptividade dos cidadãos.

O evento reuniu diversas lideranças locais e apoiadores que se uniram para manifestar seu apoio a Orleans. “A energia aqui é contagiante! Estamos todos juntos por um futuro mais promissor e justo para todos os moradores de São José de Ribamar”, finalizou Dudu.

sábado, 27 de junho de 2026

Edivaldo Jr. amplia força política de Orleans Brandão com presença consolidada na Grande São Luís


A possível composição da chapa liderada por Orleans Brandão com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, como candidato a vice-governador ganha relevância pelo peso eleitoral e pelo reforço político ao projeto governista no Maranhão.

Se confirmada oficialmente, a aliança combina a estratégia de expansão e fortalecimento regional de Orleans com a trajetória consolidada de Edivaldo na capital e sua capacidade de articulação institucional.

Entre os aspectos mais associados ao ex-prefeito está sua capacidade de construir pontes políticas. Durante seus dois mandatos à frente da Prefeitura de São Luís, Edivaldo manteve diálogo com diferentes setores da classe política, incluindo lideranças de campos diversos, característica que contribuiu para formar uma imagem de gestor com perfil conciliador.

Na relação com a imprensa, aliados destacam outro ponto considerado diferencial: mesmo em períodos de desgaste administrativo e enfrentando críticas públicas sobre temas da gestão, Edivaldo adotou uma postura de convivência institucional com os veículos de comunicação e profissionais do setor, preservando canais de diálogo e respeitando democraticamente a importância da imprensa.

Esse estilo é frequentemente colocado em contraste com o perfil do ex-prefeito Eduardo Braide, marcado por relação mais tensa com o ambiente de comunicação política e distanciamento da imprensa. Nesse contexto, Edivaldo acrescenta à chapa de Orleans Brandão um perfil de mediação, construção de consensos e ampliação de interlocução.

Do ponto de vista eleitoral, sua presença também pode representar ganho estratégico para Orleans na Grande São Luís - maior colégio eleitoral do Maranhão e tradicionalmente uma das regiões mais disputadas em eleições estaduais.

Além da experiência administrativa acumulada em oito anos de gestão municipal, Edivaldo traz trajetória no Legislativo municipal e federal, ampliando o repertório institucional da chapa.

Para aliados do grupo governista, a eventual composição busca justamente combinar renovação política com experiência administrativa e capacidade de diálogo, fortalecendo a presença eleitoral de Orleans na capital sem abrir mão da estratégia de interiorização construída nos últimos anos.

Weverton Rocha participa da entrega de 80 casas do Minha Casa, Minha Vida em Tuntum e destaca parceria com o Governo Federal



O senador Weverton Rocha participou da entrega de 80 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no povoado Cigana, no município de Tuntum. A cerimônia marcou a realização do sonho da casa própria para dezenas de famílias e reuniu autoridades, moradores e lideranças locais.

As novas moradias representam mais dignidade, segurança e qualidade de vida para os beneficiados, além de contribuírem para a redução do déficit habitacional e para o fortalecimento do desenvolvimento social do município.

Durante a solenidade, o senador Weverton Rocha relembrou que esteve presente na assinatura da ordem de serviço para a construção das casas e afirmou que retornar para participar da entrega das unidades foi motivo de grande satisfação. O parlamentar destacou a importância da retomada dos investimentos em habitação e agradeceu ao Governo Federal e ao presidente Lula pela continuidade do programa.

“Quero agradecer ao presidente Lula e ao Governo Federal por retomarem um programa tão importante para o povo brasileiro. O Minha Casa, Minha Vida devolve dignidade, esperança e a oportunidade de milhares de famílias realizarem o sonho da casa própria. Seguiremos trabalhando para que mais investimentos como este cheguem ao Maranhão”, afirmou o senador.

O prefeito Fernando Pessoa também destacou a importância da parceria entre os governos e agradeceu o apoio do senador na articulação de investimentos para o município.

“Hoje é um dia histórico para Tuntum. Essas famílias recebem não apenas uma casa, mas um novo começo. A parceria com o senador Weverton Rocha e o apoio do Governo Federal têm sido fundamentais para que possamos levar mais desenvolvimento e qualidade de vida à nossa população”, ressaltou o prefeito.

A entrega das 80 unidades habitacionais reforça o compromisso dos governos federal, estadual e municipal com a promoção da habitação popular, assegurando moradia digna e melhores condições de vida para as famílias de Tuntum

Orleans Brandão afirma que gerar emprego e renda será marca de seu governo


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de um encontro na residência do pré-candidato a deputado federal Márcio Coelho, em São Raimundo das Mangabeiras, reunindo lideranças políticas, apoiadores e representantes da região Sul do estado. A reunião teve como foco o diálogo sobre o desenvolvimento regional e a construção de propostas voltadas à geração de emprego e renda.

Durante o encontro, Orleans destacou o potencial produtivo do Sul do Maranhão e defendeu a ampliação de investimentos para fortalecer a economia regional, especialmente com a atração de agroindústrias e novos empreendimentos. “Com a biorrefinaria, abrimos novas oportunidades, atraindo agroindústrias e fortalecendo toda a cadeia produtiva. Tudo isso gera empregos diretos e indiretos, e precisa ser mais fomentado. É uma região rica, que produz muito e pode gerar ainda mais renda”, afirmou.

O pré-candidato também defendeu um plano de desenvolvimento econômico para o Sul do estado, com foco em infraestrutura, logística e atração de investimentos. “Precisamos trazer aeroportos, atrair negócios, buscar recursos e garantir que cada pessoa da região Sul tenha um bom emprego e uma boa renda. Esse é o meu principal compromisso com a região”, disse.

Márcio Coelho reafirmou apoio ao projeto político de Orleans Brandão e destacou a importância da representatividade da região Sul no cenário estadual. “Estou acompanhando e acredito no seu projeto. Você, sendo jovem, está se dedicando a servir ao povo do Maranhão. Não só Mangabeiras, mas toda a região reconhece a sua liderança para conquistar mais avanços para o Maranhão”, destacou Márcio Coelho.

Ao tratar das questões sociais do estado, Orleans Brandão destacou a prioridade dada pela atual gestão estadual aos maranhenses mais vulneráveis e afirmou que a geração de emprego e renda precisa ser prioridade na administração pública. “Ampliamos a rede de Restaurantes Populares e criamos o programa Maranhão Livre da Fome, tiramos mais de um milhão de pessoas da pobreza extrema. Vi de perto essa realidade e queremos acabar com a fome em nosso estado. Vou retribuir à confiança de vocês com muito trabalho, com muita vontade de melhorar a vida das pessoas”, concluiu ele.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

PSTU anuncia a professora Vanessa Portugal como pré-candidata a vice-presidente da República


➖ *NOTA À IMPRENSA* ➖

_Referência na luta em defesa da educação pública, Vanessa compõe a chapa encabeçada pelo professor e rapper Hertz Dias nas eleições presidenciais de 2026_

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anuncia a professora Vanessa Portugal como pré-candidata à vice-presidência da República na chapa encabeçada pelo professor, rapper e ativista do movimento negro Hertz Dias, pré-candidato à presidência nas eleições de 2026.

Professora da rede pública, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH) e da Central Sindical e Popular (CSP)-Conlutas, Vanessa é uma das principais lideranças do PSTU em Minas Gerais e construiu sua trajetória política nas lutas da educação pública e do movimento sindical. Militante socialista desde a década de 1990, participou das grandes greves dos trabalhadores em educação no estado.

A composição da chapa reúne duas importantes referências das lutas da classe trabalhadora brasileira. Hertz Dias, professor, rapper, dirigente nacional do PSTU e militante do movimento negro, e Vanessa Portugal, professora da rede pública e dirigente sindical, representam uma candidatura construída a partir das lutas populares e comprometida com a defesa da educação pública, dos direitos da classe trabalhadora e do combate a todas as formas de opressão.

Segundo o PSTU, a pré-candidatura apresenta uma alternativa socialista para o país diante da crise econômica, social e ambiental vivida pelo Brasil. A chapa defende um programa voltado aos interesses da classe trabalhadora, da juventude e dos setores populares, contrapondo-se aos projetos que mantêm os privilégios dos grandes empresários, banqueiros e do agronegócio.

"Vivemos uma profunda crise social, marcada pelo aumento da exploração do trabalho, da desigualdade e da retirada de direitos. Nossa candidatura nasce para apresentar um programa construído a partir das lutas da classe trabalhadora, que enfrente os privilégios dos grandes empresários e banqueiros e coloque a riqueza do país a serviço da maioria da população", afirma Vanessa Portugal.

Ao longo de sua trajetória política, Vanessa foi candidata à prefeitura de Belo Horizonte, ao governo de Minas Gerais e disputou outros cargos eletivos pelo PSTU, sempre defendendo o fortalecimento dos serviços públicos, a valorização da educação, a reforma agrária, a reestatização das empresas privatizadas e a independência política da classe trabalhadora.