quarta-feira, 24 de junho de 2026

Octávio Soeiro celebra dois anos do Instituto Beneficente Albino Soeiro


Na manhã desta terça-feira (23), durante o pequeno expediente na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Octávio Soeiro (PSB) celebrou os dois anos de fundação do Instituto Beneficente Albino Soeiro (IBAS). Criado e idealizado pelo parlamentar, o instituto funciona no bairro São Cristóvão, na casa onde o vereador cresceu, e tem se consolidado como referência em atendimento médico e social para a comunidade.

O IBAS oferece serviços em diversas áreas da saúde e assistência, como Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia, Odontologia, Ginecologia, Fisioterapia, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição e Fonoaudiologia. O instituto também conta com o apoio de assistentes sociais e parcerias que ampliam o alcance dos atendimentos. Em dois anos de funcionamento, já foram realizadas milhares de consultas e encaminhamentos, beneficiando moradores de São Luís e da Região Metropolitana.

Durante sua fala, Octávio Soeiro destacou o caráter especial do Instituto, que nasceu de um sonho antigo e hoje transforma vidas. “Dois anos de um Instituto que eu sonhei há algum tempo. Quando era criança, eu e meu pai conversávamos e ele dizia que aquela casa cheia podia se transformar, de forma concreta e oficial, em algo que pudesse servir à cidade, pudesse servir às pessoas”, disse.

Atendimento gratuito

Segundo o parlamentar, o IBAS já realizou cerca de 40 mil atendimentos gratuitos, incluindo consultas médicas, exames preventivos e encaminhamentos especializados. Para o vereador, o projeto representa não apenas um legado pessoal, mas também uma contribuição concreta para a cidade. “Viva o IBAS! Dois anos de história, dois anos de trabalho e dedicação, ofertando saúde de qualidade a todo o Maranhão”, concluiu Soeiro.

terça-feira, 23 de junho de 2026

III Seminário Estadual de Direito do Saneamento no Maranhão


SANEAMENTO BÁSICO

O III Seminário Estadual de Direito do Saneamento no Maranhão, um dos mais relevantes fóruns de discussão sobre infraestrutura, saúde pública e segurança jurídica do país, reuniu palestrantes nacionais de peso em São Luís, na sede da OAB-MA, numa promoção do IPEMIL e BRK.

Especialistas nacionais, representantes de órgãos reguladores, juristas, executivos do setor e autoridades públicas debateram sobre os caminhos da universalização do saneamento básico em um cenário em que desenvolvimento socioambiental e qualidade de vida estão diretamente conectados ao acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.
Com o tema “Saneamento, Saúde e Segurança Jurídica – Caminhos para a Universalização”, o seminário

reforçou a tese de que saneamento deixou de ser apenas uma pauta de infraestrutura e passou a ocupar posição central nas discussões sobre saúde pública, desenvolvimento urbano, preservação ambiental, combate às desigualdades e atração de investimentos.




Badalado Camarote Bumba Meu São João do Governo do MA


O governo estadual está de parabéns na promoção da programação do Bomba Meu São João 2026, com a realização de shows, reunindo artistas nacionais numa grande festa.
Merecem destaque especial o ostensivo policiamento na área, além da grande geração de trabalho e renda para milhares de pessoas de diversos segmentos que estão lucrando esse ano. Dos ambulantes que comercializam alimentos e bebidas, a taxistas, lojas de roupas, costureiras só para citar alguns, todos lucram.
No camarote oficial do Governo do Estado, o governador Carlos Brandão e a primeira dama Larissa estão comemorando os benefícios da São João do Maranhão , ao lado de políticos, líderes empresariais e servidores estaduais.



Projeto E+ Geladeira Nova realiza cadastro para sorteio de refrigeradores eficientes em Santo Antônio dos Lopes, São Bento e São Luís


Iniciativa da Equatorial Maranhão tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda a reduzirem o consumo de energia

Moradores dos municípios de Santo Antônio dos Lopes, São Bento e São Luís terão a oportunidade de participar do projeto E+ Geladeira Nova, iniciativa que promove a substituição de geladeiras antigas por equipamentos novos e mais eficientes, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica e para a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.

A ação integra o Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem como objetivo incentivar o uso consciente da energia, além de proporcionar economia na conta de luz para consumidores cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em Santo Antônio dos Lopes, o cadastro para participação no sorteio será realizado nos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 17h, na Câmara Municipal, localizada na Rua Osvaldo Rocha, nº 27, Centro, ao lado do Fórum.

Já em São Bento, os atendimentos ocorrem também nos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 17h, no Centro de Convivência, situado na Rua Tito Soares, s/n, Centro, próximo à Escola Técnica Dom Bosco.

Em São Luís, os interessados poderão realizar o cadastro no dia 22 de junho, das 9h às 17h; nos dias 23 e 24 de junho, das 8h às 17h; e no dia 25 de junho, das 8h às 12h. Os atendimentos serão realizados na Igreja São João Calabria – Matriz Centro Pastoral, localizada na Avenida Principal do Jardim América, no bairro Cidade Operária.

Para participar, os interessados devem estar cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda, residir no município contemplado pela ação, apresentar RG e CPF, ser titular da conta de energia elétrica e levar a fatura mais recente. Também é necessário possuir uma geladeira antiga em funcionamento, que será substituída caso o cliente seja contemplado no sorteio.
Mutirão Pelo Cliente Todo Dia

Além do cadastro para o programa E+ Geladeira Nova, a população poderá acessar outros serviços oferecidos durante a ação. Entre eles estão atualização cadastral, orientação sobre consumo seguro e eficiente de energia, cadastro na Tarifa Social, troca de lâmpadas ineficientes por modelos LED, palestras educativas sobre segurança com energia e acesso ao serviço de negociação de débitos.
A iniciativa reforça o compromisso da Equatorial Maranhão com a promoção da eficiência energética, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável nas comunidades atendidas.
Serviço
Santo Antônio dos Lopes – E+ Geladeira Nova
Data: 23 e 24 de junho
Horário: 8h às 17h
Local: Câmara Municipal de Santo Antônio dos Lopes, Rua Osvaldo Rocha, nº 27, Centro
São Bento – E+ Geladeira Nova
Data: 23 e 24 de junho
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Convivência, Rua Tito Soares, s/n, Centro
São Luís – E+ Geladeira Nova
Data: 22 de junho, das 9h às 17h | 23 e 24 de junho, das 8h às 17h | 25 de junho, das 8h às 12h
Local: Igreja São João Calabria – Matriz Centro Pastoral, Avenida Principal Jardim América, Cidade Operária

Junho Laranja: Equatorial Maranhão reforça orientações para prevenção de queimaduras relacionadas à energia elétrica


Promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização e à prevenção de queimaduras em todo o país. No Maranhão, a iniciativa conta com o apoio da Equatorial Maranhão, em parceria com a Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ), responsável pela mobilização no estado.

Em 2026, a campanha traz o tema "Trabalho seguro sem queimaduras: prevenção é o melhor equipamento de proteção", reforçando a importância da adoção de práticas seguras, tanto no ambiente de trabalho, quanto nas atividades do dia a dia.

Nesse contexto, a Equatorial Maranhão destaca a importância dos cuidados com o uso seguro da energia elétrica, considerando que acidentes envolvendo eletricidade podem causar lesões graves quando não há prevenção adequada.

Para Maxinard Costa, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, a atenção às medidas de segurança deve ser permanente, especialmente em ambientes profissionais. "A prevenção precisa estar sempre em primeiro lugar. O uso correto de equipamentos de proteção, a não realização de improvisações em instalações elétricas e o cumprimento dos procedimentos de segurança são atitudes essenciais para reduzir riscos. A informação e a conscientização são fundamentais para evitar acidentes e preservar vidas", afirma o especialista.

Cenário no Maranhão

De acordo com dados do DATASUS, entre 2021 e 2025, o Maranhão registrou 88.481 internações relacionadas a queimaduras e lesões causadas por fogo, calor, eletricidade e substâncias quentes. No período, o estado apresentou o maior número de internações por queimaduras na região Nordeste.
Nos últimos cinco anos, foram registradas no estado mais de 200 internações por queimaduras decorrentes de acidentes de origem elétrica. Imperatriz está entre os municípios com maior número de casos nesse período. É importante destacar que esses dados consideram apenas os atendimentos registrados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS.

Orientações para prevenção de acidentes

Os acidentes com energia elétrica podem ser evitados com a adoção de medidas simples de segurança. Além do risco de choques, falhas em instalações elétricas também podem provocar incêndios e explosões, situações que podem resultar em queimaduras graves.
Para reduzir esses riscos, a Equatorial Maranhão reforça algumas orientações importantes:
• Nunca se aproxime ou toque em fios caídos ou partidos. Ao identificar essa situação, mantenha distância e acione a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116;
• Não realize intervenções na rede elétrica nem ligações irregulares. Além de proibidas e ilegais, essas práticas aumentam significativamente o risco de choques, curtos-circuitos e incêndios;
• Sempre contrate profissionais qualificados para realizar instalações, manutenções e adequações elétricas;
• Não use equipamentos com fios danificados, emendas improvisadas ou sinais de aquecimento, pois podem causar falhas e até incêndios;
• Antes de qualquer manutenção, desligue a energia no disjuntor geral, sempre que houver segurança para realizar a ação;
• Não sobrecarregue tomadas com vários aparelhos conectados simultaneamente, reduzindo o risco de superaquecimento e incêndios;
• Mantenha crianças afastadas de tomadas e instalações elétricas, utilizando protetores adequados;
• Em ambientes de trabalho, utilize corretamente os equipamentos de proteção e siga os procedimentos de segurança, especialmente em atividades com risco elétrico.

Movimento VC+ Seguro

Por meio do movimento "VC+ Seguro", a Equatorial Maranhão promove ações educativas com orientações práticas e conteúdos informativos sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com a rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

Laboratório Lacmar destaca: Teste do Pezinho completa 50 anos e segue transformando vidas


O Laboratório Lacmar realiza o Teste do Pezinho na sede do Natus Lumine Hospital e Maternidade; no Lacmar do Renascença ou até em domicílio, mediante agendamento; com tecnologia e rigor técnico para auxiliar famílias e médicos na identificação precoce de diversas condições de saúde.

Exame realizado nos primeiros dias de vida permite diagnosticar doenças raras antes do surgimento dos sintomas e garantir tratamento precoce

Há cinco décadas, um exame simples, rápido e praticamente indolor passou a mudar a história da saúde infantil no Brasil e no mundo.
O Teste do Pezinho, que completou 50 anos, tornou-se uma das mais importantes ferramentas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças congênitas, metabólicas, genéticas e infecciosas, contribuindo para salvar vidas e garantir mais qualidade de vida para milhares de crianças.

Realizado por meio da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, o exame permite identificar condições que, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas. Essa intervenção antecipada reduz significativamente o risco de sequelas graves, deficiências intelectuais, complicações motoras e até mesmo óbitos.

Compromisso com a saúde desde os primeiros dias

Em São Luís, o Laboratório Lacmar integra essa importante rede de cuidado à saúde infantil e realiza o teste na sede do Natus Lumine Hospital e Maternidade em até 48h de vida do bebê; com tecnologia e rigor técnico para auxiliar famílias e médicos na identificação precoce de diversas condições de saúde.

O Lacmar também disponibiliza o Teste do Pezinho na sua unidade na Av. Colares Moreira no Renascença ou ainda, através de um exclusivo serviço de coleta domiciliar do Teste do Pezinho; visando oferecer mais comodidade, conforto e segurança para os bebês e seus pais. Para agendar basta entrar em contato pelos fone (98) 3236 3865 / 991036646.

O Lacmar destaca que o exame representa um investimento no futuro da criança, oferecendo às famílias a oportunidade de identificar precocemente condições que poderiam comprometer o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos pequenos.

Vale lembrar que o exame deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, período considerado ideal para garantir resultados mais precisos.

Um exame que mudou a história da medicina preventiva

Criado na década de 1970 pelo médico norte-americano Robert Guthrie, o Teste do Pezinho revolucionou a triagem neonatal ao permitir o rastreamento em massa de doenças que, até então, eram diagnosticadas apenas quando os sintomas já estavam instalados.

Desde então, os avanços científicos ampliaram significativamente a capacidade de detecção do exame. Atualmente, diferentes versões do teste conseguem identificar dezenas de enfermidades, incluindo doenças metabólicas hereditárias, distúrbios endocrinológicos, hemoglobinopatias, imunodeficiências e outras condições raras que exigem acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida.

Segundo especialistas, o grande diferencial do Teste do Pezinho está justamente na possibilidade de agir antes que a doença cause danos irreversíveis ao organismo da criança.

Diagnóstico precoce significa mais qualidade de vida

Muitas das doenças detectadas pelo exame não apresentam sinais clínicos logo após o nascimento. Sem o rastreamento neonatal, o diagnóstico pode levar meses ou até anos para acontecer, período em que a condição pode evoluir silenciosamente e comprometer o desenvolvimento da criança.

Quando identificadas precocemente, porém, essas doenças podem ser controladas por meio de medicamentos, dietas específicas, terapias ou acompanhamento médico contínuo, permitindo que a criança tenha um desenvolvimento muito mais saudável e uma vida com menos limitações.

Por isso, o Teste do Pezinho é considerado um dos maiores exemplos de medicina preventiva já implementados na saúde pública e privada.

Ao completar 50 anos no país, o Teste do Pezinho reafirma sua relevância como um dos exames mais importantes da infância. Mais do que uma coleta de sangue, ele representa a possibilidade de transformar diagnósticos em oportunidades, prevenindo complicações e garantindo que milhares de crianças possam crescer com mais saúde, segurança e qualidade de vida.

Os especialistas do Lacmar reforçam que a principal mensagem continua sendo a mesma desde a criação do exame: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de um futuro saudável.