quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Cadeia produtiva da suinocultura recebe incentivos do Governo do Estado


“Estamos muito empolgados, é muito bom ver o estado suprindo uma carência dos suinocultores e fomentando a nossa produção”. Assim Lehon Amorim, criador de suínos de Itapecuru, resumiu o sentimento dos produtores com as primeiras ações do Governo do Maranhão na cadeia de suinocultura, apresentadas em Itapecuru.

O Maranhão possui um rebanho suíno de 1.231.823 cabeças, onde as microrregiões da Baixada, Baixo Parnaíba e Itapecuru se destacam. Apesar do número expressivo, apenas 12% dessa produção é tecnificada. Para reverter essa situação, a cadeia da suinocultura foi incluída no Programa Mais Produção, que vem incentivando dez cadeias produtivas prioritárias com assistência técnica, aquisição de equipamentos e insumos e ações de infraestrutura.

“Nosso esforço conjunto tem sido para encontrar fórmulas que privilegiem a atividade produtiva. O papel do Estado é dar apoio, por essa razão instituímos os Agropolos, o Programa Mais Produção, o estímulo às várias cadeias produtivas, incluindo a suinocultura. Só teremos competitividade se agregarmos tecnologia, aprimorando nosso processo produtivo”, destacou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

Na reunião em Itapecuru, foi definida a criação da Cooperativa dos Criadores de Suínos e a realização de dois cursos para os produtores, voltados para manejo e associativismo, em outubro. Além dessas, outras medidas já haviam sido definidas na primeira reunião da cadeia, em julho, como o incentivo á implantação de abatedouros e promoção da suinocultura entre os agricultores familiares, com insumos e melhoria genética.

Em janeiro, o governador Flávio Dino assinou o Decreto nº 32.595, que estabelece o pagamento antecipado de Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), nas estradas maranhenses, de gado suíno vivo ou abatido, bem como subprodutos derivados. Esse decreto torna a relação de mercado entre produtores locais e de outros estados mais equânime, garantindo a proteção aos produtores maranhenses, com incentivo a toda a cadeia produtiva de suínos no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário