terça-feira, 5 de setembro de 2017

Em audiência pública, vereador Cézar Bombeiro cobra solução para valas e galerias a céu aberto

Vereador Cézar Bombeiro promoveu debate de alto nível sobre problema que aflige diversos bairros de São Luís
O vereador Cézar Bombeiro (PSD) conseguiu realizar mais uma audiência pública bem sucedida, pois abordou novamente problemas graves existentes em nossa capital, que o poder público simplesmente tenta desconhecer. “Valas e Galerias” foi o tema central do debate, pelo considerável número delas em quase todos os locais da cidade e que são responsáveis por uma serie de problemas, desde os constantes alagamentos de áreas imensas da cidade até proliferação de doenças, afetando seriamente o meio ambiente.
A iniciativa do vereador Cézar Bombeiro era proporcionar, além de um grande debate, a busca de soluções para as grandes valas que envergonham a população de São Luís, a maioria correndo a céu aberto com esgotos e obrigando milhares de família a viver em condições insalubres.
Uma critica bastante procedente feita na audiência pública partiu do vereador Marcial Lima, que lamentou mais uma vez a ausência do poder público municipal e responsável pela solução do grave problema, no caso a Semosp. Quando os vereadores de posição dentro do legislativo municipal buscam através de debates em audiências públicas defender direitos da população, a Prefeitura de São Luís não envia representação, naturalmente temendo que mais deficiências sejam apontadas.
O Ministério Público como fiscal da lei, e que poderia perfeitamente tomar uma posição em defesa das centenas de comunidades que convivem com o lixo e o esgoto, tem se mostrado indiferente, muito embora sempre seja convidado.
Debates de alto nível
O vereador Honorato Fernandes, que presidiu a audiência pública falou sobre o elevado desperdício de água em São Luís, sem que haja qualquer politica para enfrentamento ao grave problema, além do sério problema do lixo, que afetam o meio ambiente e afetam diretamente a fauna e a flora.
Como resultado da audiência pública, o vereador Marcial Lima apresentou uma proposta de criação na Câmara Municipal de uma Frente Parlamentar em defesa do Saneamento Básico. O vereador Honorato Fernandes se colocou à disposição do vereador Cézar Bombeiro, para que juntos criem também a Frente Parlamentar da Educação e da Saúde, que estão dentro do contexto do saneamento básico.
O líder comunitário Alberto Bastos, bastante identificado com a problemática ambiental, revelou que o sério problema em São Luís é que as galerias construídas geralmente não atendem a necessidade do escoamento de águas das chuvas, o que concorre para constantes alagamentos, além de que as valas a céu aberto são grandes depósitos de lixo e naturalmente focos de doenças constantes.
O professor Oyama Cardoso, economista e conceituado ambientalista, foi bastante crítico, quando lamentou profundamente que a cidade de São Luís não tem uma politica ambiental, que afeta a qualidade de vida de milhares de famílias. São Luís é refém do rio Itapecuru e estamos caminhando para a insegurança do abastecimento de água. As valas e galerias existentes em nossa cidade envergonham a todos nós e fica claro que os nossos gestores públicos demonstram não ter visibilidade de uma realidade posta a todos, afirmou o professor.
O vereador Cézar Bombeiro, destacou que as questões e os debates levantados na audiência pública foram acima das suas expectativas e o que acabou ficando registrado é que os problemas na área ambiental de São Luís são bem maiores e que há necessidade de muitos debates não apenas no legislativo, mas em todos os bairros de São Luís, com vistas a que a população tome consciência e passe a defender direitos à preservação ambiental, se quisermos ter um futuro melhor do que o presente de hoje, afirmou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário