domingo, 8 de outubro de 2017

Centenário de nascimento de Neiva Moreira será celebrado durante esta semana

 
 O Instituto Jackson Lago e a Academia Maranhense de Letras (AML), em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), comemoram nesta semana o centenário de nascimento do jornalista e político José Guimarães Neiva Moreira, que nasceu no dia 10 de outubro de 1917. A programação inclui exibição de filmes, lançamento de livros, mesa-redonda, dentre outras atividades.
Considerado uma das principais atrações do evento, o seminário 1917 a 2017: 100 anos de Neiva Moreira será realizado na segunda-feira (09) e marca a abertura da agenda alusiva ao centenário. Nomes como Beatriz Bíssio, Paulo Cannabrava Filho, Nagib Jorge Neto, Clay Lago e Raimundo Palhano participam de uma mesa que vai discorrer sobre o legado de Neiva Moreira. O seminário ocorrerá no Espaço da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping. A cerimônia de abertura está marcada para às 18h.
Jhonatan Almada, reitor do Iema, que organizou uma das obras de Neiva Moreira que serão lançadas na segunda-feira, pontua que o legado de uma figura emblemática do cenário político como Neiva precisa ser celebrado. “Eventos como esse, que mostram a obra, história e trajetória de vida de uma pessoa, têm grande abrangência, são cheios de significados. Neiva foi um personagem ímpar de nossa história e sua contribuição em vida merece atenção e celebração”, destacou.
O livro Neiva Moreira, semeador das rebeldias, organizado por Jhonatan Almada, será lançado na segunda-feira, às 20h, no Espaço da AMEI. A apresentação da obra contará com a participação de dois mediadores: João Batista Ericeira e Rossini Coorêa.
Na terça-feira (10), um anexo da Rede de Biblioteca Bandeira Tribuzi do Iema será inaugurado na unidade vocacional do Iema da Praia Grande. O acervo desse novo anexo é composto por obras de Neiva Moreira e por livros que compunham a sua biblioteca particular. Todos os volumes foram doados por familiares do homenageado ao Iema. A inauguração está marcada para às 10h. Também na manhã de terça-feira, será realizado o lançamento digital do Cadernos do Terceiro Mundo de Neiva Moreira.
Toda a programação da terça à noite ocorrerá na Academia Maranhense de Letras, no Centro Histórico. Haverá exibição de filmes sobre Neiva Moreira, mesa-redonda e lançamento de livros. As atividades começam a partir das 18h com a participação de Benedito Buzar, Édson Vidigal, Joaquim Itaparay, Nagibe Jorge Neto, Natalino Salgado, Sálvio Dino, dentre outros convidados especiais.
Segundo a presidente do Instituto Jakson Lago, Clay Lago, Neiva é um importante personagem da política nacional cujas contribuições e lutas pelo povo merecem lugar de destaque em nossa história. “Temos muitos motivos para comemorar seu centenário. Neiva foi um vencedor, por isso mantemos viva sua história e sua memória”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário