sábado, 7 de outubro de 2017

Com Programa Mais Feiras, agricultor vende, recebe na hora e estimula produção

O Programa Mais Feiras vem impulsionando a geração de renda e o desenvolvimento produtivo nas cidades pertencentes ao Plano Mais IDH, que busca elevar a qualidade de vida nos 30 municípios mais pobres do Maranhão.
A estratégia do Governo do Maranhão é comercializar a produção excedente da agricultura familiar e de produtos não agrícolas destas cidades.
Com 82 feiras já realizadas, o programa apoia as famílias de pequenos produtores com entrega de kits para comercialização, apoio logístico e orientações para acondicionamento e manuseio dos produtos. Foram comercializados quase R$ 117 mil nesses municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano.
Cada kit contém barraca personalizada, balança de precisão, equipamentos de proteção individual (EPIs), gaiola de plástico e caixa de isopor. Foram distribuídos 300 kits em 17 dos 30 municípios do Plano.
Até dezembro de 2017, todas as 30 cidades terão feiras periódicas com apoio do Sistema SAF, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).
Dinheiro na mão
“Um dos nossos objetivos ao criar o Programa Mais Feiras é garantir que o pequeno produtor garanta a melhoria da renda. O produtor sai com o dinheiro fruto da comercialização na hora e tem incentivo para ampliar a produção”, diz a superintendente de Organização Produtiva da SAF, Loroana Santana.
As famílias contempladas com o “kit feira” foram cadastradas por meio de avaliação dos técnicos da SAF e da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Cada município conta com três técnicos que dão apoio e suporte, levando em consideração a capacidade de produção de excedentes de cada produtor familiar.
Os municípios onde as feiras já acontecem semanalmente ou uma vez a cada 15 dias são Governador Newton Bello, Araioses, São João do Soter, Aldeias Altas, Serrano do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro, Centro Novo, Centro Novo do Maranhão, Amapá do Maranhão, São Francisco do Maranhão, Genipapo dos Vieiras, Pedro do Rosário, Cajari, Lagoa Grande, Satubinha, Afonso Cunha e Milagres do Maranhão.
Além dos municípios do Mais IDH o Programa Mais Feiras abrange mais 19 cidades maranhenses, sob coordenação da Agerp.
Parcerias
Para realização do Programa Mais Feiras, o Governo do Maranhão promove parcerias com as prefeituras municipais e dos Sindicatos das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do Maranhão (STTR).
“A parceria com as prefeituras e o sindicato é fundamental para a realização das feiras, eles ajudam muito na mobilização e organização das feiras, bem como na articulação dos espaços para comercialização, no transporte de produtores e mercadorias”, explica Loroana.
Assistência Técnica
Além do apoio para comercialização da produção, o Governo do Maranhão desenvolve políticas públicas junto aos agricultores familiares que garantam informação, capacitação e orientações.
“Nossos técnicos fazem visitas permanentes aos produtores para auxiliar no desenvolvimento da produção, a SAF também faz entregas de kits de irrigação para garantir que eles consigam produzir com qualidade ao longo de todo o ano, não apenas no período chuvoso”, comenta a superintendente de comercialização da SAF, Marilene Bandeira.
PAA
Além do Programa Mais Feiras, os pequenos produtores maranhenses contam com apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para ampliação da comercialização.
Entre 15 de julho e 15 de agosto, foram comercializados em 31 municípios mais de 68 toneladas de alimentos, gerando R$ 257 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário