quinta-feira, 5 de outubro de 2017

OUTUBRO ROSA: Palestra sobre Câncer de Mama chama atenção para a prevenção

Atividade faz parte da campanha do HU-UFMA cuja programação se estenderá até o final do mês
A manhã de hoje, 05, marcou o início oficial da campanha “Outubro Rosa” desenvolvida pelo Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ao chegarem na Unidade Materno Infantil, colaboradores e pacientes foram surpreendidos com os corredores repletos de balões rosa com o intuito de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama.
Como parte da programação, foi realizada pela manhã a palestra “Câncer de mama: importância do diagnóstico e tratamento, ministrada pelo ginecologista e mastologista, Diego Trabulsi. Ela foi direcionada para os colaboradores, residentes e acadêmicos da instituição. Com o auditório lotado, ele focou na importância da prevenção e de um diagnóstico precoce. Paralelo a isso, foi realizado também, na recepção da Unidade Materno Infantil, uma ação de sensibilização em parceria com o Hospital Aldenora Bello com venda de camisas em prol da compra das próteses para reconstrução mamária.
Este ano, o HU-UFMA veio como uma proposta diferente. Buscando contribuir com o incentivo a prevenção, a instituição adotou uma comunidade, a da Liberdade, para chamar a atenção e motivar os agentes comunitários sobre a importância do rastreamento mamográfico e diagnóstico precoce.
De acordo com a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Graciete Santos, a escolha pelo bairro foi estratégica. “Neste ano, resolvemos fazer algo diferente e que tivesse um impacto maior, por isso escolhemos a Liberdade como a primeira comunidade a ser beneficiada. A região fica no entorno do hospital, é um bairro humilde e de pouca cobertura de saúde. O objetivo é levar o conhecimento aos agentes de saúde para prevenir de forma mais eficiente, pois eles serão fundamentais no processo de conscientização da população” ressaltou.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou o empenho da instituição pela busca do credenciamento junto ao Ministério da Saúde para ser habilitado como unidade cirúrgica para o câncer “Desde março temos focado nesse credenciamento que será um grande diferencial para o hospital, uma vez que a triagem e o diagnóstico já são desenvolvidos. Temos lutado para que em breve o tratamento também faça parte da nossa rotina”.
A programação da campanha foi organizada pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher que contou com a parceria da Unidade de Humanização. Durante todo o mês de outubro serão realizadas atividades voltadas para a prevenção, enfatizando a necessidade de visitas periódicas ao médico e do autoexame das mamas. A programação, inclusive, já começou pelo Posto de Saúde da Comunidade da Liberdade na última terça-feira, 03. No qual profissionais do HU-UFMA tiveram um momento com os agentes de saúde focando na importância de um eficiente rastreamento mamográfico.
Entre os dias 09 e 16, as pacientes dessa comunidade que tenham passado pelo rastreamento serão atendidas no hospital, no qual farão o exame de mamografia. No dia 19, o HU-UFMA receberá os médicos generalistas da Liberdade para uma capacitação e entre os dias 23 e 27 serão recebidas novamente aquelas que tiveram as mamografias alteradas para exame físico e definição de conduta.
No dia 20 será realizada avaliação clínica e mamografia para servidoras do HU-UFMA acima de 40 anos em atraso para prevenção de CA. E encerrando as atividades terá o Dia do Rosa, 30, com uma palestra “Câncer de mama: há vida após o diagnóstico?”, ministrada pelo ginecologista e mastologista José Pereira Guará.
O outubro rosa é um movimento popular internacional que faz referência a luta contra o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário