quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PRESIDENTE DO SINDUEMA DEBATE SOBRE UEMA COM PRESIDENTE DO PT

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Públicas Estaduais do Maranhão (SINDUEMA), professor doutor João Coelho, em encontro com o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Augusto Lobato, debate as demandas da UEMA e da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. Para eles a universidade maranhense tem papel de transformação e contribuição no desenvolvimento social do Estado.
A UEMA possui um déficit de infraestrutura, com vários cursos funcionando em espaços improvisados, como os cursos de Matemática Licenciatura, Física Licenciatura, Engenharias de Pesca e da Computação, Filosofia Licenciatura e os cursos de Mestrado. Mesmo assim, o principal pedido da atual gestão ao governo do estado é asfalto e não novos prédios para abrigar os cursos e os seus alunos. As árvores e ambientes verdes que poderiam ser parte de um projeto de urbanização e arborização mais avançado, estão dando lugar a avenidas e ruas em locais sem prédios. Prioridade contrária a dos estudantes que hoje estão garimpando sala de aula e laboratórios para suas atividades acadêmicas.
A UEMA é a instituição de ensino e pesquisa na qual o debate de ideias, a diversidade e a pluralidade do contraditório não são respeitados, e o autoritarismo e a falta de critérios são permanentes. O que põe em cheque a democracia, matéria essencial e condição fundamental para o crescimento saudável da academia.
A UEMA necessita convocar um Conselho Estatuinte para definir normas e regimentos democráticos e ter condições de realizar eleições livres em 2018. Este conselho precisa de ampla representação com representantes dos estudantes, docentes, servidores e técnicos administrativos, do Governo e da sociedade civil. A comunidade da UEMA almeja que o governo Flávio Dino não deixe acontecer eleições nos modelos anteriores: convocada ás pressas no período de férias, com lista de votantes divulgada as véspera da eleição, comissão eleitoral formada por membros assessores do reitor e membros comissionado não eleitos. O Estatuto e Regimento Interno necessitam ser atualizados com normas bem definidas e claras para as eleições e com ampla participação de quem participa e constrói a universidade do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário