quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Sagrima e Sesi realizam oficina de beneficiamento de pescado na Expoema


A programação de cursos e capacitações da Expoema 2017 além de atender a demandas de quem já trabalha no setor, ajuda a criar despertar novos talentos e oportunidades. É o caso do curso de beneficiamento de pescados, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e o Serviço Social da Indústria (SESI).
 Divididos em quatro turmas em dois dias, os alunos aprenderam as etapas de beneficiamento, como a filetagem, além do aproveitamento de subprodutos desse processo, como o couro do peixe.
 "Muita coisa interessante, principalmente a parte de conservação, que não sabia, da transformação da pele do peixe, que podia virar tecido, mantas. Realmente muito prático", disse Ivan Hudson Casselino, professor de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), que trouxe os alunos para participar da oficina.
 Parte do público se surpreendeu as várias possibilidades do uso de couro de peixe, que pode ser aproveitado para fabricação de bolsas, mantas, brincos, botões, sandálias e outros produtos. Há ainda a utilização médica, para cicatrização de queimaduras e outras lesões na pele humana.
 A professora Karlyene Souza, uma das instrutoras do curso, destaca que ele abre inúmeras possibilidades de trabalho a quem quiser se dedicar ao ofício. "O mais importante foi a opção dada aos alunos e produtores de como beneficiar a matéria-prima. As diferentes formas desde a filetagem que é uma das mais práticas de usar na cozinha, até a confecção de subprodutos, como o curtimento do couro, agregando valor ao peixe”, explicou
 Vanderlea dos Santos, aluna da UEMA de Itapecuru disse que o curso "foi muito bom, foram conhecimentos que a gente não tinha. Eu não sabia que se podia fazer tantos produtos com o couro do peixe".
 A Expoema segue até o dia 21 de outubro, com mais de 80 cursos, capacitações e palestras, várias delas oferecidas pelo Governo do Maranhão, por meio da parceria entre Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), as Agências Estaduais de Defesa Agropecuária (Aged) e Pesquisa e Extensão Rural (Agerp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a difusão de conhecimentos e tecnologias é missão do governo estadual, além de ser um dos pilares do novo formato da Expoema. “Os produtores maranhenses tem uma enorme vontade de trabalhar e aumentar sua produção, só precisam da assistência adequada, para melhor utilizar os equipamentos e as tecnologias disponíveis. Esse é o nosso trabalho enquanto governo, ajudando os pequenos a se tornarem grandes”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário