quinta-feira, 23 de novembro de 2017

10ª Expocapril é realizada com sucesso em Bequimão


O Sebrae é parceiro da exposição, onde os empreendedores do campo tiveram a sua disposição 06 palestras, 02 cursos e dezenas de consultorias especializadas.
 
A décima edição da Exposição de Caprinos e Ovinos da Baixada Maranhense (Expocapril), marca mais uma vez o calendário de eventos de sucesso, realizados na Baixada Maranhense. Mais de duas mil pessoas passaram pelo parque de exposições em Bequimão durante os cinco dias de feira, que movimentou mais de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), entre negociações de animais e comercialização de produtos.
A programação técnica, realizada pelo Sebrae e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), proporcionou aos empreendedores do campo 06 palestras, 02 cursos e dezenas de consultorias especializadas nas áreas de manejo, sanidade, nutrição animal, gestão e mercado. Além de exames, laudos técnicos e veterinários, emitidos pela equipe de consultores credenciados ao Sebrae e ao Senar, que esteve a disposição do evento.
 
A Expocapril, foi resultado de uma parceria entre a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), o Sebrae Maranhão e a Prefeitura de Bequimão, com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado, AAgência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), empresas e parceiros locais.
“A Expocapril é um evento que o Sebrae viu nascer e está acompanhando e participando do seu crescimento, por isso é motivo de orgulho para nós estar presente em mais uma edição e uma edição com um simbolismo tão relevante como está. São 10 anos de evento, sempre com o apoio do Sebrae, temos certeza de que se o processo continuar sendo conduzido com seriedade e compromisso como foi até hoje, o Sebrae estará presente apoiando as próximas edições” garantiu Martins.
 
O presidente da ACCOCBEQ, Leônidas Viegas Almeida, garante que a próxima edição já está sendo planejada. “Poder contar com o apoio de instituições como o Sebrae, o Senar, o Governo do Estado e tantos outros, é um privilégio para nós da ACCOCBEQ. A Expocapril é o resultado de um ano de muito planejamento e trabalho, que é coroado com a realização do evento. Estamos satisfeitos com o resultado obtido e isso aumenta a nossa responsabilidade, por conta disso, já estamos pensando na exposição do ano que vem e o trabalho para que ela aconteça de maneira satisfatória começa a partir de agora”, garantiu Almeida.
 
Esse ano a exposição recebeu a visita de alunos da rede municipal de ensino dos municípios de Bequimão e Alcântara e da rede privada, representada pelo Centro Educacional Batutinhas, também de Bequimão. Além de visitar os stands, os estudantes participaram de palestras e dinâmicas desenvolvidas no auditório montado pelo Sebrae dentro do evento.
 
A Expocapril 2017 recebeu ainda integrantes do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e alunos dos cursos de ciências agrarias e zootecnia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que participaram de uma visita guiada pelo parque e logo em seguida de uma palestra que teve como tema: O empreendedorismo como ferramenta de transformação.
O Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fez questão de recepcionar o grupo e fazer um resgate histórico da Expocapril e ao lado da Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e do Prefeito de Bequimão Zé Martins, dar as boas-vindas aos visitantes, destacando o quanto é importante a participação deles nesse tipo de evento.
 
“O Sebrae é o responsável por fazer a inclusão dos pequenos, empenhado em demonstrar a capacidade e as possibilidades que os pequenos negócios tem de realizar e impulsionar a economia do nosso país. Poder participar de um evento como este, realizado na nossa baixada nos enche de felicidade e orgulho”, enfatizou Ana Creusa dos Santos, presidente do Fórum em Defesa da Baixada.

Seminário Regional de Negócios Rurais
A Expocapril serviu também para catalisar novas ações do Sebrae na região. Em um dos encontros ficou definido que no próximo dia 10 de dezembro, a cidade de Bequimão sediará um Seminário Regional de Negócios Rurais, onde estarão reunidos, no mesmo espaço, empreendedores do campo dos mais diversos segmentos.
 
Também integram a iniciativa, instituições bancárias, sindicatos, associações, instituições de crédito, órgãos de controle e apoio ligados ao agronegócio, prefeitos, secretários municipais, representantes do Governo do Estado e técnicos do Sebrae e de outras instituições parceiras que irão discutir e buscar ferramentas que alavanquem o mercado dos negócios rurais da região.
“Onde existem negócios, tem que existir a participação do Sebrae, no meio rural não é diferente. Sabemos a força que vem do campo e essa responsabilidade de discutir negócios rurais na região da baixada e do litoral é algo levado muito a sério por nós e que agora irá se materializar com a realização desse seminário, mais uma articulação acertada idealizada pela nossa superintendência e que será executada pela unidade do Sebrae em Pinheiro” disse Graça Fernandes, gerente responsável pela regional.
 
Políticas Públicas
A 10ª edição da Expocapril foi ainda local de articulações no campo das políticas públicas. Prefeitos, a exemplo do chefe do executivo de Bequimão, Zé Martins, apoiador e anfitrião do evento, do prefeito de São Bento, Luisinho Barros e secretários municipais, que visitaram o parque de exposições, aproveitaram para solicitar do Sebrae ações que contemplem seus municípios, no que diz respeito aos empreendedores do campo e urbano.
Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, comprometeu-se em montar uma agenda de ações para atender as demandas dos gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário