sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Governo apoia ação de recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos na Ilha e em Rosário

 
Durante os dias 8 a 10 de novembro, será realizada mais uma ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos nas zonas rurais da Região Metropolitana de São Luís. A ação contempla os pequenos produtores agrícolas dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, São Luís e Rosário, realizada pelo Sistema Campo Limpo, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).
O Sistema Campo Limpo, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Já o Maranhão é o 2º do Nordeste em destinação adequada desse material.
O Governo vem apoiando a iniciativa desde 2015, em parceria com as prefeituras, associações e sindicatos de produtores, mobilizando os agricultores a comparecerem às centrais e postos de recebimento de embalagens, localizados nos municípios de Imperatriz, Balsas, Alto Parnaíba e Anapurus e nas ações itinerantes de recebimento.
“O recebimento itinerante é uma ferramenta que foi criada para inserir o pequeno agricultor em todo o processo de destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, que são agentes contaminadores que podem trazer riscos à saúde deles e do meio-ambiente”, explica o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Só em 2016, os produtores maranhenses devolveram mais de 780 mil kg de embalagens vazias de agrotóxicos para uma destinação ambientalmente correta.
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a ação conjunta reforça a preocupação do Governo do Estado com a produção agropecuária sustentável. “Nós temos incentivado, não só no Agropolo da Ilha, como nos demais Agropolos, a produção agroecológica, com menor uso de agrotóxicos, e colaborar com uma iniciativa como esta, que trabalha mais uma etapa da cadeia produtiva, só reforça a intenção de termos uma produção cada vez mais sustentável”, afirmou.
Calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos:
08/11 – 8h às 11h30 – Associação dos Trabalhadores Rurais da Mata (Av. dos Agricultores, 22, Mata, São José de Ribamar)
08/11 – 13h30 às 17h30 – Propriedade Sr Humberto (Rua Bacurizal, s/n, Cumbique, Raposa)
09/11 – 8h às 11h30 – Propriedade Dona Júlia (Rua do Anajá, 110, Iguaíba, Paço do Lumiar)
09/11 – 13h30 às 17h30 – Associação Recreativa e Beneficente da Matinha (BR-135, km 10, Maracanã, São Luís)
10/11 – 7h30 às 12h30 – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Rosário (Rua Sta Luzia, s/n, Bacurizal, próximo ao SAAE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário