sexta-feira, 23 de março de 2018

Josué Pinheiro pede manutenção da rele de iluminação pública no bairro Vinhais


A deficiência na rede de iluminação pública em algumas ruas do bairro Vinhais está sendo motivo para o vereador Josué Pinheiro (PSDB) acionar a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão) em adotar providências para solucionar o problema. Nesse sentido, ele aprovou uma indicação na Câmara Municipal solicitando o encaminhamento de ofício à empresa para que determine ao seu setor competente “que sejam priorizados os serviços de reparo e manutenção nas ruas 71 e 73 do referido bairro, com troca de lâmpadas das luminárias do posteamento da área”.
O vereador pedetista explica que “a iluminação dos postes no local encontram-se insuficientes, com lâmpadas queimadas, ou ainda com trechos que não dispõem destes serviços”. Em continuidade ele diz que “as referidas vias públicas margeiam a área verde do bairro Vinhais, onde existe matagal que associado a penumbra da via torna-se atrativo para a ação de marginais”.
Em razão desses motivos, Josué Pinheiro afirma que “diante da insuficiência de iluminação pública, a comunidade faz um apelo à direção da CEMAR, para que sejam disponibilizados de imediato os serviços de troca de luminárias, visando garantir o bem estar e a segurança da população local”.


Raimundo Penha homenageia os
180 anos do Liceu Maranhense  

Nem mesmo as fortes chuvas e o apagão que atingiu o estado ontem foram capazes de tirar o brilho da sessão solene, realizada na Câmara Municipal de São Luís, que homenageou os 180 anos da Escola Liceu Maranhense, primeira unidade pública de ensino do estado e a segunda do Brasil.

A homenagem foi proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT), que sempre militou na defesa das causas estudantis; e contou com as presenças de alunos e representantes da direção da escola e do Grêmio Estudantil; além do escritor e jornalista, Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras; o secretário estadual Felipe Camarão (Educação); o vereador Genival Alves; o advogado Duarte Júnior; dentre outras.

Raimundo Penha destacou que a homenagem ao centenário Liceu Maranhense tratou-se de uma iniciativa mais do que justa, uma vez que a unidade de ensino ajudou a formar grandes personalidades da sociedade do nosso estado.

Para o vereador, a iniciativa também serviu para que fosse feita uma avaliação acerca da importância da escola pública para o desenvolvimento do Maranhão e para o Brasil.

Deurivan Sampaio, gestor geral do Liceu, agradeceu a homenagem proposta por Penha e pelo Parlamento de São Luís.

De acordo com ele, mesmo diante de todas as dificuldades, a unidade pública de ensino continua sendo referência no quesito educação de qualidade.

“O vereador Penha é oriundo de escola pública, sempre militou a favor das causas dos alunos e da melhoria do ensino. Só tenho a agradecer a sua gentileza em homenagear esta tão importante escola pública que é o Liceu Maranhense”, disse.

Avaliação semelhante fez o presidente do Grêmio Estudantil, Guilherme Soares.

Além de ressaltar a importância da homenagem, ele salientou o histórico de luta do parlamentar em prol da educação pública de qualidade.


               O vereador Cézar Bombeiro (PSD), pretendia usar a tribuna do legislativo municipal quarta-feira, (22), para se antecipar e falar sobre algumas reflexões sobre o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (23). Ele diz que está solicitando ao plenário do Legislativo Municipal a realização de audiência para a promoção de um amplo debate sobre a água.
            “O uso sustentável da água, o Abastecimento, Desperdícios e a Qualidade da Água, que a população consome, estão entre as discussões que serão postas, além de vários problemas sérios que afetam diretamente os consumidores de todos os bairros de São Luís”, adiantou o parlamentar da social democracia.
                  Neste sábado, (24), será encerrado em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, com a presença de especialistas em água doce e ambientalistas de vários países do mundo, com propostas diversas para a preservação dos potenciais hídricos e o combate intenso sobre o desperdício e consumo sustentável.
                    Enfatiza o vereador que São Luís tem três fontes de abastecimento, que não conseguem atingir dezenas de bairros, que vivem em plena exclusão de um direito fundamental, enquanto outros por terem acessos privilegiados não dão o devido tratamento ao precioso e necessário produto, que é vida.
                       Adiante faz a complementação: “a maioria da cidade é abastecida pelo sistema Italuís com dias alternados, e em seguida o sistema Paciência, mais voltado para o centro da capital e com menos porte, seguindo a orientação de dias alternados. O terceiro vem dos poços artesianos, vários do poder público e a maioria localizados em empreendimentos  da construção civil e em residências particulares.
                   Sem um consumo responsável  e desperdícios, não vai demorar muito tempo para que o nosso lençol freático possa vir a sofrer sérias consequências, fala Cézar Bombeiro, frisando que tem visto muitas preocupações de técnicos especialista, daí a sua preocupação em promover um amplo debate na Câmara Municipal de São Luís com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada, inclusive as associações comunitárias, acentuou o vereador do PSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário