quarta-feira, 7 de março de 2018

Prefeitura entrega Registro de Inspeção Municipal para sítio de pequena produção agrícola

O S.I.M. garante a qualidade dos produtos que abastecem a mesa do consumidor com higiene e segurança alimentar

O S.I.M regulamenta o trabalho de beneficiamento e processamento de produtos de origem vegetal do Sítio CapixabaDando continuidade ao fortalecimento das políticas públicas de produção, abastecimento e segurança alimentar em São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), entregou o Certificado de Registro do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) para o Sítio Capixaba, pequena produção agrícola localizada no bairro Vila Esperança, região do Maracanã.
Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, essa é mais uma ação que consolida a gestão municipal no rigor da qualidade da produção agrícola da capital. "Mais uma ação de prerrogativa do prefeito Edivaldo, para que nossa população seja beneficiada com produtos de qualidade em sua alimentação. Esperamos que todas as casas e estabelecimentos de beneficiamento de produtos tanto de origem animal quanto vegetal, também busquem o Registro de Inspeção Municipal, que agora vale para toda a região metropolitana, trazendo maior confiança ao consumidor", disse o secretário Ivaldo Rodrigues.
Esse é o 42º estabelecimento registrado com o S.I.M. que nesse caso regulamenta o trabalho de beneficiamento e processamento de produtos de origem vegetal do Sítio Capixaba, que agora pode terá seus cultivos comercializados em toda a região metropolitana. Na pequena produção são encontradas hortaliças como quiabo, maxixe, pepino japonês, agrião, alface, rúcula, coentro, e cebolinha, além das ervas aromáticas como alecrim, tomilho, orégano e manjericão.
"É muito especial para nós recebermos o Registro Municipal, que garante ao cliente a qualidade da nossa produção. O Sítio Capixaba funciona há nove anos, então esse momento representa o reconhecimento de muito esforço no campo, além do cumprimento rigoroso de todos os requisitos para obter o documento e agora poder comercializar esse produto em toda a região metropolitana", explicou a agricultora Regina Célia.
DEFESA E INSPEÇÃO SANITÁRIA
O S.I.M. garante a qualidade dos produtos que abastecem a mesa do consumidor com higiene e segurança alimentar. São supermercados, abatedouros, frigoríficos, clínicas animais e unidades de beneficiamento e processamento de produtos como mel, ovos e polpas, que passam por rigorosa avaliação da Defesa e Inspeção Municipal da Prefeitura, por meio da Semapa, órgão competente para este serviço na capital.
Desde dezembro de 2017 o Registro S.I.M. é válido em toda a região Metropolitana de São Luís, após assinatura da Instrução Normativa, uma ação conjunta entre Prefeitura de São Luís, por meio da Semapa e o Governo do Maranhão, via Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
O selo garante o incentivo ao comércio de produtos adequados às normas de inspeção, beneficiando diretamente o setor produtivo e a população, que terá acesso ampliado aos produtos inspecionados.
O superintendente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e Vegetal da Semapa, Francisco Soares, garante que a ação é necessária para garantir a qualidade do alimento. "O registro municipal garante à população que o produto que vai para suas casas tem qualidade atestada e pode ser utilizado com a garantia de um trabalho sério e responsável, que beneficia diretamente a segurança alimentar e a qualidade da saúde pública. Esperamos que com as ações de registro dos estabelecimentos, possamos criar uma geração de consumidores cada vez mais conscientes", destacou Francisco Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário