quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ações do Estado para a agricultura são destacadas em plenária de mulheres trabalhadoras rurais

 
O tom lilás invadiu a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores Familiares (Fetaema) ao longo desta semana, durante a realização da Plenária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares, iniciada na segunda-feira (23) e encerrada nesta quinta-feira (26). A secretária adjunta de Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Luciene Figueiredo, participou do evento na quarta-feira (25) representando todas as mulheres que compõem o Sistema de Agricultura Familiar, formado pela SAF, Agerp e Iterma.
Luciene Figueiredo apresentou para diversas outras mulheres, incluindo dirigentes sindicais de todo o Estado, presidentes de sindicatos, secretarias municipais e demais lideranças um balanço das ações e projetos desenvolvidos pela gestão estadual.
O caráter reivindicatório esteve presente durante os debates, em que aproximadamente 250 mulheres, vindas de 122 municípios maranhenses, tinham por intuito reafirmar a contribuição de todas elas no desenvolvimento da agricultura familiar, assim como o papel múltiplo na sociedade, além de ressaltar a trajetória de luta das trabalhadoras rurais.
O evento foi pautado a partir da campanha ‘Março Lilás’, promovida pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (MSTTR-MA), voltada para o fortalecimento da agricultura familiar por meio de atividades, proposições de políticas públicas e direitos específicos para mulheres.
 
O ‘Março Lilás’ dá início também a mobilização e abertura oficial da campanha ‘Marcha das Margaridas 2019’ que nesta 6ª edição, tem por objetivo promover o empoderamento político e discutir a autonomia das mulheres do campo, na perspectiva da igualdade de gênero, em defesa de uma sociedade justa, que perpassa a luta pela construção de territórios onde a terra, água, sementes e biodiversidade são consideradas bens de uso comum.
A secretária adjunta da SAF, Luciene Figueiredo, destacou a importância da Marcha das Margaridas, que será realizada em agosto de 2019, em Brasília, e apontou também, para o papel de liderança decisivo exercido pelas mulheres rurais no Maranhão.
“Diversas pesquisas mundiais afirmam que as mulheres são os seres que mais conservam os recursos naturais e, em virtude desse dado, a Marcha das Margaridas traz como tema principal a preservação dos recursos naturais e a mulher como protagonista desses bens comuns. E o Maranhão vai mostrar a sua força, participando com cerca de 100 ônibus de mulheres líderes rumo à marcha”, frisou a secretária adjunta.
Presentes também no evento, a secretária de Estado da Mulher (SEMU), Terezinha Fernandes, que apresentou as principais ações e projetos da pasta; a superintendente de organização produtiva da SAF, Ladyanne Pinheiro e a coordenadora do Departamento de Extrativismo, Ana Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário