sábado, 28 de abril de 2018

Em primeiro de artigos semanais, Márcio Honaiser fala da importância do diálogo entre setores para o desenvolvimento do Maranhão

 
 
Como mais novo articulista do Jornal Pequeno, o ex-secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser escolheu abordar em seu primeiro artigo aquele que considera um dos maiores diferenciais da gestão de Flávio Dino: a capacidade de diálogo.
 
Confira o artigo completo:
Dialogar é aproximar
Márcio Honaiser*
 
Já diz o livro dos Provérbios que “quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam” (Provérbios 15:22), reforçando a importância do diálogo para o sucesso de qualquer projeto coletivo. Eis aí um dos grandes méritos da gestão de Flávio Dino: ser um governo aberto ao diálogo e que olha para todos.
Quando estávamos à frente da Sagrima, tínhamos do governador essa orientação, que no setor produtivo significava acabar com a sensação de antagonismo entre pequenos e grandes produtores. Afinal, todos, do agricultor familiar ao grande empresário, são fundamentais ao desenvolvimento do Maranhão.
E neste momento isso nunca foi tão evidente. O crescimento de 9,7% do Produto Interno Bruto do estado, quase dez vezes acima da média nacional, que se deve sobretudo ao setor agropecuário, mostra o quanto os grandes produtores, que continuam investindo e acreditando, são importantes. Por outro lado, a presença cada vez maior de produtos locais nos supermercados, através dos Agropolos, demonstram que o incentivo para que os pequenos produtores possam crescer e ter seus próprios negócios já está tendo impacto na economia e na diminuição das nossas importações de alimentos.
A relação sempre próxima com a Federação de Agricultura e Pecuária, com sindicatos de produtores e de trabalhadores rurais e trabalhadores da agricultura familiar permitiu que o governo desse condições para que  todos se fortalecessem e, com eles, a economia do estado. Afinal, como sempre frisa o governador Flávio Dino, os pilares para a verdadeira transformação do Maranhão estão na educação e na produção.
E é para tratar desses dois e de outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado, que abrimos mais este canal de diálogo com os maranhenses. A partir de hoje, semanalmente, estaremos aqui no Jornal Pequeno, falando de bandeiras importantes para o campo e para a cidade, do muito que temos avançado e do que pode ser feito, contando com um governo que escuta, atende e faz o possível por todos.
*Empresário, engenheiro civil, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão e membro da Executiva do PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário