segunda-feira, 2 de abril de 2018

Informaçoes da Câmara municipal de São Luís

 Só em 2017 atendemos 10 mil famílias, e realizamos 31 mil procedimentos", destaca o vereador Genival Alves sobre o Projeto Saúde na Comunidade
Diferente de muitos políticos, o vereador de São Luís, Genival Alves (PRTB) tem mostrado ao Executivo Municipal que é possível fazer quando existe vontade, determinação e compromisso. Autor de apenas três propostas em sua campanha em 2016, o parlamentar já cumpriu com as três em apenas 15 meses de mandato.
Categórico ao falar de seus projetos, o vereador destaca suas ações como prioridade ao povo ludovicense. Genival Alves é daqueles que enfrenta as dificuldades com planejamento e mostra por que foi eleito vereador da capital maranhense.

"Das três propostas que criamos na campanha, já transformamos em projetos para as comunidades e estão sendo executados, como o Instituto de Recessão para Dependentes Químicos, que funciona no bairro Cidade Olímpica,  o Gabinete Externo, para atender a população nas comunidades e não no gabinete, onde já existem dois e serão inaugurados mais dois”, enfatiza ele.
O parlamentar do PRTB aponta que “o outro projeto é o Saúde na Comunidade, onde nós transformamos a Escola Municipal em um hospital por um dia, levando todos os exames da saúde básica da família, do preventivo a diversos outros exames, e ainda transformamos uma das salas da escola em farmácia popular, e todas as pessoas que são consultadas, da criança ao idoso, recebem o medicamentos de graça, além da consulta e exames que são gratuitos. Tudo isso bancado com o meu salário. Eu pego meu salário e transformo ele ações, em saúde e levo para quem precisa".
Genival Alves ainda acentuou que não pode fazer este tipo de ação em todos os bairros ao mesmo tempo. De acordo com o parlamentar, a cada mês sua equipe escolhe uma comunidade, levando o projeto com consultas, exames e medicamentos gratuitos. Segundo o vereador, só em 2017 o projeto Saúde na Comunidade atendeu 10 mil famílias e realizou 31 procedimentos. Genival Alves ainda destacou que todas ações ficarão ainda melhor, já que em abril ele entregará às comunidades a Carreta Saúde da Comunidade equipada para atender quem não tem plano de saúde.

"A liderança de qualquer comunidade que sabe e conhece a problemática da saúde de seu bairro pode nos procurar. Esqueça partido, que eu não estou preocupado com partido ou em quem você votou. Nossa  preocupação é com a saúde da sua comunidade e de sua família. Vestimos a camisa em defesa da saúde, da família e das pessoas de São Luís", destacou o vereador, lembrando que a partir de abril não será mais necessário ocupar Escolas, Igrejas ou Associações, já que a Carreta da Saúde da Comunidade está chegando.
Penha e Weverton prestigiam a
Via Sacra do Anjo da Guarda
O vereador Raimundo Penha e o deputado federal Weverton Rocha, ambos do PDT, prestigiaram, na última quinta-feira (30), a primeira noite da apresentação do espetáculo Via Sacra, evento de fé e cultura organizado pelo grupo Grita, no bairro do Anjo da Guarda, e que, este ano, chega a sua 37ª edição.
Acompanhados da professora Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo de São Luís, os parlamentares, que são apoiadores da iniciativa, marcaram presença em todos os atos do espetáculo, que encerrou-se por volta das 23h30.
Nem mesmo a chuva que caiu em São Luís durante boa parte da noite foi capaz de tirar o brilho da Via Sacra, que foi assistida por milhares de pessoas.
Weverton elogiou, mais uma vez, a iniciativa, destacando o seu caráter religioso e de valorização da cultura de toda população que reside na área Itaqui-Bacanga.
Avaliação semelhante fez Raimundo Penha. De acordo com ele, a Via Sacra, além de fazer referência a um momento de reflexão cristã, movimenta toda a região Itaqui-Bacanga, contribuindo, sobremaneira, para aquecer também a economia.
É importante destacar que Raimundo Penha e Weverton são autores de emendas parlamentares, no valor de R$ 100 mil, que foram liberadas pela prefeitura para realização do espetáculo.

LANÇAMENTO DE LIVRO

No bairro, Penha prestigiou também o lançamento do livro “Um terço de memória, entre Anjo da Guarda e Capela de Onça, E os heróis do Boi de Ouro”, do jornalista e escritor Herbet de Jesus Santos, e participou do último ensaio do espetáculo Via Sacra.

Na oportunidade, Raimundo Penha, que estava acompanhado do secretário municipal de Governo da capital, Pablo Rebouças, anunciou aos integrantes do grupo Grita, organizador da Via Sacra, a liberação de recursos, no valor de R$ 100 mil, para realização do tradicional evento de fé e cultura.

Sobre o livro do jornalista e escritor, Penha avaliou tratar-se de uma obra que conta a história dos mais de 50 anos do Anjo da Guarda, bairro onde ele residiu; exaltando, ainda, a cultura e hábito de seus moradores e sua importância para São Luís.

“Trata-se de um livro de suma importância que faz um resgate histórico do Anjo da Guarda e de todos os moradores da região Itaqui-Bacanga”.

Vale destacar, ainda, o apoio que foi dado pelo prefeito Edivaldo para a realização da Via Sacra.

Ele assegurou a presença do poder público através do oferecimento de serviços diversos, tais como desobstrução de bueiros, limpeza com varrição, capina e roçagem em vias como as Avenidas dos Portugueses e Moçambique; além de outras que integraram o percurso da ‘Via Sacra’ e determinou o pagamento do recurso da emenda parlamentar antes do espetáculo.

 Tramita na Câmara projeto de Josué Pinheiro

sobre segurança no transporte de alimentos
Está tramitando nas comissões técnicas da Câmara Municipal de São o Projeto de Lei nº 012/2018, de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), que dispõe sobre a regulamentação para transporte de alimentos destinado ao consumo humano em condições de segurança. A orientação da proposta é garantir a inocuidade a integridade e a qualidade afim de impedir a contaminação e deterioração do produto.
Segundo a iniciativa do parlamentar do PSDB “é proibido manter ou transportar no mesmo compartimento de um veículo, alimentos e substâncias estranhas que possam contaminá-los ou corrompe-las”. A proposta estabelece ainda que “não é permitido transportar, conjuntamente, pessoas e/ou animais com alimentos, e a cabine do condutor do veículo deve ser isolada do compartimento de carga qu seja utilizado para transporte dos alimentos”.
No seu projeto, o vereador pedetista fica determinado que “os veículos de transportes de produtos perecíveis devem ser revestidos de material liso, resistente, impermeável, lavável e atóxico”. A matéria dita também que “o veículo de transporte de alimentos deve ser mantido em perfeito estado de conservação e higiene e não apresentar a menor evidência da presença de insetos, roedores, pássaros, vazamentos, umidade, materiais estranhos e odores que possam comprometer a qualidade dos produtos transportados”.
Além de destacar que “não é permitido o transporte concomitante de dois ou mais produtos alimentícios, se um deles apresentar risco de contaminação para os demais”, Josué Pinheiro procura deixar claro: “os veículos de transporte de produtos, que exigem condições especiais de temperatura e/ou arejamento para manutenção de suas características orgânicas, devem atender de forma geral, as temperaturas, conforme legislação estabelecida pelo fabricante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário