domingo, 8 de abril de 2018

SOBRE A PRISÃO DE LULA


Por Sílvio Bembem
Considerando o fato de Lula ser um líder histórico, e com muita força popular inconteste, tinha que ter a resistência política contra sua prisão, a surpresa era se não existisse, e foi acertado o PT, PCdoB, CUT, MTST, UNE e demais organizações da sociedade civil aliada organizarem o ato político simbólico, em São Bernardo do Campo/SP (berço da luta sindical liderada por Lula). Todavia, avalio que a mobilização na sociedade foi pequena, só havia uma quantidade grande de gente justamente em São Bernardo, isso por que Lula estava presente, em outros Estados os atos foram pequenos, e considerando o fato grave que é a prisão de um mito chamado Luiz Inácio Lula da Silva, e que essa resistência com força já deveria ter sido iniciada no dia em que o habeas corpus foi rejeitado no STF, portanto, no dia 4 de abril, e não ter aguardado o mandato de prisão ser expedido.
Não acho que deveria ser preso. Mas se tem um mandado expedido, e ele não é foragido da justiça, e seus advogados de defesa não conseguiram recurso para impedir o cumprimento do mandado de prisão, penso que ele deveria ter se apresentado no prazo legal, digo, no dia 6 de abril de 2018, até às 17h, e depois recorrer.
Se ele reconheceu até o último momento que a justiça é legítima (não a condenação do processo do juiz Sérgio Moro) e o funcionamento das instituições, isso quando aguardou o julgamento do seu habeas corpus contra a prisão no STJ e no STF, agora tem que respeitar a decisão da justiça, mesmo que discorde. Mas reafirmo; que tem todo o direito, e legítimo, como qualquer cidadão e cidadã de recorrer para sair da prisão.
Agora, não deixa de ser uma cena triste, ver um líder como Lula e por tudo que representa ao Brasil, ser preso. 
Mas, a foto da resistência para história (07 de abril de 2018) já está feita, Lula carregado pela multidão em São Bernardo do Campo, lembrando a mesma imagem quando foi preso em 19 de abril de 1980. 
E a luta continua! Nesse momento de grande ódio à democracia e de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário