segunda-feira, 21 de maio de 2018

Governo recebe comitiva de Embaixada da França para Acordos de Cooperação

 
O Governo do Estado prossegue as agendas com autoridades de outros países em busca de parcerias para o desenvolvimento de projetos no Maranhão. Na manhã desta segunda-feira, 21, representando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão recebeu autoridades francesas para discutir a formalização de termos de cooperação. O encontro, no Salão Nobre do Palácio dos Leões, contou com presença de representantes da Embaixada da França e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
“A relação Maranhão e França é muito forte e essa aproximação para algumas tratativas de negócios é importante para as duas regiões. Temos potencialidades que interessam ao país e sob as quais podem ser firmadas parcerias. Nosso objetivo é fazer com que empresas francesas se instalem em nosso estado”, pontuou o vice-governador Carlos Brandão. As parcerias contemplam ações integradas entre as gestões municipal, estadual e governo francês. A presença da Embaixada da França reforça a articulação da política externa do governo – diplomática, comercial, cultural – nas relações estrangeiras.
Brandão enumerou à comitiva francesa potenciais locais e investimentos em curso para impulsionar o turismo do Estado. Entre estes, o terminal de passageiros em Imperatriz, para voos regionais com rota turística via Barreirinhas e outra de negócios passando em cinco cidades – São Luís, Imperatriz, Balsas, Palmas e Brasília; ações de estímulo e valorização policial como reforço à segurança nestas áreas; e implantação de voos diretos da capital.
Na reunião foram definidas como prioridades negócios nas áreas de infraestrutura, manufaturados e turismo, além da aproximação das agendas de negócios entre as empresas francesas e maranhenses. “É uma agenda extremamente importante, pois a França confirma que quer fechar negócios com o Maranhão. É momento para identificarmos as oportunidades”, ressalta o secretário de Estado de Programas Especiais (Sepe), Pierre Januário.
“Desenvolvemos um acordo de cooperação com a cidade francesa de Saint Malo, que fundou São Luís, o que fortalece a relação com a capital e este país. Nesta visita vamos ampliar esta relação e definir mais parcerias contemplando outros setores. Na agenda com o prefeito, reafirmamos estes interesses”, afirmou a secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Nogueira, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, na reunião de Governo.
O ministro-conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou, destacou o interesse em parcerias com os estados do Nordeste, “sobretudo com a capital maranhense, que possui grande potencial turístico, econômico e bastante afinidade com a França, sendo a prioridade dentre as demais cidades da região”. O diplomata pontuou ainda o interesse dos franceses em conhecerem regiões com as quais têm relação e afinidades, referindo à colonização e influência francesa na capital.
 
“São Luís é uma cidade que sempre terá lugar especial para a França, dada a sua origem histórica e com a qual temos grandes possibilidades de acordos de cooperação”, observa o diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orlianges. A AFD é uma estrutura do governo francês, voltado para a cooperação financeira com o setor público de outros países. As atividades no Brasil iniciaram em novembro de 2007, com a abertura de uma representação em Brasília. A agência possibilita empréstimo para executar projetos de desenvolvimento sustentável.
A agenda da comitiva francesa em São Luís prevê encontros com representantes das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Segurança Pública (SSP) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), para avanços na agenda de cooperação técnica. A comitiva francesa permanece na capital até esta terça-feira, 22.
Fórum de Negócios
Para fortalecer a relação comercial entre as duas regiões, o secretário da Sepe pontuou a presença de empresas francesas no estande maranhense durante o Brasil Investment Forum, evento de negócios que se realiza em São Paulo, na próxima semana.
“Nessa oportunidade vamos apresentar nossos produtos e conhecer o que eles têm a nos mostrar, para definir as demandas do mercado e como as empresas francesas podem contribuir para este mercado”, reitera Januário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário