segunda-feira, 14 de maio de 2018

Honorato Fernandes realiza audiência e discute o direito à moradia digna no Centro Histórico

A Câmara Municipal de São Luís, por meio da proposição do vereador Honorato Fernandes (PT), realizou sexta-feira (11), a Audiência Pública "Direito à Moradia Digna no Centro Histórico de São Luís", para debater a situação habitacional da ilha.

Estavam presentes no debate: o vereador Sá Marques (PHS), como segundo secretário; a secretária de Cidades e Desenvolvimento UrbanoFlávia Alexandrina; o secretário adjunto dos Direitos Humanos, Jonata Galvão; representando a sociedade civil e os moradores do Centro Histórico, o diretor de projetos da Flor do Samba, Denis Cutrim de Lima e a presidente da Associação das profissionais do sexo do Maranhão, Maria de Jesus Almeida. 
Abrindo as discussões da audiência, o vereador Honorato Fernandes iniciou a fala lamentando a ausência de um representante da Prefeitura no debate e destacando que a realização da audiência foi fruto de solicitações feitas por moradores do centro histórico, que há anos lutam pelo direito à moradia digna.
“O centro de São Luís merece ser reconhecido não só pelo seu patrimônio arquitetônico, mas também pela população que nele reside. Precisamos buscar meios e políticas que ofertem condições dignas de habitação aos moradores dessa região, esquecida e abandonada há anos”, destacou Honorato.
Dando sequência à discussão, a secretária de Cidades e Desenvolvimento UrbanoFlávia Alexandrina pontuou algumas ações previstas no Plano de Revitalização do Centro Histórico. O plano, que faz parte do Programa de Habitação no Centro de São Luís, tem como objetivo principal, segundo a secretária, o melhor aproveitamento da infraestrutura e o estímulo à vivência no Centro de São Luís.
“Os projetos que integram o Plano de Revitalização do Centro Histórico preveem a dinamização do comércio e dos serviços no centro de São Luís, tornando o espaço apto para utilizações sociais múltiplas. Alguns desses projetos já foram executados, como a requalificação da Praça Odorico Mendes, na Rua Rio Branco. Agora estamos trabalhando o projeto de requalificação da via, bem como a requalificação da área que inicia na Rua São Pantaleão, nas imediações da Rua de Santana, indo até o cemitério da Rua São Pantaleão”, afirmou a secretária, reconhecendo, no entanto, a necessidade da realização de um levantamento para mapear as demandas que dizem respeito à moradia no centro histórico.
“Precisamos identificar as reais demandas dos moradores do Centro Histórico, daí a importância desse encontro. Mas é necessário realizar inda um levantamento da situação de ocupação dos prédios Do Centro Histórico, bem como de suas condições físicas, para assim direcionarmos as ações referentes à política de habitação”, disse.
As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no sentido de evitar conflitos fundiários foi um ponto destacado pelo secretário adjunto dos Direitos Humanos, Jonata Galvão. O secretário informou que o Executivo criou, com a participação da sociedade civil, a Comissão Estadual de Combate e Prevenção à Violência no Campo e na Cidade, que tem como objetivo mediar conflitos pela posse de terras e apresentar um plano de trabalho de combate e prevenção de conflitos fundiários.
 “Em 2015, o governo do Estado normatizou a forma como deve ocorrer o cumprimento das decisões judiciais de reintegração de posse. Dessa forma, uma comissão foi criada para tomar todas as ações possíveis e legais para que seja feito o processo de mediação e prevenção de conflito entre as partes envolvidas. Desde a instalação desta comissão, todos os cumprimentos judicias referentes a conflitos fundiários se deram de forma mais pacífica”, afirmou o secretário adjunto dos Direitos Humanos.
Morador do Centro Histórico e diretor de projetos da Flor do Samba, Denis Cutrim de Lima destacou uma política exitosa na área de habitação popular desenvolvida em 2011 pelo então prefeito João Castelo. Naquele ano, a Prefeitura de São Luís revitalizou o edifício nº 107, situado à Rua Humberto de Campos, um dos imóveis mais significativos do Centro Histórico, que acolheu 18 famílias que viviam em condições precárias de moradia ou em imóveis alugados. Denis lamentou, no entanto, que, de lá pra cá, nenhum outro projeto desse caráter tenha sido realizado e que no plano diretor da cidade não exista nenhuma cláusula direcionada a construção de moradias populares.
“Lamento muito que, atualmente, no próprio plano diretor da cidade, não exista uma perspectiva positiva para nós moradores do centro histórico, pois nele não consta nenhum plano de desenvolvimento de moradias populares para nossa região”, disse Denis. 
Duas obras localizadas nas Ruas da Palma e do Giz, que seriam destinadas para habitação de interesse social se hoje não estivessem paralisadas foram destacadas pela moradora do centro histórico e presidente da Associação das profissionais do sexo do Maranhão, Maria de Jesus Almeida.  As obras, iniciadas em 2015 pela Prefeitura de São Luís, previam a reforma de dois casarões que seriam transformados em abrigos para famílias de baixa renda que vivem no Centro Histórico de São Luís. “Já se passaram anos e anos e, infelizmente, a realidade é que nós fomos esquecidos”, lamentou Maria de Jesus. 
Além de representantes da comunidade e do governo do Estado, a audiência pública contou também com a participação de representantes da OAB/MA, do CREA-MA e do IFMA.
 
Afonso Manoel participa de encontro

de Aldo Rebelo com classe empresarial
O vereador Afonso Manoel (PRP), participou na sexta-feira (11), do debate da classe empresarial com o pré-candidato a presidência da República, Aldo Rebelo (SD). O encontro, promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), aconteceu no Grand São Luís Hotel.
Durante o Encontro Empresarial, Aldo Rebelo enfatizou que não existe saída para as adversidades do Maranhão sem resolver as adversidades do Brasil. “Hoje existe uma desorientação no país, que desvia o Brasil da sua agenda central que começa pela volta do crescimento e do desenvolvimento. Não tem saída para a crise fiscal ou da previdência se a economia não voltar a crescer. O Brasil é um país preparado para não crescer. É preciso remover os obstáculos ao investimento, pois o país vem perdendo investimentos”, iniciou o ex-ministro.
O pré-candidato à presidência da República também tratou sobre a questão das desigualdades, como a falta de saúde e educação adequadas, que são entraves para o crescimento. Aldo Rebelo destacou que não se trata apenas de um problema de renda, mas também de oportunidades. “A democracia do respeito, da tolerância e da convivência foi se perdendo no país. Foi criada uma cultura do ódio e as pessoas não estão dispostas a ouvir o diferente”, completou Rebelo.
Afonso Manoel também contribuiu com o debate apresentando ideias ao presidenciável, assim como para a classe empresarial. O vereador já foi presidente da Associação Comercial do Maranhão e também da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.
 
Recuperação de Via de acesso ao Socorrão II
tem solicitação feita por Josué Pinheiro
Após aprovação da indicação nº 087/2018, de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), a Câmara Municipal de São Luís está encaminhando ofício ao governador Flávio Dino solicitando determinação da administração estadual, no sentido de que sejam viabilizados os serviços de recuperação asfáltica da Avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao Hospital Municipal Clementino Moura – Socorrão II, localizado em área limítrofe entre os municípios de São Luís e São José de Ribamar.
O vereador justifica que “a referida via encontra-se em estado de conservação deplorável, cheia de crateras, situação agravada no período chuvoso, dificultando a circulação de veículos de pequeno porte, das ambulâncias e até de pedestres que correm risco nas manobras bruscas dos motoristas para desviarem-se dos buracos”.
Em sua argumentação, o parlamentar social democrata acentua que a Avenida Tancredo Neves é um corredor viário de grande tráfego de veículos, para destacar “a sua importância por ser via de acesso ao Socorrão II, uma Unidade da Rede de Saúde de ‘portas abertas’, que recebe pacientes oriundos de todo Estado”, acrescenta ele.
Por fim, Josué Pinheiro diz que visando atender a reivindicação da população, na busca da melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida, onde destaca o atendimento no Socorrão II, “é que sugerimos que a proposta seja viabilizada dentro do Plano de Metas Emergenciais do Governo, pois trata-se de medida de grande alcance social para toda comunidade, e considerando a sensibilidade e compromisso da gestão estadual com os anseios do nosso povo”.
 
Moradores da região do João de Deus recebem capacitação em panificação e confeitaria
Os moradores do bairro João de Deus, em São Luís, estão tendo a oportunidade de se tornar micro empresários do ramo da alimentação. Isso porque uma parceira do Movimento Solidariedade e Ação com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) trouxe para comunidade o curso de Panificação e Confeitaria.
As aulas são realizadas desde abril deste ano na Igreja Batista El-Shaday, localizada na Rua Bom Jesus, no bairro Vila Conceição/João de Deus. O curso tem duração de 160 horas e conta com a participação de cinquenta e um alunos da comunidade e bairro vizinhos.
Segundo o aluno Jaime Dias, o curso ampliou os conhecimentos dele em relação ao ramo. "Comecei trabalhando com padaria, mas nunca tinha confeitado um bolo. Quando as aulas começaram, não perdi a oportunidade e vim junto com a minha esposa aprender a ser confeiteiro. Tenho certeza que no futuro os meus clientes ficarão satisfeito com o resultado do meu trabalho, porque estou sendo instruídos por excedentes profissionais", disse.
Maria Antônia trabalha com salgados há um e meio. Ela viu no curso a oportunidade de expandir o negócio, que está sendo rentável mesmo o país atravessando por crise. "Pretendo montar uma padaria e usar os conhecimentos que aprendi aqui. Só tenho agradecer por essa oportunidade de aumentar meus conhecimentos. Agora sei que posso trabalhar com o que gosto e ainda ganhar dinheiro com isso," frisou.
Professora Conceição Câmara destacou importância do curso na comunidade. "Além da oportunidade de aprender, os alunos também vivem uma inclusão social constante. Fico muito emocionada quando vejo um aluno abrindo um empreendimento e crescendo no ramo dos serviços alimentícios", contou.
De acordo com a líder do Movimento Solidariedade e Ação, vereadora Fátima Araújo (PCdoB), o curso é uma oportunidade para as pessoas da comunidade estarem se desenvolvendo e conquistando espaço como empreendedores. "Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria. Esse tipo de prestação melhora a vida da população e faz com que não só o João de Deus, mas outras comunidades cresçam".
No fim da aula de quinta-feira (10) as mães foram homenageadas pelo dia com brindes doados pelo movimento Solidariedade e Ação. Os bolos e salgados produzidos durante a aula foram utilizados na comemoração.
 
Edson Gaguinho realiza grande festa pra
as mães e distribui mais de 1.200 presentes
O vereador Edson Gaguinho (PHS), realizou neste domingo (13), uma grande festa em homenagem ao Dia das Mães. O evento que concentrou centenas de Mães foi realizado no Instituto Bem Estar (IBE), na Vila Riod, região da Cidade Operária. 
Na abertura do evento, pela manhã, o parlamentar deu boas vindas e ofereceu um saboroso café da manhã.  As mães se deliciaram com bolos doces e salgados, pães variados, café, leite, suco de diversos sabores, além de frutas. O deputado estadual Edivaldo Holanda e o vereador Pedro Lucas Fernandes, prestigiaram as comemorações.
No período da tarde, o vereador iniciou a entrega dos prêmios. Foram sorteados mais de 1.200 presentes, entre 01 Fogão, 01 tanquinho, 01 TV 32 polegadas LCD e 01 geladeira. Lucia Rodrigues foi sorteada e levou para casa uma TV de 32 polegadas. “Estou muito feliz porque fui sorteada, estava precisando mesmo de uma TV nova, disse ela. Shirley Campos participou da festa pela primeira vez, ganhou um tanquinho. “Muito, muito feliz, vim com uma amiga e ganhei o que estava precisando”, disse. Silvia Maria também ganhou um grande prêmio, uma geladeira. “Estou muito feliz, cheguei cedo, peguei minha senha e graças a Deus fui sorteada, só tenho que agradecer a Deus e ao vereador Gaguinho, ele está de parabéns, a festa foi maravilhosa”, contou.
Este é o oitavo ano que o vereador promove festa para comemorar o Dia as Mães. Ele também distribuiu prêmios em outros bairros da cidade, apoiando festas organizadas pelas comunidades. Mais de 1.200 prêmios foram distribuídos.
A festa no Instituto Bem Estar (IBE), na Vila Riod, foi um verdadeiro “Show de Prêmios”. “A minha intenção é promover  um encontro para saudar as Mães, que são guardiãs das famílias e que merecem todo o carinho e respeito. Fico muito feliz em proporcionar alegria as Mães com uma festa linda, pois as Mães são sagradas e nada mais justo que oferecer esta homenagem, proporcionando um pouco mais de alegria. No próximo ano vamos fazer uma festa ainda maior”, disse Edson Gaguinho.-------------------------------------------------

Fátima Araújo faz festa em homenagem
ao Dia das Mães no João de Deus

A tarde deste sábado (12) de maio ficou registrada na história da Vila Conceição/João de Deus. Nem a chuva que caiu desde cedo no bairro, tirou a animação e esperança das centenas de mães que marcaram presença na festa realizada pela vereadora Fátima Araújo em plena Rua 12 de Julho, na porta de sua residência. Um bolo de 5 metros foi cortado e distribuído para cada pessoa que com muita alegria esteve na festa.
O ponto alto da festa foi o sorteio de mais de mil brindes, entre eletrodomésticos, utilidades do lar e cestas básicas. A cada chamada de senha um grito de felicidade ao ouvir seu nome sorteado. Na chuva ou no sol, a vereadora Fátima Araújo esteve do início ao fim, arrumando os brindes, fotografando e até transmitindo ao vivo pelo seu Facebook, não arredou hora nenhuma, e entregou os brindes do início ao fim.
Enquanto mais chegava gente, mais a vereadora ficava feliz, já que seu aniversário é justamente no Dia das Mães, dia 13 de maio, fazendo jus ao carinho que tem por cada habitante dos bairros que fazem parte do Complexo do João de Deus. Uma tarde/noite inesquecível tanto para os moradores, quanto para a vereadora Fátima que mais uma vez ficou feliz ao ver seu povo feliz.
Em sua página na rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo descreveu o significado de ser mãe. “O amor de mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor”, destacou a vereadora que desejou Feliz Dia das Mães à todas as mães de São Luís.
Esse evento já é realizado há 26 anos pelo Movimento Solidariedade & Ação, com o apoio da vereadora Fátima Araújo que sempre está presente nos eventos comemorativos das comunidades durante o ano inteiro.
 
 
Vereadora comemora Dias das

Mães em comunidade de São Luís
Centenas de pessoas do bairro Pedrinhas, Zona Rural de São Luís, se reuniram sexta-feira (11) para celebrar o Dia das Mães.
O evento é realizado há vários anos pela vereadora Concita Pinto. As mães da comunidade foram homenageadas com presentes entregues pela própria parlamentar.
Para Concita, essa festa é mais que merecida para as mães, que trabalham dia após dia e dão a vida pelos seus filhos.
“O Dia das Mães é todo dia. Eu sei o que é ser mãe e sei também as dificuldades para criar um filho. Me sinto honrada por realizar esse evento nesta comunidade que me acolheu. As mães merecem mais que isso, mas esses brindes são a forma de agradecer elas, simplesmente, pelo fato de serem mães”, destacou.
A Festa das Mães em Pedrinhas ainda contou com a presença do deputado estadual Jota Pinto e deputado federal Júnior Marreca.
 
 Sá Marques promove festa do Dia das

Mães na Associação “Casa de Lili”
A noite de quinta-feira (10) foi de muita alegria e prêmios para as mamães do bairro do João Paulo e adjacências. Foi comemorado, após a Aula de Zumba que acontece todas as terças e quintas na Associação Casa de Lili, a festa do Dia das Mães.

O evento foi promovido pelo Vereador Sá Marques e teve também a distribuição de vários prêmios para as mamães presentes.
De acordo com Sá Marques, é com muita alegria que esse evento é realizado, já pelo segundo ano consecutivo, onde as mães podem se reunir, brincar, sorrir e ainda ganhar brindes.
“Quero parabenizar e desejar todas as mães, um Feliz Dia das Mães, que possamos dar valor a esse ser tão especial e divino que temos em nossas vidas, que nos cuidam e nos protegem. Parabéns a todas vocês, guerreiras, que se dão pelos seus filhos”, destacou o parlamentar.
Após o sorteio dos prêmios, foi servido um delicioso lanche para todas as mamães que participaram dessa grande festa, que, sem dúvida nenhuma, foi regada de muita alegria, amor e carinho. Penha visita bairros de São Luís e participa de festas do Dia das Mães
 
O vereador Raimundo Penha (PDT) cumpriu uma extensa agenda de visitas a vários bairros de São Luís nos quais ele prestigiou festas em homenagem ao Dia das Mães promovidas por grupos de moradores; integrantes do projeto Superação; e grupos de idosos apoiados pelo parlamentar.
 
“Foram momentos maravilhosos nos quais pudemos rever amigos e amigas, nos confraternizar e, de forma especial, homenagear todas as mães de nosso Maranhão”, disse o vereador.
 
A maratona começou na última quarta-feira, quando Penha se confraternizou com as mães dos bairros Bequimão e Rio Anil que participam das atividades do projeto.
 
O Superação, é importante destacar, é uma iniciativa apoiada por Raimundo Penha que vem melhorando a qualidade de vida de centenas de pessoas que passaram a ter contato direto com atividades gratuitas esportivas e de lazer, como treinamento funcional, aulas de zumba e dança.
 
No dia seguinte, o vereador esteve no Bairro de Fátima e no polo do projeto implantado na Liberdade. 
 
Na sexta-feira, Penha participou das festas das mamães do Parque dos Sábias e do São Bernardo, bairro que também possui um núcleo do Superação.
 
No sábado, acompanhado do deputado federal Weverton Rocha (PDT), o vereador prestigiou a festa das integrantes do projeto São Luís Saudável, no polo do Parque do Bom Menino, no Centro da capital.
 
No sábado ainda participou das festas no Coroadinho e Pão de Açúcar.
 
"Foi positivo tanto pelas festividades, como também pela oportunidade de reencontrar amigos e ouvir a população. Percorri quase 20 bairros em menos de uma semana", afirmou.
 
No domingo as festividades ocorreram nos bairros Vila Isabel, João Paulo, Alemanha, Izabel Cafeteira,Lira,  Barreto e Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário