quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Peixe no supermercado: dicas para uma boa compra

 
Pescados frescos e congelados exigem alguns cuidados
 Ele pode ser preparado de diversas maneiras e é quase unanimidade quando o assunto é sabor. Isso sem falar no valor nutricional do peixe, que varia de acordo com cada espécie, mas em geral, algumas características são semelhantes: ricos em ômegas 3 e 6, fontes das vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E. Além de possuírem minerais como Sódio, Cálcio, Ferro, Cobre, Zinco e Iodo. 
 
Na casa da dona Antônia Vasconcelos o cardápio tem dias certos para cada refeição: todas as terça e sábados são dias de peixe. “É um costume de família, desde quando morava com meus pais. Eu ia com a minha mãe ao mercado e aprendi cedo a comprar um bom peixe. Tem que ter cuidado pra não levar um produto estragado”, diz a advogada.
 
Para não comprar errado, confira algumas dicas:
 
Peixes frescos
 
Preste atenção nos olhos. Se estiverem com aspecto vivo e brilhante, o produto está bom para o consumo. Não compre peixe com olhos opacos e acinzentados.
 
Peixe fresco tem escamas firmes e bem presas ao corpo. Se você sentir que a escama sai muito fácil, é melhor procurar outro produto. 
 
Guelras têm que estar vermelhas, se estiverem rosadas ou mesmo cinzentas é porque o produto passou do ponto.
 
O peixe precisa estar exposto a uma temperatura de, pelo menos, -12º C.
 
Peixes Congelados
 
Veja se o peixe está armazenado na temperatura informada pelo fabricante na embalagem. Ela deve estar bem fechada e conservada a, no mínimo, 5º C.
 
Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquido.
 
O pescado não pode ter as extremidades secas ou amareladas, o que indica desidratação.
 
Segurança alimentar
 
Nos Supermercados e Mix Atacarejo da Rede Mateus os pescados congelados são mantidos em temperatura padronizada pelo Ministério da Agricultura em todas as etapas até a venda nas lojas. “Desde seu armazenamento nas câmaras frias dos centros de distribuição, nos caminhões frigoríficos de entrega e nas lojas, a temperatura é rigorosamente mantida para garantir ao nosso cliente um produto de qualidade e com valor nutricional mantido”, explicou José Manoel Miranda, responsável pela consultoria de peixes do Mateus
 
Toda terça-feira tem pescado com preço promocional nos Supermercados Mateus e Mix Atacarejo. São dezenas de produtos com preços ainda mais baixos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário