domingo, 19 de agosto de 2018

Prefeitura de São Luís garante viabilização de projetos que beneficiarão a cidade

 
 
Secretário Especial da Aquicultura e da Pesca da Presidência da República confirma parceria após articulação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA) e da Secretaria de Articulação Institucional (SEMAI)

A prefeitura de São Luís, através de articulação realizada pelo secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Nonato Chocolate, e a secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues, garantiu em reunião realizada na última terça-feira, 14, em Brasília, confirmação do secretário Especial de Aquicultura e da Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), Dayvson Franklin de Souza, de que os projetos de Aquisição de Material e Equipamentos para Exploração da Piscicultura no Município de São Luis/MA e de Apoio a Produção de Peixes - Aquisição de Ração para Peixes - serão atendidos ainda este ano.
Ao longo da gestão do prefeito Edivaldo foram elaboradas várias propostas que visam atender as necessidades da população ludovicense de modo geral. Para o secretário especial da SEAP/PR, o avanço nas tratativas com a Prefeitura de São Luís é bastante positiva. "Temos muito interesse em avançar na parceria com a cidade de São Luís, pois temos uma ótima relação com o prefeito Edvaldo", afirmou o secretário Dayvson de Souza.
Segundo o secretário municipal Nonato Chocolate a agenda foi ótima, pois rendeu bons frutos. "O reconhecimento e a implementação de políticas sólidas que valorizam propostas como os que elaboramos, por meio de convênios, são fundamentais para o avanço e crescimento social não só de São Luís, mas do Brasil" acredita o secretário.
Com a garantia de que os projetos entrarão em ação esse ano, cerca de 300 unidades de produção familiar em diversas comunidades de São Luís poderão ser beneficiadas. De
acordo com a secretária municipal Ana Paula, os projetos contemplados trarão muitos benefícios para a população da cidade. "Garantiremos maiores investimentos no que tange a conhecimentos e aparatos tecnológicos que melhorem o desempenho da atividade dos produtores. Existem famílias que têm basicamente na criação de pequenos e médios piscicultores a única fonte de renda, com o apoio da Secretaria Especial iremos estimular condições favoráveis para o sustento dessas famílias e melhor o abastecimento de produtos para a capital", afirmou Ana Paula.
Um terceiro projeto que visa aquisição de kits de pesca, kits de piscicultura em tanques suspensos e fábrica de gelo em barras para o fortalecimento do setor agropecuário por meio do incremento da Infraestrutura produtiva do setor aquícola e pesqueiro no município de São Luís foi levantado. De acordo com a SEAP/PR ele será analisado por uma equipe técnica da Secretaria Especial para futuros encaminhamentos.
A reunião contou com as presenças dos chefes de Comunicação e de Divisão Parlamentar da SEAP/PR, Sr. Kennedy Lacerda e Sr. Marcelo Camargo, respectivamente, além da chefe de gabinete da SEMAPA, Lívia Botelho e das assessoras Sonaly Gomes e Andréa Pinto.
Agenda de reuniões
Num movimento intenso de articulação, a comitiva da Prefeitura de São Luís ainda participou de reuniões com o Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba – Condevasf.
No Ministério da Integração Nacional o secretário de Desenvolvimento Regional, Marlon Carvalho Cambraia, recebeu os representantes da prefeitura para prosseguir com a condução das ações previstas no Termo de Compromisso firmado em dezembro de 2017 com o município de São Luís. O termo tem como objeto a execução da Construção, ampliação e/ou recuperação de Estradas Vicinais no Município de São Luís/MA através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. De acordo com o secretário Marlon Cambraia o acompanhamento dos projetos pela SEMAPA e pela SEMAI contribui no avanço das parcerias. "O Ministério tem o prazer de receber essa comitiva do Maranhão, pois estamos ultimando o trabalho de análise do Termo de Compromisso assinado com a Prefeitura de São Luís para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível".

Marlon Cambraia apresentou aos titulares da SEMAPA e da SEMAI os programas em que o ministério tem atuado para a formação de possíveis parcerias. "É importante aproveitar a oportunidade para expor quais os programas que a Secretaria de Desenvolvimento Regional disponibiliza. Assim, os gestores podem inserir o município de São Luís no cadastro de propostas que beneficiem a  população mais carente da cidade", informou Marlon Cambraia.

Crédito
Outra oportunidade profícua em relação a parcerias com a prefeitura de São Luís ocorreu em reunião realizada entre o secretário Nonato Chocolate, a secretária Ana Paula e o coordenador-geral de Infraestrutura do INCRA, Douglas Souza de Jesus. Na ocasião, o secretário municipal solicitou ao coordenador-geral a concessão de créditos à população da Ilha. "Queremos viabilizar no INCRA a transferência de créditos do Instituto para os moradores da capital visando o desenvolvimento social e econômico da cidade", informou Nonato Chocolate.

O coordenador-geral apresentou uma série de programas de concessão de créditos que atendem aos interesses da população ludovicense. "Iniciaremos os procedimentos para a instalação de crédito para os moradores do município. Montamos uma equipe para a elaboração de projetos de crédito no campo de fomento à mulher e à família" explicou o coordenador do INCRA. Equipamentos
Em prosseguimento à agenda de reuniões articuladas em Brasília pelas secretarias municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e de Articulação Institucional, a comitiva da Prefeitura de São Luís foi recebida no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo coordenador da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo - SMC/MAPA, Joaquim Araújo. Para o titular da SEMAPA, Nonato Chocolate, os projetos elaborados pela pasta municipal preveem a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para dar base ao fortalecimento da política agrícola do município. "Apresentamos três propostas de naturezas variadas, mas todas direcionadas para atender o agricultor familiar da Ilha de São Luís. Saímos extremamente felizes porque fomos bem acolhidos pela equipe do ministério" afirmou Nonato Chocolate.
Para a secretária Ana Paula, a reunião foi bastante proveitosa. "Com os projetos aumentaremos a produção familiar, a concepção e prática do trabalho enquanto cadeia produtiva, além da construção de um modelo sustentável, alternativo e moderno de produção agrícola, capaz de contribuir de maneira satisfatória ao abastecimento local", concluiu a secretária Ana Paula.
A comitiva de São Luís ainda realizou reunião com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba – Condevasf, com objetivo de tratar de
projetos que apóiem o desenvolvimento sustentável local do município de São Luís, de maneira integrada, para proporcionar a dinamização das economias locais, além da estruturação das atividades produtivas.
O secretário Nonato Chocolate e a secretária Ana Paula finalizaram a agenda de reuniões com uma visita de cortesia ao Deputado Federal Cleber Verde, para impulsionar tratativas que configurem ações nas áreas de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário