terça-feira, 18 de setembro de 2018

Da agricultura familiar ao agronegócio, Márcio Honaiser se consolida como principal influência política em todos segmentos do setor agropecuário do Maranhão

 
 
Há pouco mais de três semanas para as eleições, alguns cenários já começam a se consolidar pelos roteiros das agendas dos candidatos pelo interior do Maranhão em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa. A movimentação para o fechamento de parcerias, por exemplo, já permite que se vislumbre quem está na frente dos demais no quesito ‘caça aos votos’. No caso do setor agrícola, uma das figuras que se destaca na corrida eleitoral é Márcio Honaiser, que pleiteia o cargo de deputado estadual. Desde o início da campanha, ele tem percorrido todo o estado visitando bases e reafirmando compromisso com setores produtivos desde a agricultura familiar ao agronegócio.

“Nós tivemos uma luta muito grande para que houvesse investimento na agricultura familiar. É por esse motivo que agradecemos a Márcio Honaiser pelo apoio que ele tem dado ao nosso polo de produção”, explicou o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís, Sigisnando Rodrigues. Em todo o Maranhão, vários sindicatos, seja de produtores rurais, trabalhadores rurais, pescadores ou trabalhadores da agricultura familiar, tem posição similar ao STTR São Luís e escolheram Honaiser como seu representante.
 
A seu favor, Honaiser tem dois pontos: larga experiência na militância política do PDT e atuação de destaque no governo de Flávio Dino, como secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca. Por sua história de militância e comprometimento com causas sociais, Márcio chegou a ser cogitado como vice-governador de Flávio Dino, seu amigo e contemporâneo de movimento estudantil e, em 2015, foi convidado para assumir a Sagrima, com o objetivo de ajudar a retomar o setor produtivo do estado. Com um trabalho que contemplou dos agricultores familiares, com equipamentos, insumos e assistência técnica e gerencial, aos médios e grandes produtores, com marcos legais, desburocratização do licenciamento ambiental e revisões tributárias, Márcio mostrou seu engajamento junto ao setor e que olha para todos.
 

A prova disso é que, para Paulo Lira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia – um dos polos agrícolas que mais cresceram no Maranhão –, o momento é de fortalecer o apoio aos que podem ser representantes do setor produtivo na Assembleia Legislativa. “Nós fizemos essa reunião pela necessidade de ter um representante como o Márcio Honaiser que é da área da pecuária, do pequeno agricultor, do agronegócio em geral. Ele é uma pessoa com conhecimento e que tem nos demonstrado muita sensibilidade e atenção ao nosso setor”, analisou.
Ainda a favor de Honaiser na caminhada rumo à ALEMA, existe o legado de dinamização e revolução das políticas públicas para as áreas rurais, com programas como Mais Produção, Agropolos, Mais Sementes e outros, o que levou o Maranhão a ser o estado com maior crescimento de PIB no país em 2017. Essa experiência contou pontos para que os produtores como o Iran, presidente da Associação de Buriticupu, declarassem apoio ao candidato. “Peço que vocês votem no Márcio Honaiser porque a gente da classe trabalhadora precisa de uma pessoa para nos representar na Assembleia, porque todos vocês sabem que sem um representante a gente não consegue nada”, pediu Iran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário