domingo, 16 de setembro de 2018

Realizada pelo Iphan e Prefeitura, obra da Rua Grande avança nas três primeiras quadras da via

Serviços integram um conjunto de requalificações que abrangem ainda o Complexo Deodoro e a Praça Dom Pedro II e visam revitalizar o Centro da capital

Rua Grande recebe serviços de requalificação que promoverão melhoria urbana para comerciantes e consumidoresA Rua Grande, maior centro comercial de São Luís, está em nova fase das obras com serviços de pavimentação em andamento e outros trabalhos em três quadras da via. Esta é uma das ações do conjunto de obras proposto ao local, que tem como objetivo promover a recuperação do centro comercial da cidade, a partir do reordenamento do espaço urbano. O amplo projeto urbanístico integra as ações do programa PAC Cidades Históricas realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. O pacote contempla ainda a revitalização das praças Deodoro, Pantheon e alamedas Silva Maia e Gomes de Castro.
A macro ação vai revitalizar importantes pontos de São Luís, que têm forte apelo econômico, turístico e cultural, destaca o prefeito Edivaldo. "Essas grandes obras são um diferencial de beleza arquitetônica e novos cartões-postais, referenciando o centro da cidade. Projetos importantes de forte significado para quem mora ou visita São Luís e que se concretizam na parceria das gestões municipal com o Iphan. A requalificação da Rua Grande é muito importante por ser o centro do comércio popular da nossa cidade, um local que gera emprego e faz a economia da cidade circular", enfatiza o prefeito.
Na avaliação do superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, "trata-se de um grande projeto de estímulo à economia e turismo da cidade e agora, estas áreas importantes são ainda mais valorizadas a partir dessa série de medidas urbanísticas em andamento, numa ação parceria do Iphan e Prefeitura, para que a cidade seja preservada e a população tenha opões de lazer".
OBRAS
Na primeira quadra da Rua Grande - entre as ruas do Passeio e de Santaninha – está em andamento a execução da pavimentação nas calçadas com uso de granito cerrado cinza. O trecho recebe ainda preparo da base com brita graduada para colocação do piso intertravado na área central da via.
Entre as ruas de Santaninha e Santa Rita, na segunda quadra, está em conclusão a execução das caneletas para posterior instalação das tampas para início da concretagem da laje armada nas calçadas e, por fim, a pavimentação do trecho.
Na terceira quadra, entre as ruas de Santa Rita e da Mangueira, foi aberta frente de trabalho com serviços na rede de distribuição de água, de esgotamento sanitário e instalação de novas ligações domiciliares. Após, inicia obras de construção da infraestrutura da rede subterrânea de energia e demais serviços de acabamento e pavimentação.
O projeto da Rua Grande inclui serviços de embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.
Na Rua do Passeio, que faz ligação com a Rua Grande, foram construídas caixas de manutenção e inspeção das infraestruturas de esgoto, drenagem e eletricidade. Essas estruturas possibilitam que equipes de cada sistema realizem as devidas manutenções, quando necessário.
Serão construídas ainda duas destas caixas para agregar a rede subterrânea do entorno, que contempla trechos entre as praças do Pantheon e Deodoro, além da intersecção com a Rua Grande. Já foi concluída a execução das canaletas de drenagem e toda infraestrutura subterrânea.
COMPLEXO DEODORO
A revitalização do Complexo da Deodoro, na área do Centro Histórico da capital, marca a consolidação de um dos mais importantes pacotes de obras para recuperar os espaços públicos. O conjunto abrange as praças Deodoro, Pantheon, além das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. Nesta etapa, na Praça Deodoro prosseguem os serviços de pavimentação com granito e concreto lapidado. Foi construído um muro de arrimo de ferro e concreto para sustentação da passagem dos ônibus.
Serão instalados banheiros, marcados os canteiros com espaço mais amplo para maior permeabilidade do solo às plantas e demarcadas as áreas de estacionamento com acessibilidade e construído um centro administrativo para uso de equipes de fiscalização e segurança. O centro administrativo vai contar com um mirante para servir como área de vivência e contemplação pública.
A Praça Deodoro vai receber obras de drenagem e tratamento sanitário, novos calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla ainda a construção de banheiros públicos, implantação de sistema de sinalização, nova pavimentação de concreto lapidado e acessibilidade.
Na Praça do Pantheon prosseguem as ações de paisagismo com instalação várias mudas nos grandes canteiros, áreas novas criadas na praça. Essa semana foi concluída a construção da estrutura da laje, com concretagem. Após a secagem total do concreto, prosseguem os serviços de acabamento. A praça ganhou bancos com design diferenciado e acima, decorados por estrutura de caramanchões que vão contar com projeto paisagístico, incluindo plantio de grama. A estrutura vai proporcionar beleza e sombreamento ao espaço. Depois de finalizadas as obras, os bustos de personalidades da literatura maranhense retornam ao local.
Nas alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, seguem os serviços de acabamentos. Foram instalados balizadores em esferas de concreto para delimitar espaço de veículos e pedestres; nivelamento do passeio das alamedas para o pedestre; instalação de postes e iluminação pública com um sistema específico para as áreas de passeio e trânsito; e estruturas para instalação dos pontos de ônibus que vão garantir embarque seguro aos pedestres. Serão mantidas as paradas de ônibus das avenidas Silva Maia e Gomes de Castro. 
PRAÇA PEDRO II
Marcando os 406 anos de São Luís, no sábado - 8 de setembro - foi entregue pelo Iphan e Prefeitura, totalmente revitalizada a Praça Dom Pedro II. Na nova praça que cerca a fonte da Mãe d'Água Amzônica, os canteiros foram modificados, pedras portuguesas colocadas no piso, além de bancos em concreto e madeira, elementos de acessibilidade, novo projeto de iluminação e paisagístico para melhor destaque dos monumentos. A fonte teve de volta a escultura do artista maranhense Newton Sá e ganhou iluminação funcional e artística. Foi construída ainda uma rampa elevada ligando a praça à Igreja da Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário