quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Jornalista Marcos Japi é o novo presidente CMDCA de São Luís

No último dia 20 de setembro, o vice-prefeito, Júlio Pinheiro, deu posse aos conselheiros de direitos, representantes da sociedade civil e das secretarias municipais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA) para o biênio 2018-2020.
Após a solenidade, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foi realizada plenária para eleição da mesa diretora, conforme o artigo 23 do regimento interno. No documento está registrado que os membros da Diretoria Executiva são eleitos dentre os membros titulares do CMDCA, na primeira reunião após o ato de posse, para cumprir mandato de 2 anos. Na ocasião foram eleitos presidente, Marcos Japi, vice-presidente, Janicelma Fernandes, secretária, Lecília Frazão e tesoureiro, Josué Figueira.
            Ciente do seu papel, o presidente eleito do CMDCA, Marcos Japi, assegura que “o órgão é importante para o fomento de políticas públicas ao público infanto-juvenil, bem como no sentido de fiscalizar tais políticas e garantir direitos. Agradeço a Deus que nos fez chegar aqui”, destaca ele.  
Marcos Japi é jornalista, especialista em gestão pública,  militante na área de direitos humanos (infância, adolescência e juventude). Já foi Conselheiro Tutelar da área Itaqui-Bacanga, Conselho de Juventude, Assessor da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da Câmara de Vereadores da capital. Atualmente é assessor da União de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão (UNICECTMA) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Estado do Maranhão (FEPETIMA).
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e formulador das políticas públicas para a infância e adolescência no município. Também é monitorador das ações do poder público e gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
No total foram empossados 14 conselheiros titulares e 14 suplentes, sendo 7 do poder público e 7 da sociedade civil. Fazem parte do CMDCA representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Governo, Educação, Saúde, Turismo, Desporto e Lazer e Câmara de Vereadores, assim como entidades da sociedade civil: Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), Associação das Donas de Casa da Salina do Sacavém, Clube de Mães Menino Jesus da Vila Embratel, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Pe. Marcos Passerini (CDMP), Instituto de Apoio à Mulher e à Criança, União de Moradores do Anjo da Guarda e União de Moradores da Vila Embratel II.
Entre as suas funções está a manutenção do registro das organizações que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus projetos, zelando para que todas as atividades sejam executadas de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho coordena ainda o processo de eleição dos conselhos tutelares.
Participaram da posse a Secretária Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Andréia Lauande, o Secretário Municipal de Saúde (SEMUS), Lula Filho e o Secretário de Projetos Especiais do governo do estado, Enos Henrique Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário