quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Começa nesta quinta-feira a 11ª edição da Expocapril em Bequimão

Parque Expocapril recebendo visitantes durante a exposição no ano passado.
Sebrae e Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão são realizadores do evento. A expectativa da organização é que este ano os números superem 2017.
 
Começa nesta quinta-feira (15) e segue até o próximo domingo (18), a 11ª edição da Exposição de Ovinos e Caprinos da Baixada Maranhense (Expocapril), em Bequimão. A feira acontece no Parque de Exposições, localizado na Rodovia MA 106, km30, povoado Frederico, próximo à entrada da cidade de Bequimão.
Em 2018 o Sebrae Maranhão, por meio da sua unidade regional em Pinheiro será novamente realizador da Expocapril, juntamente com a Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e da Prefeitura de Bequimão, além de outros parceiros locais.
Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a Expocapril é um importante mecanismo para que o segmento da ovinocaprinocultura da região mantenha o seu potencial e o seu crescimento ao longo dos anos.
“Manter uma exposição 11 anos dentro do calendário do agronegócio do estado não é uma tarefa fácil, isso só prova que a Expocapril é um evento consolidado e que tem a
aprovação do público e dos criadores que aqui comercializam seus animais e tem a oportunidade de aprender mais sobre o seu negócio, participando da programação técnica oferecida pelo Sebrae e demais parceiros. Acreditamos que apoiando eventos com essa tradição e que efetivamente apresentam resultados, estamos contribuindo de maneira positiva para o crescimento do agronegócio na região”, enfatizou Martins.
A expectativa da organização do evento é que este ano o número de expositores supere o de 2017 e mais de 800 animais sejam expostos para comercialização, gerando um volume de negociações maior que o do ano passado, que contou com 650 animais. 
“Não temos dúvida de que a movimentação e o volume de negócios da Expocapril esse ano irá superar 2017, que gerou o R$ 150 mil.  Renovamos nossas parcerias e teremos um evento muito mais organizado, tecnicamente e em termos de estrutura. Aproveitamos para convidar a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre o universo dos caprinos e ovinos, para participar conosco dos quatro dias de programação que terá também atrações culturais e diversos outros atrativos”, destacou o presidente da ACCOCBEQ, Leônidas Viegas Almeida.
 A exposição que já entrou para o calendário de eventos do agronegócio maranhense reúne todos os anos criadores da baixada e litoral ocidental maranhense. Esse ano expositores de outras regiões e até de outros estados brasileiros como, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte também estão sendo esperados.
O Sebrae possui uma forte atuação junto aos pequenos empreendedores rurais da região da baixada e litoral ocidental maranhense, desenvolvendo ações de capacitação, consultorias e missões técnicas.
“A Expocapril é uma tradição da qual não podemos deixar de participar. Esse ano mais uma vez a unidade regional de Pinheiro está trazendo para o evento uma vasta programação técnica que contemplará, desde a área do manejo até o mercado, para esse tipo de animais”, destacou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.
PROGRAMAÇÃO
DIA 15/11/2018
* 10h - Abertura oficial com presença das autoridades municipais e estaduais
* Às 14h -  avaliação de reprodutores
* Às 15h -  curso prático de comercialização de animais
* A partir das 16h -  seresta ao vivo com Mailson Vaqueiro & Paulinho Backman
* Exposição e comercialização de animais durante todo o dia

DIA 16/11/2018
* Exposição e comercialização de animais durante todo o dia
* Às 9h -  palestra sobre nutrição e como estocar alimento para o período sazonal
* Às 15h - palestra sobre verminose e comercialização de animais
* A partir das 17h -  radiola Agressiva Musical
DIA 17/11/2018
* Exposição e comercialização de animais durante todo o dia
* Ás 9h - palestra com profissionais da Aged sobre cadastro do rebanho e comercialização de animais
* Às 17h - Terecô de Zé de Custódia
* Às 18h -   Forró Pé de Serra com Neném do Vale
DIA 18/11/2018
* Exposição e comercialização de animais durante todo o dia
* Ás 9h-  palestra sobre a influência de matrizes na cadeia de ovinocaprinocultura
* Ás 10h- curso prático de zootecnia e comercialização de animais
* Ás 14h- música ao vivo com Edy Rocha e Ney Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário