quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Governo e Prefeitura ampliam parcerias sobre utilização de plantas medicinais

Os secretários Nonato Chocolate e Gerson Pinheiro dialogam sobre o projeto ‘Minha folha Minha Cura’
A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) continua a ampliar as articulações para a implantação dos canteiros de plantas medicinais em oito terreiros de matriz africana em São Luís. O projeto ‘Minha folha, Minha cura’ é uma ação concreta do Plano de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades de Matriz Africana e busca aproveitar os conhecimentos das comunidades tradicionais sobre o uso das plantas medicinais.
O projeto conta com a parceria das Secretarias de Estado da Saúde (SES), Agricultura Familiar (SAF), Desenvolvimento Social (Sedes) e Meio Ambiente (Sema), que já realizam oficinas e capacitações para a formação de multiplicadores.
Neste mês de novembro, como parte das atividades alusivas à Semana da Consciência Negra, técnicos da Sema ministraram a Oficina de Desenvolvimento Sustentável, voltada para lideranças de matriz africana e com a finalidade de aliar educação ambiental e práticas culturais dos terreiros, como, por exemplo, o plantio ambientalmente correto e o uso de folhas medicinais.
Nesta semana, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e o assessor de matriz africana da Seir, Sebastião Cardoso, estiveram dialogando com o secretário Nonato Chocolate, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de São Luís, para firmar parceria para a implantação dos canteiros com as mudas de plantas medicinais nos terreiros.
“Este termo de cooperação entre as duas pastas é mais um importante passo para a efetivação do projeto ‘Minha folha, Minha cura’”, disse Sebastião Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário