quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Comunidades Terapêuticas realizam debate sobre políticas sobre drogas

 
Com o objetivo de obter sugestões para o relatório que será encaminhado ao Conselho Estadual de Política sobre Drogas do Maranhão, as comunidades terapêuticas realizaram na tarde da última segunda-feira, dia 03 de dezembro o I Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas no Auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) na Praia Grande. 

De acordo com os organizadores do evento, o relatório contendo os itens discutidos entre representantes das comunidades terapêuticas será encaminhado até o dia 15 de janeiro para o Conselho Estadual de Políticas sobre drogas e fará parte do Plano Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.
 
“Este relatório vai compor o Plano Estadual de Políticas sobre drogas. Precisamos fortalecer as federações e as comunidades terapêuticas”, esclareceu a Professora Rosana Bordalo.

O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM); Casa de Acolhimento Porto Seguro, Comunidade Terapêutica Ebenezer e contou com o apoio da coordenadora da Comissão Externa sobre consumo de drogas entre jovens do Brasil, deputada federal e senadora eleita Eliziane Gama.
   
O Fórum reuniu representantes de unidades terapêuticas da capital e do interior do estado que assistiram a palestra do Psicólogo Pablo Andrés Kurlander Perrone que é Coordenador Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT), Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD), Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/SP), e membro da Junta Diretiva da Federação Latinoamericana de Comunidades Terapêuticas (FLACT). Ele apresentou o tema: Acolhimento, Proteção à Saúde e Transformação Social. 
Entre as sugestões apresentadas está a criação de Programa de Cadastro de Acolhimento, a garantia de convênios, o atendimento as especificidades de faixa etária para tratamento, além de criação de núcleo jurídico e de saúde para atender as comunidades terapêuticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário