quarta-feira, 17 de abril de 2019

Governo qualifica mais de 90 alunos com cursos profissionalizantes


Mais d 90 alunos concluíram, nos últimos dias, cursos técnicos profissionalizantes disponibilizados pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres). Os concludentes são dos municípios de Cururupu, São Francisco do Maranhão, Guimarães, Cajapió e Cândido Mendes e, agora, estão aptos a atuar nas suas áreas profissionais devidamente certificados.

Os cursos foram ofertados no âmbito do programa Mais Qualificação para o Trabalho, que disponibiliza capacitação no sistema de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária de 80 a 200 horas.

Com duas turmas de 16 alunos, São Francisco do Maranhão foi o município com maior número de concludentes. Os alunos receberam certificados dos cursos de bombeiro hidráulico e artesanato em palha de carnaúba. Em Cururupu e Guimarães, 30 alunos foram certificados nos cursos de mecânica de motos e doces, compotas e licores, respectivamente.

Em Cajapió, o programa Mais Qualificação para o Trabalho qualificou 15 educandos no curso de confecção de redes em brim com varandas. Já em Cândido Mendes, mais 15 alunos concluíram o curso de panificação e confeitaria. Maria de Fátima Mendes foi uma das concludentes do curso em Cândido Mendes e contou como os conhecimentos adquiridos serão importantes na sua vida.

“No nosso município, não temos opção de qualificação. E o curso foi uma grande oportunidade e um aprendizado muito grande. Como mãe de família e sem emprego no momento, a oportunidade de fazer esse curso foi muito bem-vinda, pois agora vou poder colocar em prática para ter uma renda e ainda compartilhar os conhecimentos com outras pessoas”, comentou Maria de Fátima Mendes.

Ampliar a qualificação

A ampliação dos cursos de capacitação é uma das principais diretrizes da nova gestão da Setres. O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Frank Alves da Silva, informa que outra dificuldade para quem quer ingressar no mercado de trabalho é a questão da qualificação, por isso a importância do programa Mais Qualificação para o Trabalho. “Para este ano, temos a meta de fazer uma média de 500 turmas para capacitar uma média de 10 mil trabalhadores. Nas mais variadas áreas”, antecipa o secretário.

Mais Qualificação para o Trabalho

O programa oferece cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga horária de 80 a 200 horas, atendendo demandas do mercado de trabalho local e da população economicamente ativa com maior vulnerabilidade, promovendo a inclusão social e a inserção no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário