terça-feira, 21 de maio de 2019

Acorda Trabalhador’: profissionais com acesso a oportunidades no mercado de trabalho


Com o objetivo de gerar motivação, troca de experiências e ampliar oportunidades de trabalho, a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), por meio do Sistema Nacional de Empregos (SINE), realizou, nesta terça-feira (21), mais uma edição do ‘Acorda Trabalhador’. A atividade reúne usuários do SINE que estão em busca de trabalho ou do Seguro Desemprego.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressaltou a importância da ação para o trabalhador. “Os trabalhadores que chegam ao SINE procurando emprego e não conseguem, voltam para casa desestimulados e muitas vezes não retornam. O Governo do Maranhão está proporcionando condições necessárias para que o trabalhador tenho acesso à qualificação e possa conquistar o tão desejado espaço no mercado de trabalho”, explicou.
O auxiliar de cozinha, Célio Régis, de 43 anos, aprovou a iniciativa do ‘Acorda Trabalhador’. “Vim atualizar meu cadastro e vi que estava tendo essa palestra e gostei muito das informações que foram repassadas. Como estou desempregado agora, cheguei meio desmotivado, mas vou voltar pra casa mais animado e confiante”, conta.
Qualificação
Desenvolver a capacitação desses profissionais que estão desempregados é uma prioridade do governo. “Muitas vezes encaminhamos os trabalhadores para o mercado de trabalho e constatamos que ele não consegue a vaga por falta de qualificação. Vamos oferecer, até o final do ano, em torno de 10 mil vagas para diversos cursos a fim de garantir que o trabalhador conquiste as vagas oferecidas”, destacou o secretário Jowberth Alves.
Para o motorista Claudio Silva, a iniciativa é mais uma oportunidade para obter qualificação em diversas áreas. “Tenho experiência como motorista, mas vi aqui que também temos oportunidade de qualificação em outras áreas. Nesse mercado de trabalho que exige muitas habilidades do profissional, precisamos estar preparados e essa iniciativa de oferecer capacitação é excelente”, disse.
O governador Flávio Dino, por meio da Setres, está trabalhando para que o Maranhão gere 12 mil novos postos de trabalho ao estimular a vinda de empresas para o estado. Para isso, o Governo considera muito importante que o trabalhador esteja adequadamente qualificado para ter acesso a essas vagas e, por isso, está investindo nessa área.
Autônomos
Além da intermediação para o mercado formal de trabalho, a Setres criou o Centro do Profissional Autônomo (CPA), uma plataforma que estreita a relação entre profissionais que prestam serviços autônomos e as empresas que precisam dessa demanda.
“Nós estamos cadastrando os prestadores de serviços autônomos numa plataforma para que os usuários tenham acesso a essa funcionalidade de maneira prática e rápida”, concluiu o secretário Jowberth Alves.
Com previsão de lançamento para a próxima semana, a plataforma do CPA vai proporcionar que profissionais cadastrem-se e estejam a disposição para possível contratação de pessoas que necessitem dos mais variados serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário